O infame líder de um gangue urbano do Haiti, Jimmy Chérizier, também conhecido como “Barbecue”, parece ser agora o homem mais poderoso do país.
O governo dos EUA está a apelar à evacuação de todo o pessoal não essencial e anunciou no domingo que as forças armadas americanas evacuaram a embaixada dos EUA e estão a proteger o seu complexo diplomático em Port-au-Prince.
Judes Jonathas, um consultor independente baseado na capital do Haiti disse à imprensa:
“Infelizmente, Barbecue é agora o homem mais poderoso do Haiti”.
Cherizier ganhou a sinistra alcunha devido à sua propensão para queimar pessoas vivas e comer partes dos seus corpos.
Chérizier está a liderar a violência que fez com que Port-au-Prince caísse na anarquia, com o seu gangue ‘G9 and Family’ a exigir a demissão do primeiro-ministro Ariel Henry, que não regressou ao Haiti desde que viajou para a Guiana, a 25 de fevereiro.
As evidências revelam que Chérizier está a estabelecer um controlo implacável sobre a capital, apresentando-se como um “libertador” na ausência de uma autoridade governamental efectiva. Apesar dos crimes brutais que lhe são imputados, como os horríveis massacres de La Saline, Chérizier conta com a lealdade de multidões de destituídos das áreas urbanas mais desfavorecidas e posicionou-se como o seu campeão na luta contra as elites políticas.
A violência parece ter sido desencadeada pelo facto de Henry ter quebrado a sua promessa de abandonar o poder. Henry, nomeado primeiro-ministro na sequência do assassinato do Presidente Jovenel Moise, em Julho de 2021, comprometeu-se a abandonar o poder no início de Fevereiro. No entanto, não o fez, alegando a necessidade de permanecer no poder para restabelecer a ordem e garantir eleições livres e justas no próximo ano.
O Haiti é um pequeno país do Caribe, localizado no terço ocidental da ilha Espaniola, que partilha com a República Dominicana. É uma área tradicionalmente considerada como na esfera de influência dos EUA. A deterioração da situação política no país levou entretanto a um aumento notável de estrangeiros ilegais haitianos a tentar entrar nos Estados Unidos pela fronteira com o México.
Relacionados
22 Nov 24
Resposta de Putin: Moscovo revê doutrina nuclear e lança primeiros mísseis ICBM e hipersónicos contra a Ucrânia.
A resposta do Kremlin à decisão de autorizar a Ucrânia a usar misseis de longo alcance norte-americanos em território russo não se fez esperar: Putin assinou uma redefinição da doutrina nuclear russa e misseis de longo e médio alcance já estão a cair sobre a Ucrânia.
20 Nov 24
Presidente da Duma: “Biden quer levar o mundo com ele.”
O Presidente cessante Joe Biden está a levar os Estados Unidos e o resto do mundo com ele para a sepultura, ao agravar o conflito entre Moscovo e Kiev, segundo afirmou na segunda-feira o presidente da Duma, Vyacheslav Volodin.
18 Nov 24
Joe Biden autoriza Ucrânia a utilizar mísseis de longo alcance para atacar o interior da Rússia.
Joe Biden autorizou pela primeira vez a Ucrânia a atacar alvos no interior da Rússia com mísseis de longo alcance fornecidos pelos EUA. A ideia é complicar ainda mais os esforços de paz da administração Trump.
14 Nov 24
EUA autorizam mercenários da CIA a gerir campos de concentração biométricos na Faixa de Gaza.
Uma empresa contratada pela CIA vai implementar um programa com que Israel espera suplantar o domínio do Hamas em Gaza, transformando a apocalíptica paisagem de escombros numa distopia de alta tecnologia.
13 Nov 24
Starmer e Macron já estão a tentar destruir os planos de paz de Trump.
Como feéricos globalistas e obsessivos russo-fóbicos que são, o primeiro-ministro britânico e o presidente francês estão já a desenvolver esforços para comprometer o plano de paz para a Ucrânia do presidente eleito dos EUA.
7 Nov 24
Deputada ucraniana admite: deserções nas forças armadas superam os 100.000 efectivos.
Mais de 100.000 soldados ucranianos desertaram durante o conflito com a Rússia, segundo confessou a deputada Anna Skorokhod. Kiev precisa agora de recrutar 160.000 soldados para continuar a defender-se da ofensiva militar russa.