No momento em que são redigidas estas linhas, Donald J. Trump tem o caminho aberto para a Casa Branca, num regresso histórico e inédito nos últimos 130 anos do percurso político da federação, já que apenas Grover Cleveland, no fim do século XIX, cumpriu dois mandatos não sucessivos.
Com apenas 7 estados por contabilizar, Trump precisa apenas de vencer no Minnesota, no Wisconsin, onde detém neste momento vantagens significativas, e num outro qualquer estado ainda em aberto para vencer as eleições. Entre os estados que fecharam com vitórias da candidatura republicana destacam-se a Carolina do Norte, a Georgia, a Florida, o Ohio, o Wyoming e a Florida.
Naquela que poderá ser um noite memorável para o Partido Republicano, os conservadores garantiram também a maioria no senado, nos últimos anos dominada pelos democratas.
Testemunho do previsível sucesso de Donald Trump estão as previsões da CNN e do New York Times, a esta hora (6h03), já que se tratam de órgãos de propaganda dos poderes liberais instituídos:
The NYT needle is not screwing around tonight. Now has a Trump win at 87% likely.
It says Kamala has to win all 3 blue wall states but Trump now has the advantage in all 3. pic.twitter.com/oOoAid1JLG
— Glenn Greenwald (@ggreenwald) November 6, 2024
Casas de apostas e sites de projecção de resultados também são nesta altura unânimes:
É claro que, considerando o que se passou em 2020, tudo pode acontecer ainda. Mas com Trump a liderar na Pensilvânia por 4 pontos com 90% dos votos contados e a liderar no Michigan, no Minnesota e no Wisconsin, nos três casos com mais de 60% dos votos contados, será difícil contrariar os dados disponíveis neste momento.
Batotas, pandemias, cisnes negros, guerras nucleares, golpes de estado, tentativas de assassinato, truques judiciais, bloqueios do Capitólio e outros apocalipses à parte, os liberal-leninistas de Washington em particular, e de todo o Ocidente em geral, estão a sofrer uma justa, merecida e apropriada carga de pancadaria.
Entretanto, por entre as trevas da madrugada, já são visíveis certas manobras sujas:
The fixing campaign is getting lazy. https://t.co/23PbsvEDXA
— Carl Benjamin (@Sargon_of_Akkad) November 6, 2024
Onde é que já vimos este filme? Mas desta vez, se calhar, já não vão a tempo. Nem serão suficientes.
Actualização às 6h33:
A Fox News acaba de fechar a Pensilvânia em favor de Donald Trump. A eleição está assim resolvida, em princípio. O candidato republicano precisa apenas de 3 votos do colégio eleitoral entre 5 estados ainda abertos, um deles o Alaska que vale precisamente esse número de mandatos e onde Trump vencerá por certo.
Actualização às 7h40:
Donald Trump vai ganhar também o voto nacional, e no seu discurso de aceitação do triunfo eleitoral acabou de anunciar vitórias em Michigan, Nevada e Arizona, destacando as maiorias conquistadas pelo seu partido no Senado e, provavelmente, na Câmara dos Representantes. Eis o discurso, em directo:
Relacionados
1 Abr 25
Marine Le Pen condenada a 4 anos de prisão e a 5 anos de interdição de actividade política num caso gritante de perseguição judicial.
Marine Le Pen, a mais popular líder política francesa, foi condenada a 4 anos de prisão e 5 anos de suspensão da actividade política, num processo kafkiano. Qualquer europeu que nesta altura acredite que vive em democracia está em definitivo alienado da realidade.
31 Mar 25
Administração Trump: Europa não tem capacidade militar para derrotar os Houthis.
A Europa é superada pelas capacidades balísticas dos houthis, segundo mensagens trocadas entre altos quadros do gabinete de Donald Trump, que pretendem inclusivamente facturar os custos do ataque ao Iémen às nações do velho continente.
31 Mar 25
Scott Adams sugere a criação de um ‘Departamento de Preocupações Imaginárias’ para lidar com as falsas ameaças da esquerda americana.
O criador de 'Dilbert', teve uma ideia brilhante, ao sugerir a criação de um 'Departamento de Preocupações Imaginárias' para lidar com as arrelias dos democratas sobre o apocalipse climático, as ameaças à democracia ou o conluio de Donald Trump com o Kremlin.
28 Mar 25
Zelensky diz que diplomata de Trump “é bom no imobiliário”, mas que “isto é diferente”, e que Putin vai morrer “em breve”.
O presidente ucraniano parece estar a acusar o abuso de cocaína, e decidiu insultar os americanos, Donald Trump e o seu emissário Steve Witkoff, de uma assentada. Não admira que a diplomacia de Kiev aposte agora tudo num suposto cancro de Putin.
27 Mar 25
Marco Rubio suspende contratos da USAID no valor de dezenas de biliões de dólares.
No seguimento do trabalho de auditoria do DOGE, o secretário de Estado Marco Rubio anunciou que rescindiu cerca de 5.200 contratos - no valor de dezenas de biliões de dólares - pertencentes à Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional.
27 Mar 25
A perseguição dos cristãos na Síria é o fruto podre da política externa dos EUA.
O genocídio que está a ser cometido pelo novo regime islâmico da Síria sobre a população cristã autóctone é o resultado directo da política externa de longa data dos Estados Unidos no Médio Oriente e do financiamento de milícias radicais islâmicas pela CIA e o Pentágono.