O ser humano vive num quadro existencial com quatro dimensões: a largura, a altura e a profundidade que constituem as coordenadas do mundo físico que nos é perceptível e o tempo, que estabelece um vector cronológico sobre as nossas vidas.
Acontece que, aparentemente, a matéria também integra o tic tac dessa quarta dimensão. Pelo menos no que diz respeito à fase da matéria cristalizada.
Um cristal é um sólido no qual os constituintes, sejam eles átomos ou moléculas, estão agregados regularmente e organizados num padrão tridimensional bem definido, formando uma estrutura geométrica com elevado grau de simetria.
Agora imagine o leitor um cristal que é em simultâneo feito de matéria e de tempo. E que se movimenta perpetuamente sem consumir nem criar energia. A profecia contra-intuitiva que o Prémio Nobel da Física Frank Wilczek anunciou em 2012 foi comprovada em laboratório cinco anos depois, por uma equipa liderada por Norman Yao, da Universidade de Berkeley-Califórnia. Esta experiência resultou na primeira evidência empírica de que a realidade material pactua com quatro dimensões: largura, altura, profundidade e tempo.
Em 2021, uma outra equipa de físicos liderados por Nick Träger criou um cristal do espaço-tempo e filmou-o.
No paper, os cientistas confessam até que não percebem bem como é que o fenómeno acontece, mas as aplicações do Cristal do Tempo num futuro a médio prazo são alucinantes. Primeiro porque se trata de um fenómeno sub-atómico que apresenta movimento sem consumo de energia, o que, como é óbvio, faz explodir com toda a termodinâmica. Depois, porque é muito provável que as suas propriedades tetra-dimensionais possam ser integradas na computação quântica, potenciando performances que já de si se adivinham brutais.
Anton Petrov disserta sobre esta surpreendente fase da matéria, ajudando-nos a compreender a sua natureza e as suas implicações científicas e tecnológicas.
Relacionados
28 Mar 25
Sempre errado: Al Gore não dá, nem nunca deu, uma para a caixa.
Al Gore é capaz de ser o bilionário mais equivocado da história da humanidade. Durante toda a sua carreira de profecias, não acertou acertou uma. E as neves abundantes no Kilimanjaro são uma espécie de logótipo da sua delirante e fraudulenta imaginação.
27 Mar 25
RFK Jr. emite um grave aviso sobre a vacina contra a gripe aviária.
RFK jr. está a tentar contrariar a narrativa da vacina contra a gripe aviária, revelando verdades perturbadoras que as autoridades americanas estão a esconder. O método de combate à doença é muito parecido com aquele usado noutra pandemia. Adivinhem qual.
26 Mar 25
Documentos desclassificados da CIA falam de uma ancestral civilização alienígena que prosperou em Marte.
Numa revelação espantosa que desafia a compreensão científica convencional, surgiram recentemente documentos desclassificados da CIA que afirmam que seres inteligentes habitaram em tempos o planeta vermelho.
24 Mar 25
Investigadores afirmam ter descoberto “vastas estruturas” por baixo das Pirâmides de Gizé.
Dois investigadores italianos afirmam ter detectado, através de uma nova tecnologia de radar, um conjunto de imensas estruturas subterrâneas por baixo das pirâmides de Gizé, no Egipto. A descoberta, a confirmar-se, rebenta com a arqueologia mainstream.
21 Mar 25
Estudo com 20 anos de duração sobre o cancro da pele desmente os alegados perigos da exposição solar.
Aquilo que lhe tem sido dito sobre a exposição solar e o cancro da pele está errado. Um estudo realizado com quase 30.000 mulheres suecas descobriu que aquelas que evitam o sol têm um risco 60% maior de morte do que as que tomam banhos de sol regularmente.
14 Mar 25
Estudo de Yale revela vítimas da “síndrome pós-vacinação”
Até as universidades da 'Ivy League', que foram motores de propaganda pró-vacinação e de censura da dissidência durante a pandemia, estão agora a reconhecer os efeitos adversos das vacinas mRNA.