A juíza do Tribunal Distrital dos Estados Unidos, Aileen Cannon, rejeitou a acusação de Jack Smith contra Donald J. Trump por alegado manuseamento incorreto de documentos confidenciais. Cannon decidiu que a nomeação de Smith como procurador especial pelo procurador-geral do Departamento de Justiça de Joe Biden, Merrick Garland, era inconstitucional.
Na decisão de Cannon, a juíza determina que a nomeação de Smith viola as cláusulas de Dotações e Nomeações.
E de facto, o juiz do Supremo Tribunal, Clarence Thomas, argumentou na sua opinião concorrente no processo Trump vs. Estados Unidos que a nomeação violava provavelmente a Constituição.
“Neste caso, o Procurador-Geral da República pretendeu nomear um cidadão privado como Procurador Especial para processar um antigo Presidente em nome dos Estados Unidos”, escreveu o Juiz Thomas na sua opinião concorrente. E continuou: “Mas não tenho a certeza de que qualquer gabinete de Procurador Especial tenha sido ‘estabelecido por lei’, como a Constituição exige.”
“Ao exigir que o Congresso crie gabinetes federais ‘por Lei’, a Constituição impõe um controlo importante contra o Presidente – não se podem criar gabinetes a bel-prazer”, escreveu o juiz, acrescentando: “Se não existe uma lei que estabeleça o cargo que o Procurador Especial ocupa, então ele não pode prosseguir com esta acção penal. Um cidadão privado não pode processar criminalmente ninguém, muito menos um antigo Presidente”.
BIG NEWS – Judge Cannon dismisses classified docs case —> says Jack Smith appointment is unconstitutional pic.twitter.com/kA4fCaHTPp
— Katherine Faulders (@KFaulders) July 15, 2024
Jack Smith foi também nomeado como procurador especial de um outro processo contra Trump, relacionado com a sua alegada participação nos acontecimentos de 6 de Janeiro de 2021. Cabe agora ao juiz desse processo considerar ou não inconstitucional essa nomeação.
Relacionados
1 Abr 25
Marine Le Pen condenada a 4 anos de prisão e a 5 anos de interdição de actividade política num caso gritante de perseguição judicial.
Marine Le Pen, a mais popular líder política francesa, foi condenada a 4 anos de prisão e 5 anos de suspensão da actividade política, num processo kafkiano. Qualquer europeu que nesta altura acredite que vive em democracia está em definitivo alienado da realidade.
31 Mar 25
Administração Trump: Europa não tem capacidade militar para derrotar os Houthis.
A Europa é superada pelas capacidades balísticas dos houthis, segundo mensagens trocadas entre altos quadros do gabinete de Donald Trump, que pretendem inclusivamente facturar os custos do ataque ao Iémen às nações do velho continente.
31 Mar 25
Scott Adams sugere a criação de um ‘Departamento de Preocupações Imaginárias’ para lidar com as falsas ameaças da esquerda americana.
O criador de 'Dilbert', teve uma ideia brilhante, ao sugerir a criação de um 'Departamento de Preocupações Imaginárias' para lidar com as arrelias dos democratas sobre o apocalipse climático, as ameaças à democracia ou o conluio de Donald Trump com o Kremlin.
28 Mar 25
Zelensky diz que diplomata de Trump “é bom no imobiliário”, mas que “isto é diferente”, e que Putin vai morrer “em breve”.
O presidente ucraniano parece estar a acusar o abuso de cocaína, e decidiu insultar os americanos, Donald Trump e o seu emissário Steve Witkoff, de uma assentada. Não admira que a diplomacia de Kiev aposte agora tudo num suposto cancro de Putin.
27 Mar 25
Marco Rubio suspende contratos da USAID no valor de dezenas de biliões de dólares.
No seguimento do trabalho de auditoria do DOGE, o secretário de Estado Marco Rubio anunciou que rescindiu cerca de 5.200 contratos - no valor de dezenas de biliões de dólares - pertencentes à Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional.
27 Mar 25
A perseguição dos cristãos na Síria é o fruto podre da política externa dos EUA.
O genocídio que está a ser cometido pelo novo regime islâmico da Síria sobre a população cristã autóctone é o resultado directo da política externa de longa data dos Estados Unidos no Médio Oriente e do financiamento de milícias radicais islâmicas pela CIA e o Pentágono.