Um museu dinamarquês adiantou a um artista 84.000 dólares sobre uma encomenda apenas para que ele os metesse no bolso e entregasse duas telas em branco com o título “Take the Money and Run”.
A roubalheira ocorreu após o Museu de Arte Moderna de Kunsten em Aalborg ter encomendado ao artista dinamarquês Jens Haaning a recriação de dois dos seus trabalhos anteriores: “An Average Danish Annual Income” de 2010 e “An Average Austrian Annual Income”, exibido pela primeira vez em 2007. As peças politicamente carregadas utilizaram notas reais para mostrar os rendimentos médios dos cidadãos da Dinamarca e da Áustria, respectivamente.
As recriações foram programadas para aparecer em “Work it Out”, uma exposição actual sobre o papel dos artistas no mercado de trabalho, de acordo com a ArtNet. Juntamente com uma compensação não revelada para o projecto, a instituição entregou a Haaning 84.000 dólares, e disponibilizou-se para acrescentar mais 7.000 para serem utilizados na prossecução material da obra (já que as anteriores usavam notas reais). Por contrato, este montante teria de ser devolvido ao museu no final da exposição, a 16 de Janeiro de 2022.
Mas os curadores suspeitaram primeiro que algo estava errado ao receberem um e-mail de Haaning que dizia ter alterado o nome do projecto para “Take the Money and Run”. De facto, quando os funcionários do museu abriram a caixa contendo as contribuições de Haaning, descobriram duas telas em branco – enquanto o dinheiro tinha desaparecido por completo.
De forma algo redundante, o ingénuo director do museu, Lasse Andersson, queixou-se à CBS News:
“O dinheiro não foi colocado na obra.”
Entretanto, Haaning afirmou que tinha uma boa razão para que o projecto redundasse em coisa nenhuma:
“A obra consiste em ter-lhes ficado com o dinheiro.”
Em declarações ao programa de rádio dinamarquês “P1 Morgen”, O Nada-Vinci justificou ainda o seu trabalho mega-minimalista nestes termos:
“Não se trata de roubo. É uma quebra de contrato, e a quebra de contrato faz parte da obra”.
Ou por outras palavras: um mestrado na arte do gamanço.
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