Numa decisão histórica, um juiz de um Tribunal Distrital dos EUA considerou que a Google utilizou ilegalmente a sua posição dominante no mercado para suprimir a concorrência. O caso, que tem implicações significativas para a indústria tecnológica, foi iniciado pelo Departamento de Justiça dos EUA sob o comando do então presidente Donald Trump, em 2020. Posteriormente, a agência acusou a Google de abusar do seu monopólio em pesquisa e publicidade online, levando a preços inflacionados para anunciantes e opções limitadas para consumidores.
Durante o julgamento, os procuradores argumentaram que o controlo da Google sobre o mercado dos motores de busca levou a tecnológica a manter preços de publicidade elevados. Alegaram também que a posição financeira da empresa de Silicon Valley lhe permite investir extensivamente no seu motor de pesquisa, reforçando ainda mais o seu domínio. A Google rebateu estas alegações afirmando que, historicamente, os utilizadores têm mudado de motor de busca se não estiverem satisfeitos com os resultados, citando o domínio anterior da Yahoo na década de 1990.
Após meses de análise, o juiz distrital dos EUA Amit Mehta decidiu que a Google havia violado as leis relativas antitrust que vigoram nos EUA. No acórdão, Mehta descreveu a Google como “monopolista” e afirmou que a empresa actuou de forma anti-concorrencial.
A decisão abre caminho a uma nova fase jurídica em que o tribunal determinará as sanções e as alterações necessárias para atenuar o comportamento anti-concorrencial da Google. Os resultados potenciais vão desde medidas significativas, como o desmantelamento de partes do seu negócio, até acções mais moderadas, destinadas a promover a concorrência e a escolha do consumidor.
Espera-se que a Google recorra da decisão, podendo levar o caso ao Supremo Tribunal dos EUA.
Relacionados
28 Mar 25
Sempre errado: Al Gore não dá, nem nunca deu, uma para a caixa.
Al Gore é capaz de ser o bilionário mais equivocado da história da humanidade. Durante toda a sua carreira de profecias, não acertou acertou uma. E as neves abundantes no Kilimanjaro são uma espécie de logótipo da sua delirante e fraudulenta imaginação.
27 Mar 25
RFK Jr. emite um grave aviso sobre a vacina contra a gripe aviária.
RFK jr. está a tentar contrariar a narrativa da vacina contra a gripe aviária, revelando verdades perturbadoras que as autoridades americanas estão a esconder. O método de combate à doença é muito parecido com aquele usado noutra pandemia. Adivinhem qual.
26 Mar 25
Documentos desclassificados da CIA falam de uma ancestral civilização alienígena que prosperou em Marte.
Numa revelação espantosa que desafia a compreensão científica convencional, surgiram recentemente documentos desclassificados da CIA que afirmam que seres inteligentes habitaram em tempos o planeta vermelho.
24 Mar 25
Investigadores afirmam ter descoberto “vastas estruturas” por baixo das Pirâmides de Gizé.
Dois investigadores italianos afirmam ter detectado, através de uma nova tecnologia de radar, um conjunto de imensas estruturas subterrâneas por baixo das pirâmides de Gizé, no Egipto. A descoberta, a confirmar-se, rebenta com a arqueologia mainstream.
21 Mar 25
Estudo com 20 anos de duração sobre o cancro da pele desmente os alegados perigos da exposição solar.
Aquilo que lhe tem sido dito sobre a exposição solar e o cancro da pele está errado. Um estudo realizado com quase 30.000 mulheres suecas descobriu que aquelas que evitam o sol têm um risco 60% maior de morte do que as que tomam banhos de sol regularmente.
14 Mar 25
Estudo de Yale revela vítimas da “síndrome pós-vacinação”
Até as universidades da 'Ivy League', que foram motores de propaganda pró-vacinação e de censura da dissidência durante a pandemia, estão agora a reconhecer os efeitos adversos das vacinas mRNA.