O Pentágono concedeu 30 milhões de dólares em subsídios federais a Song-Chun Zhu, um especialista em Inteligência Artificial (IA) sediado na Califórnia que trabalha actualmente para o Partido Comunista Chinês (PCC).
Zhu, que fundou um instituto perto de Wuhan quando deveria dirigir um centro de IA na Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), disse à Conferência Consultiva Política do Povo Chinês que a corrida à IA actualmente em curso é
“equivalente a [desenvolver] a ‘bomba atómica’ no domínio da tecnologia da informação”.
O financiamento do Pentágono a Song-Chun Zhu continuou mesmo quando ele assumiu um cargo numa universidade de Pequim destinado a apoiar a investigação militar chinesa, e aderiu a um “plano de talentos” do Partido Comunista Chinês cujos membros têm a tarefa de transferir conhecimentos e tecnologia para a China.
O Departamento de Defesa americano pode ter tido em mente o desenvolvimento deste projecto apocalíptico quando atribuiu a Zhu dezenas de milhões em subsídios, mas não parece ter considerado que ele poderia levar para a China o know-how e os conhecimentos que o Pentágono o ajudou a desenvolver.
Zhu foi recrutado por um programa do PCC que visa especificamente adquirir desenvolvimentos tecnológicos do estrangeiro. Actualmente, dirige o Instituto de Inteligência Artificial de Wuhan e o Instituto de Inteligência Artificial Geral de Pequim, que terá recrutado vários dos antigos alunos de Zhu na UCLA.
Estas revelações sublinham a forma como os Estados Unidos, com o seu ambiente académico globalista e aberto – e um governo federal absolutamente imprestável – não só têm sido uma fonte de tecnologia avançada em aplicações militares para a China, como também têm colaborado activamente com cientistas do seu principal rival e financiado os mesmos. Um episódio muito parecido pode ser identificado no caso da pesquisa em coronavírus do laboratório biológico de Wuhan, de onde foi proveniente a pandemia Covid-19.
Os líderes chineses afirmam abertamente que o seu objectivo é que o Exército de Libertação Popular ultrapasse as forças armadas dos EUA em capacidade tecnológica, por volta de meados deste século e a IA é uma parte essencial desse objectivo, com a China a trabalhar afincadamente nesse sentido em várias esferas, incluindo a económica e a geopolítica, e à medida que o líder chinês Xi Jinping desenvolve um programa para enfrentar aquilo a que chama “mudanças nunca vistas num século” – e reforça os laços com outros rivais dos EUA, como a Rússia e o Irão.
É difícil de acreditar, mas o Pentágono financiou, literalmente, um programa do PCC que visa superar tecnológica e militarmente os Estados Unidos. Mais que um tiro no pé, um cúmulo histórico de incompetência e de irresponsabilidade.
Relacionados
28 Nov 24
Conversas no D. Carlos:
Agenda 2030 – Energia e Clima Breve reflexão sobre o clima e as energias verdes.
No quarto acto do ciclo Conversas no D. Carlos, o engenheiro João de Jesus Ferreira, professor e consultor na área energética, dissertou sobre a histeria climática, as contradições, os dogmas e os excessos da agenda 2030. O Contra deixa dessa palestra o devido registo.
27 Nov 24
A física contemporânea em choque frontal com a realidade observável.
Galáxias e estrelas que não deviam existir, teorias unificadoras que fazem 'magia' (negra), buracos (negros) que albergam todo o universo e matéria (negra) que não compagina com as observações. Um breve retrato do cenário (negro) da física contemporânea.
25 Nov 24
Vida em Marte? Cientistas chineses podem ter encontrado vestígios de um antigo oceano perdido.
Investigadores chineses afirmam ter descoberto vestígios de um antigo oceano em Marte que poderá ter coberto até um terço da sua superfície. A descoberta compagina com outros estudos que sugerem a existência de água no planeta vermelho.
8 Nov 24
Mais um buraco negro fabricado.
A imagem recentemente divulgada do alegado buraco negro que alegadamente se situa no centro da Via Láctea é uma fraude total. Mais uma, porque as imagens que circulam nos media como representações de buracos negros são todas artefactos digitais.
4 Nov 24
Novo estudo revela espécie de ‘abelhas abutre’ que substituíram o pólen por carne de cadáveres.
Um recente estudo levado a cabo por cientistas da Universidade da Califórnia revelou que algumas abelhas desenvolveram a capacidade de comer apenas carne devido a uma “intensa competição pelo néctar” e a um intestino evoluído que se assemelha ao dos abutres.
1 Nov 24
Cosmologia: A Teoria das Cordas acabou de ser enterrada viva.
Aos 84 anos, Leonard Susskind, o 'pai' da Teoria das Cordas, rendeu-se ontem às evidências, proclamando que esta tentativa de unificação da Física não compagina com o universo em que vivemos e que os académicos terão que começar do zero.