A terceira palestra do Ciclo Conversas no D. Carlos foi protagonizada por Diogo Oliveira Martins, jornalista e polemista com conhecimento profundo da realidade política e social norte-americana, que conduziu uma saborosa e informada conversa sobre as eleições presidenciais de 5 de Novembro e suas consequências no futuro dos Estados Unidos e do mundo.
Da tendenciosa e corrupta imprensa corporativa americana ao suspeito processo eleitoral de 2020, do desvio para a extrema-esquerda dos liberais ao percurso político de Donald Trump, das previsões para o acto eleitoral de terça-feira ao impacto que esse resultado terá nos planos local e global, a conversa – abrangente, informal e participada – iluminou vários aspectos muitas vezes esquecidos ou encobertos pelos meios de comunicação social portugueses.
Relacionados
5 Nov 24
Última hora: Centenas de milhar de registos eleitorais fraudulentos, incompletos ou danificados em Michigan, Ohio, Arizona e Pensilvânia.
O processo eleitoral no EUA é de tal forma caótico e corrupto que será sempre objecto de suspeita. E as últimas notícias de fraude em estados-chave para o resultado das eleições de hoje só intensificam a desconfiança e a polémica.
5 Nov 24
Regime Biden amnistia mais de um milhão de imigrantes ilegais.
O regime Biden acabou de amnistiar um milhão de imigrantes ilegais, e já deixou entrar mais de 10 milhões desde 2021. Neste contexto, é importante sublinhar que é possível utilizar a imigração ilegal como arma eleitoral, mesmo que os ilegais não votem.
5 Nov 24
Campanha de Kamala Harris insinua que vai continuar a contar votos até ganhar.
A campanha presidencial da vice-presidente Kamala Harris está a insinuar que vai tentar forçar os condados-chave em estados decisivos a continuarem a contar votos até obterem a vitória. Seja lá quando isso for.
5 Nov 24
EUA: Juiz nomeado por Joe Biden decide que os não-cidadãos podem votar.
Enquanto milhares de estrangeiros ilegais podem ter recebido formulários de registo eleitoral, um juiz federal decidiu que o estado da Virgínia não pode retirar dos seus cadernos eleitorais mais de 1.500 indivíduos que se identificaram como não-cidadãos.
4 Nov 24
Líder do Partido Republicano no Senado apoia o procurador Jack Smith e diz que Trump tem que “pagar o preço”.
Numa biografia que foi lançada na véspera das eleições, o senador Mitch McConnell subscreve a perseguição judicial a que o regime Biden submeteu Donald Trump, revelando a profunda divisão entre populistas e neo-conservadores que grassa no Partido Republicano.
4 Nov 24
A 24 horas do dia decisivo, somam-se as preocupações sobre a integridade eleitoral nos EUA.
Investigações criminais e suspeitas de inversão de votos, depósitos de boletins em chamas e mandatos emitidos com a intenção clara de perturbar a acção dos observadores. A um dia das eleições nos EUA, a integridade do processo permanece em dúvida.