A candidatura presidencial de Donald J. Trump anunciou uma substancial angariação de fundos, de cerca de 35 milhões de dólares, na sexta-feira, 24 horas após o veredicto de culpado de 34 acusações de falsificação de registos comerciais, num tribunal de Manhattan.

O veredicto parece ter galvanizado os apoiantes de Trump em vez de os desmoralizar, como o regime Biden provavelmente esperava. O volume de tráfego na página de donativos da campanha fez com que esta caísse temporariamente na quinta-feira. Ns sexta-feira de manhã porém, a campanha anunciou que tinha angariado 34,8 milhões de dólares em donativos de pequeno montante, quase duplicando o seu recorde anterior de um só dia na plataforma WinRed.

Numa declaração conjunta, os conselheiros sénior da campanha de Trump, Chris LaCivita e Susie Wiles, afirmaram:

“Apenas alguns minutos após o anúncio do veredicto do julgamento fraudulento, o nosso sistema digital de angariação de fundos foi inundado de apoios. Apesar dos atrasos temporários online devido à quantidade de tráfego, o Presidente Trump angariou 34,8 milhões de dólares de pequenos doadores.”

A campanha de Trump destacou que 29,7% dos doadores eram contribuintes pela primeira vez para a plataforma WinRed.

Os conselheiros de campanha acrescentaram:

“O Presidente Trump e a nossa campanha estão imensamente gratos por esta manifestação de apoio dos patriotas de todo o nosso país. O Presidente Trump está a lutar para salvar a nossa nação, e o dia 5 de Novembro é o dia em que os americanos vão dar o verdadeiro veredicto”.

Esta capitalização de fundos segue-se ao anúncio de que a campanha de Trump – juntamente com o Comité Nacional Republicano e os SuperPACs afiliados – angariou 76 milhões de dólares em Abril. Na semana passada, a campanha somou mais 25 milhões de dólares durante uma angariação de fundos em Houston, Texas.

Entretanto, a campanha do candidato republicano abriu uma conta no Tik Tok, onde postou apenas um vídeo. Em 24 horas, a conta somou mais de 3 milhões de seguidores. A campanha de Joe Biden tem também uma conta nesta rede social, aberta em Março. Soma até agora 350.000 seguidores.