Está em curso uma operação de salvamento perto da fronteira entre o Irão e o Azerbaijão, na sequência da queda de um helicóptero que transportava o Presidente iraniano Ebrahim Raisi. A imprensa estatal iraniana informou que o acidente ocorreu no domingo e que se deveu ao mau tempo que se fazia sentir na região.
Fontes próximas da situação informaram a Reuters sobre o possível perigo mortal enfrentado por Raisi e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros Hossein Amir-Abdollahian, afirmando que “as informações provenientes do local do acidente são muito preocupantes”.
Drones, ambulâncias e outras operações de busca e salvamento estão a decorrer.
De acordo com a televisão estatal iraniana, o incidente ocorreu perto de Jolfa, uma cidade fronteiriça situada a cerca de 375 milhas a noroeste de Teerão. A reportagem incluiu imagens de uma equipa de salvamento do Crescente Vermelho a dirigir-se para o local do acidente, no meio de um denso nevoeiro.
Os relatos identificaram que, para além de Raisi e Amir-Abdollahian, viajavam também no helicóptero o governador do Azerbaijão Oriental e vários outros funcionários. O ministro iraniano do Interior confirmou o incidente e apontou as condições meteorológicas adversas como a principal causa.
Raisi regressava de uma visita ao Azerbaijão, onde participou na inauguração de uma barragem juntamente com o Presidente Ilham Aliyev. Esta cerimónia teve lugar apesar das tensões diplomáticas que persistem entre os dois países.
Dado o papel instrumental de Raisi na administração do Irão e a sua importância estratégica para o líder supremo do Irão, Ayatollah Ali Khamenei, o incidente pode ter implicações consideráveis para a dinâmica geopolítica do Irão.
Relacionados
29 Nov 24
Alemanha: Proibição do AfD pode ocorrer antes das eleições. Ou demorar anos.
Um dos principais defensores da interdição do AfD, o político da CDU Marco Wanderwitz, está a insistir num processo rápido que exclua o partido populista das eleições legislativas. Mas a o procedimento, que também depende do tribunal constitucional, pode demorar anos.
29 Nov 24
Distopia do Reino Unido: Polícia prende judeu por chamar ‘colaborador’ a outro judeu nas redes sociais.
A gestapo de Keir Starmer deteve um judeu por chamar “kapo” (colaborador) a um rabi nas redes sociais, num último exemplo da guerra aberta à liberdade de expressão no Reino Unido.
28 Nov 24
Regime Biden está a ajudar a China a comprar terrenos perto de bases militares americanas.
Por que raio de esquizofrénica razão é que senadores democratas e burocratas do governo federal procuram facilitar a compra de terras em território americano, nas imediações de bases militares, pelo seu principal adversário geo-estratégico?
27 Nov 24
Inacreditável: Trump nomeia ex-executivo de Soros para chefe do Tesouro norte-americano.
As últimas nomeações para o executivo de Trump traem completamente o mandato populista que o elegeu, e Scott Bessent, um globalista-elitista que angariou dinheiro para os democratas e geriu fundos de investimento de George Soros, é o máximo exemplo dessa traição.
25 Nov 24
Tribunal Penal Internacional emite mandado de detenção de Benjamin Netanyahu.
O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu mandados de detenção para o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, seu antigo ministro da Defesa, Yoav Gallant, e um proeminente dirigente do Hamas. A decisão, porém, dificilmente será executada.
25 Nov 24
“Chocados” pela vitória de Trump, executivos seniores do FBI decidem reformar-se.
De forma a evitar serem despedidos por Donald Trump, os altos quadros do FBI estão apressadamente a meter os papéis para a reforma e a atmosfera na agência está a ser dominada pela ansiedade. É muito bem feito.