Muhammad, o nome do profeta islâmico, emergiu como o nome mais popular para bebés rapazes em Inglaterra e no País de Gales, ultrapassando Noah, de acordo com o Office for National Statistics (ONS) do governo britânico. Em 2023, mais de 4.600 meninos foram nomeados Muhammad, marcando um aumento de quase 50% em relação ao ano anterior. Em contraste, o número de meninos chamados Noah diminuiu para 4.382 de 4.586 em 2022. Oliver, em terceiro lugar, também experimentou um ligeiro declínio.

Embora várias grafias de Muhammad tenham sido colectivamente populares por mais de uma década, esta é a primeira vez que uma única grafia está no topo da lista. Quando todas as grafias alternativas, como Muhammed, Mohammad e Mohammed, são consideradas, o nome tem sido o mais popular para meninos na Inglaterra e no País de Gales há anos.

Mohammed apareceu pela primeira vez no top 100 do ranking em 1924 e tem subido constantemente desde a década de 1960. No entanto, a Grã-Bretanha não é o único país que registou um aumento da popularidade do nome do profeta islâmico nos últimos anos. Na Alemanha, foi o nome mais popular para bebés rapazes tanto em Berlim como em Hamburgo em 2023.

Até a Irlanda, no extremo ocidental da Europa, registou um aumento do número de rapazes com o nome islâmico. Em 2022, tornou-se o nome mais popular na quarta maior cidade do país, Galway.

Entretanto, em França, os homens chamados Maomé foram os indivíduos mais frequentemente detidos pela polícia durante os tumultos que assolaram o país na sequência do tiroteio fatal de um adolescente de origem migratória em Nanterre, no ano passado.