Investigadores da Universidade do Novo México identificaram microplásticos no tecido cerebral humano, com concentrações muito superiores às de outros órgãos. O estudo revela um aumento de 50% dos microplásticos no cérebro nos últimos oito anos, de acordo com as amostras analisadas pela equipa. Utilizando tecido cerebral do Gabinete Forense do Novo México, os cientistas observaram que estas descobertas exigem uma maior preocupação com a exposição ao plástico e os seus potenciais efeitos.
O estudo centrou-se no córtex frontal, uma região do cérebro associada ao raciocínio e às capacidades motoras. Os investigadores utilizaram processos químicos para isolar os plásticos e identificaram 12 tipos, predominantemente o polietileno. Os resultados demonstram que os microplásticos se acumulam significativamente nas células adiposas neuronais, o que pode explicar as elevadas concentrações no cérebro.
As amostras, colhidas entre 2016 e 2024, revelaram fragmentos de plástico suficientemente pequenos para atravessar a barreira hemato-encefálica. Embora o impacto desses plásticos na função cerebral ainda não seja compreendido, os microplásticos foram associados a problemas de saúde em estudos anteriores. Em particular, os investigadores observaram níveis mais elevados de plástico em amostras de cérebro de doentes com demência, embora o estudo não estabeleça conclusivamente uma relação de causa e efeito.
A investigação realça a preocupação com a poluição por microplásticos, que deverá aumentar devido à persistência dos resíduos de plástico, e sublinha a forma como os alimentos, em especial a carne, contribuem para a acumulação de microplásticos no organismo devido à contaminação na agricultura e nas práticas de criação de gado.
Relacionados
12 Fev 25
Et tu diabolus? Google abandona políticas de recrutamento DEI.
A Google decidiu abandonar as suas políticas de recrutamento baseadas na diversidade, equidade e inclusão. Seria também recomendável que a empresa desistisse de outros vícios, como a censura, o shadowbanning e a actividade cartelista, mas isso já é pedir muito a Satanás.
30 Jan 25
Estudo secreto do Pentágono sugere que “a consciência nunca morre.”
Os serviços de inteligência do Pentágono levaram muito a sério a hipótese da consciência humana transcender as leis da física e aplicaram o conceito num programa de 'espionagem psíquica' e 'observação remota' com resultados efectivos.
29 Jan 25
Bill Gates afirma que uma pandemia “natural” poderá ocorrer durante o mandato de Trump.
Enquanto foi registado o primeiro caso de gripe das aves no Reino Unido, Bill Gates profetizou mais uma pandemia para a segunda presidência de Trump. No primeiro mandato, a coisa resultou em grande, mas será agora o embuste mais difícil de encenar.
28 Jan 25
“Vamos falar de outra coisa”: Sistema de IA chinês ‘DeepSeek’ recusa-se a reconhecer o Massacre da Praça Tiananmen.
O novo sistema de IA revelado pela start-up chinesa DeepSeek está a levantar suspeitas não só pelo seu baixo custo e requisitos mínimos de computação, mas também pela censura de tópicos difíceis para o regime comunista. Ainda assim, Wall Street faz o jogo dos chineses.
24 Jan 25
Jacques Vallée e a sobrenaturalidade do fenómeno OVNI.
Jacques Vallée é um dos mais influentes estudiosos do fenómeno OVNI das últimas cinco décadas. Mas a sua abordagem é alternativa à teoria dos alienígenas provenientes de outros planetas, integrando a consciência humana, anomalias no tecido da realidade e a mitologia humana.
23 Jan 25
Primeiro erro monumental: Donald Trump apoia projecto globalista de IA e vacinação mRNA customizada.
Num momento de brutal anti-clímax, Donald Trump comunicou à imprensa que vai apoiar um projecto multibilionário de Sam Altman, que usa inteligência artificial para criar vacinas mRNA contra o cancro e outras doenças. O que é que pode correr mal?