As forças russas continuam a avançar na região noroeste da Ucrânia, de acordo com relatórios oriundos da frente de combate, bem como das fontes oficiais russas e ucranianas. Uma série de pequenas povoações fronteiriças estão agora sob controlo russo, com os soldados ucranianos a abandonarem posições há muito mantidas.
Hostri Kartuzy, uma unidade das forças especiais ucranianas, postou no Telegram a seguinte mensagem:
“Hoje, durante os combates intensos, os nossos soldados foram forçados a retirar de mais algumas das suas posições e, mais uma povoação ficou completamente sob controlo russo. Os russos estão a morrer em massa. Mas estão a insistir e a ter sucesso em algumas áreas”.
Propaganda à parte, as tropas russas estão de facto a progredir rapidamente em duas frentes da zona fronteiriça a noroeste de Cracóvia, muitas vezes sem qualquer oposição das forças ucranianas, com a nítida intenção de criar um movimento em pinça que facilite o avanço para a segunda maior cidade da Ucrânia.
— Military Summary (@MilitarySummary) May 13, 2024
Creditando a maior parte dos peritos militares, se a cidade cair nas mãos das forças militares russas, a guerra estará em definitivo perdida para os ucranianos.
A recente ofensiva russa, lançada inesperadamente na sexta-feira passada e apresentando já vastos ganhos territoriais, envolve caças, unidades de artilharia, infantaria e blindados. Tem sido observada uma intensa concentração de homens e equipamento militar em território russo, a norte da fronteira, sugerindo que uma segunda vaga da ofensiva será ainda mais demolidora.
#UkraineRussiaWar
🌐 Place: #Vilcha
🕰 Date: ~13.05.2024
📌 Coordinates: 50.260500, 36.932500
👩🚀 Squad:
📝 Description: Russian ODAB-1500 bombs a temporary deployment point of the Ukrainian Armed Forces near Vilcha.🖥 id: 13052024.1203
✉️source: https://t.co/2sDnSzZezq
Map:… pic.twitter.com/p5td9LQ8j8— Military Summary (@MilitarySummary) May 13, 2024
Entretanto, o fogo transfronteiriço continua a intensificar-se na zona. No domingo, a Rússia acusou a Ucrânia de ter atingido um edifício de vários andares na cidade russa de Belgorod, situada a cerca de 80 quilómetros de Cracóvia. A agência noticiosa estatal russa, TASS, comunicou um total de 15 vítimas.
Na frente oriental, as forças russas têm também avançado consistentemente, embora de forma mais lenta e, presumivelmente, com maior número de baixas.
— Military Summary (@MilitarySummary) May 13, 2024
Àqueles que têm interesse em seguir com objectividade factual o conflito ucraniano, o ContraCultura recomenda o canal Military Summary, que detalha diariamente, com precisão cartográfica, fundamento documental e respeito pelas evidências, os movimentos no teatro de operações.
Relacionados
28 Mar 25
Zelensky diz que diplomata de Trump “é bom no imobiliário”, mas que “isto é diferente”, e que Putin vai morrer “em breve”.
O presidente ucraniano parece estar a acusar o abuso de cocaína, e decidiu insultar os americanos, Donald Trump e o seu emissário Steve Witkoff, de uma assentada. Não admira que a diplomacia de Kiev aposte agora tudo num suposto cancro de Putin.
28 Mar 25
A sonhar com o apocalipse: UE apela a “kits de emergência” e França publica “Manual de Sobrevivência”.
Na Europa, as elites políticas e militares apostam as vidas humanas e o legado civilizacional de um continente inteiro numa guerra sem vitória possível, porque Vladimir Putin não permite propaganda LGBT nas escolas primárias.
26 Mar 25
General da “força Espacial dos EUA” diz que Satélites chineses executaram manobras “de combate”agressivas e sem precedentes.
As forças armadas dos Estados Unidos dizem ter observado um grupo de satélites chineses a efetuar manobras avançadas em órbita, descritas como “dogfighting”, que podem eventualmente perturbar a funcionalidade dos satélites de outros países.
24 Mar 25
Modus operandi globalista na Ucrânia: Líderes corporativos pedem 8 milhões de imigrantes para substituir os nativos que morreram na guerra.
A fórmula globalista já está em processo na Ucrânia e os líderes corporativos estão a apelar à importação de milhões de imigrantes não ocidentais, para "atenuar a crise demográfica" decorrente da guerra com a Rússia.
19 Mar 25
Um telefonema para acertar agulhas: Trump e Putin concordam em iniciar negociações de cessar-fogo.
Donald Trump e Vladimir Putin discutiram o fim da guerra na Ucrânia por telefone, durante pelo menos 90 minutos, na terça-feira. Os dois líderes concordaram que as negociações de paz devem começar imediatamente. Mas há muito para negociar.
18 Mar 25
A propósito do ataque ao Iémen, Scott Ritter chama “estúpido” a Donald Trump. Infelizmente, está carregado de razão.
Scott Ritter foi aos arames e acusou a administração Trump de tudo e mais alguma coisa, a propósito do ataque ao Iémen, encomendado por Tel Aviv. Está carregado de razão, mas com o ataque de nervos deixou de ser ouvido na Casa Branca, o que é uma pena.