Durante uma conferência de imprensa em Mar-a-Lago na quinta-feira, o Presidente eleito Trump prometeu revelar exactamente o que está a acontecer com os drones que nos últimos tempos têm sido vistos a sobrevoar a costa leste americana – bem como outras áreas do território dos EUA.

Donald Trump disse aos jornalistas:

“Vou apresentar-vos um relatório sobre os drones um dia após o início da administração, porque acho ridículo que não vos digam o que se passa com os drones.”

Trump também referiu que vários governadores com quem se estava a reunir lhe disseram que há drones misteriosos a sobrevoar os seus estados e que querem respostas.

O Presidente eleito passou então a palavra ao governador do Partido Republicano da Virgínia, Glenn Youngkin, que comentou:

“Temos a maior base naval do mundo em Quantico. E também temos muitas das equipas Navy SEAL e temos uma enorme infraestrutura de segurança nacional e agora, por dois anos consecutivos, tivemos incursões de drones nesse espaço aéreo protegido. E ainda não sabemos porquê. E penso que isso é absolutamente inaceitável.”

O governador do Louisiana, Jeff Landry também se queixou  da inoperância das autoridades federais:

“Enquanto estávamos a lidar com um ataque terrorista em Nova Orleães, havia drones a sobrevoar os nossos reactores nucleares na Louisiana e chamámos a atenção da Administração Federal da Aviação para esse facto. Temos pedido à FAA que dê aos estados a capacidade de mitigar esses drones. O pedido está parado na mesa de alguns burocratas.”

Trump reforçou de seguida a sua promessa:

“Eles não querem falar sobre isso e ninguém sabe porquê. Espero que não seja um inimigo, mas vamos descobrir no dia 21. Têm de me dar um pouco de tempo para a tomada de posse, mas pouco depois disso, vamos dar-vos um relatório sobre o assunto. Vamos dizer-vos exactamente o que é que eles sabem, e é muito estranho que não estejam a falar sobre isso.”

 

No mês passado, Trump cancelou uma viagem programada para o seu clube de golfe em Nova Jérsia por causa dos drones não identificados, referindo que acredita que o governo sabe quem está a operar os drones e a razão dessa operação, mas que está a ocultar intencionalmente a informação ao povo americano.

Seja como for e mesmo que Donald Trump esclareça de facto o assunto dos drones (o Contra tem dúvidas de que a promessa será cabal e satisfatoriamente cumprida), ficará por certo o assunto das ‘orbes‘ por esclarecer.

Porque há segredos de tal forma enterrados nas camadas de lama que sustentam a cidade de Washington, que ninguém na Sala Oval, seja Trump seja quem for, tem poder para trazer à luz do dia.