Ninguém está de acordo sobre a natureza e, até, uma definição, de ‘consciência’ e há centenas de variações disponíveis. A definição do Contra seria:
Consciência é a percepção profunda da identidade – ou do ‘eu’ – e do seu potencial transcendente.
Quer-se dizer: somos conscientes porque intuímos que, para além do aparelho biológico, existe em cada um de nós uma entidade singular, em certo sentido insondável, equipada de forma imanente com sentido moral e, logo, potencialmente imaterial. Dada a imaterialidade, essa entidade interage, sem que disso tenhamos sensação empírica, com as outras entidades sencientes do universo, num processo geral, macrocósmico e de natureza emergente, de ganho de consciência.
E a esse processo emergente de ganho de consciência podemos chamar Deus, ou melhor ainda: o Processo de Deus.
Vem esta conversa a propósito de um recente estudo que demonstra a plausibilidade da teoria de Roger Penrose, de que o cérebro humano funciona através da constante superposição de estados quânticos, que constituem, segundo o célebre físico, Prémio Nobel da Física em 2020, a plataforma consciente do ser humano.
A tese, que é polémica porque, que se saiba, os estados quânticos colapsam em microsegundos e só conseguem alguma estabilidade a temperaturas próximas do zero absoluto (-273ºC), é no entanto muitíssimo interessante e fornece pano abundantes para mangas especulativas, entre as quais a hipótese, sugerida no terceiro parágrafo deste breve texto, de que a consciência humana existe em rede com outras consciências e interage com o campo cósmico, mesmo que apenas no plano quântico (talvez por isso, não seja experimentada pelos sentidos).
E se Penrose não tinha até agora evidências laboratoriais que confirmassem as suas elaborações matemáticas, foi recentemente publicado um estudo do anestesiologista Stuart Hameroff que contribui deveras para o fortalecimento da tese.
Anton Petrov explica a coisa melhor que o Contra pode ou sabe, embora as suas conclusões, como sempre, sejam excessivamente materialistas.
Relacionados
28 Mar 25
Sempre errado: Al Gore não dá, nem nunca deu, uma para a caixa.
Al Gore é capaz de ser o bilionário mais equivocado da história da humanidade. Durante toda a sua carreira de profecias, não acertou acertou uma. E as neves abundantes no Kilimanjaro são uma espécie de logótipo da sua delirante e fraudulenta imaginação.
27 Mar 25
RFK Jr. emite um grave aviso sobre a vacina contra a gripe aviária.
RFK jr. está a tentar contrariar a narrativa da vacina contra a gripe aviária, revelando verdades perturbadoras que as autoridades americanas estão a esconder. O método de combate à doença é muito parecido com aquele usado noutra pandemia. Adivinhem qual.
26 Mar 25
Documentos desclassificados da CIA falam de uma ancestral civilização alienígena que prosperou em Marte.
Numa revelação espantosa que desafia a compreensão científica convencional, surgiram recentemente documentos desclassificados da CIA que afirmam que seres inteligentes habitaram em tempos o planeta vermelho.
24 Mar 25
Investigadores afirmam ter descoberto “vastas estruturas” por baixo das Pirâmides de Gizé.
Dois investigadores italianos afirmam ter detectado, através de uma nova tecnologia de radar, um conjunto de imensas estruturas subterrâneas por baixo das pirâmides de Gizé, no Egipto. A descoberta, a confirmar-se, rebenta com a arqueologia mainstream.
21 Mar 25
Estudo com 20 anos de duração sobre o cancro da pele desmente os alegados perigos da exposição solar.
Aquilo que lhe tem sido dito sobre a exposição solar e o cancro da pele está errado. Um estudo realizado com quase 30.000 mulheres suecas descobriu que aquelas que evitam o sol têm um risco 60% maior de morte do que as que tomam banhos de sol regularmente.
14 Mar 25
Estudo de Yale revela vítimas da “síndrome pós-vacinação”
Até as universidades da 'Ivy League', que foram motores de propaganda pró-vacinação e de censura da dissidência durante a pandemia, estão agora a reconhecer os efeitos adversos das vacinas mRNA.