Samuel Langhorne Clemens (1835 – 1910), mais conhecido pelo pseudónimo Mark Twain, foi um escritor e humorista norte-americano, universalmente consagrado pelos romances “The Adventures of Tom Sawyer” (1876) e “Adventures of Huckleberry Finn” (1885), este último frequentemente nomeado como “O Maior Romance Americano”.

Twain cresceu em Hannibal, Missouri, que mais tarde serviria de inspiração e cenário para Huckleberry Finn e Tom Sawyer. Após trabalhar como tipógrafo em diversas cidades, ajudou Orion, seu irmão mais velho, na administração de um jornal. Na ocasião, exerceu diferentes funções, como impressor, tipógrafo e colunista. Tornou-se em seguida piloto de veleiros no Rio Mississippi, antes de rumar a oeste ao serviço do governo federal. Mais tarde, Twain decidiu trabalhar como mineiro na extração de prata, mas frustrado esse intento, experimentou uma carreira no jornalismo. Enquanto repórter, escreveu o conto humorístico “The Celebrated Jumping Frog of Calaveras County”, que alcançou imensa popularidade e atraiu para o seu autor  a   atenção nacional. Os seus diários de viagem, lançados posteriormente, foram igualmente bem sucedidos.

Teve também grande êxito como orador. A sua natural perspicácia e as suas sátiras incisivas renderam-lhe a admiração de pares e o enaltecimento dos críticos, e Twain manteve boas relações com presidentes, artistas, industriais e a realeza europeia. Foi laureado como o “maior humorista americano da sua época”, sendo definido por William Faulkner como o “pai da literatura americana”.