John Carson Lennox (Irlanda do Norte, 7 de novembro de 1943) é um matemático, filósofo da ciência, apologista cristão e professor de matemática da Universidade de Oxford. É conselheiro do Green Templeton College, Oxford, e um Fellow em matemática e filosofia da ciência pela mesma universidade.

Graduou-se na The Royal School de Armagh, e tornou-se investigador sénior da Universidade de Cambridge, onde, em 1962, participou nas últimas palestras do lendário Clive Staples Lewis sobre o poeta John Donne. Lennox doutorou-se pela Universidade de Cambridge e foi premiado com um D.Sc em matemática pela Universidade de Cardiff. Possui ainda um doutoramento pela Universidade de Oxford e um mestrado em bioética pela Universidade de Surrey.

O professor publicou mais de 70 artigos científicos revistos por pares e foi co-autor de duas monografias matemáticas publicadas pela Universidade de Oxford.

Além de matemática, Lennox leciona Ciência e Religião na Universidade de Oxford. É autor de uma série de livros sobre ciência, religião e ética. Entre eles, destacam-se: Informetika (2001), Budapeste: Hat die Wissenschaft Gott begraben?(A Ciência Enterrou Deus?) (2002), Brockhaus (2002), Worldview (2004) (3 volumes em russo e ucraniano), “Por que a Ciência Não Consegue Enterrar Deus” (2011). O seu livro mais recente é Deus e Stephen Hawking: de Quem é o Projecto Afinal? (2011)

Tem participado em palestras em diversos países, tanto em conferências quanto em universidades, incluindo inúmeras viagens para os países da extinta União Soviética. No dia 14 de Março de 2012, apresentou uma edição do “Lent Talks” da BBC. Lennox também discursou no fórum Veritas sobre o o problema do mal. Recentemente aceitou o cargo de fellow do Fórum Trinity, uma Organização sem fins lucrativos cristã que desenvolve líderes para fomentar a renovação cultural.

Lennox tem participado em diversos debates com famosos ateus como Christopher Hitchens, Michael Shermer, Lawrence Krauss, Stephen Law, Peter Singer e Richard Dawkins, defendendo a fé cristã e a hipótese do Desenho Inteligente.

John Lennox fala fluentemente Inglês, russo, francês e alemão.