O Presidente Eleito Donald J. Trump nomeou Kashyap “Kash” Patel como Director do Federal Bureau of Investigation (FBI). Patel, um conservador da ala populista que tem sido fiel ao Presidente Eleito no bons e nos maus momentos da sua carreira política, substituirá o chefe do FBI cessante Christopher Wray, que é amplamente visto como oposto à agenda America First.

Trump anunciou a nomeação no sábado à noite, publicando uma declaração no Truth Social:

“Tenho o orgulho de anunciar que Kashyap “Kash” Patel será o próximo Director do Federal Bureau of Investigation. Kash é um advogado brilhante, investigador e guerreiro do ‘America First’ que passou a sua carreira a expor a corrupção, a defender a Justiça e a proteger o povo americano. Kash desempenhou um papel fundamental na revelação da farsa Rússia, Rússia, Rússia, e foi um defensor da verdade, da responsabilidade e da Constituição. Kash fez um trabalho incrível durante o meu primeiro mandato, onde serviu como chefe de gabinete no Departamento de Defesa, vice-director de inteligência nacional e director sénior de contraterrorismo no Conselho de Segurança Nacional. Kash também já julgou mais de 60 processos com júri. Este FBI vai acabar com a crescente epidemia de criminalidade na América, desmantelar os gangues de criminosos migrantes e acabar com o flagelo maléfico do tráfico de seres humanos e de droga através da fronteira. Kash trabalhará com a nossa grande Procuradora-Geral, Pam Bondi, para trazer de volta a Fidelidade, a Bravura e a Integridade ao FBI.”

 

 

Altos funcionários do FBI têm estado a trabalhar para bloquear a potencial nomeação de Patel para a chefia da agência. Esses funcionários temem que Patel possa eliminar aqueles que cooperaram com a campanha corrupta do governo Biden contra Trump e os seus aliados, bem como responsabilizar os funcionários da agência por espiar e assediar cidadãos americanos.

Outros, anteciparam a reforma, para não serem despedidos.

É previsível que o nomeado tente reformar o FBI, contrariando o o seu decaimento ideológico liberal e a sua nefasta actividade de polícia política.

Têm entretanto surgido rumores de que o futuro director da agência federal poderá divulgar as infames listas de associados de Epstein e Diddy, que o próprio Patel afirmou estarem na posse do FBI, mas é prematuro considerar factuais estas expectativas, considerando que nestas listas podem estar muitos nomes ligados ao establishment republicano.

Seja como for, a escolha de Kash Patel para a direcção do FBI é, no contexto algo sombrio das últimas nomeações de Trump para o seu executivo, uma excelente notícia.