A Catedral de Notre-Dame em Rouen, França, esteve a arder ontem, com o incêndio a atingir o pináculo renascentista, que em tempos fez do edifício o mais alto do mundo.
O Presidente da Câmara de Rouen, Nicolas Mayer-Rossignol, do Partido Socialista, afirma que a causa do incêndio é actualmente desconhecida. Os bombeiros terão contido o incêndio, que deflagrou numa área do pináculo que estava em obras de restauro e não terá causado danos estruturais.
Incendie en cours à Rouen : la flèche de la cathédrale en feu.
Le sinistre s’est déclaré à une centaine de mètres de hauteur. L’édifice était en travaux. pic.twitter.com/wlETItGEMi— Laurent Obertone (@LaurentObertone) July 11, 2024
A catedral normanda foi consagrada em 1063 d.C. na presença de Guilherme, o Conquistador, que tomou o trono inglês pela força três anos mais tarde. Grande parte da construção actual data do século XII.
É a sede do Primaz da Normandia, o Arcebispo Dominique Lebrun.
A Catedral de Notre-Dame de Paris também foi consumida pelas chamas em 2019. O incêndio destruiu a torre e o tecto góticos da catedral e devastou grande parte do seu interior. Também neste caso, o incêndio terá deflagrado numa zona onde estavam a ser realizados trabalhos de restauro. O projecto de reconstrução que se seguiu transformou a catedral numa espécie de parque temático pagão.
Em França, a monumentalidade católica está sob a ameaça do vandalismo islâmico e do paganismo globalista das instituições governamentais e a cada duas semanas, uma igreja é destruída, enquanto uma nova mesquita é erigida.
Números recentes da unidade central de informação criminal francesa indicam que o número de ataques a “locais de culto” católicos, só em 2018, foi de 877.
Estes números multiplicaram-se exponencialmente em apenas 10 anos: enquanto 129 igrejas foram vandalizadas em 2008, em 2018, 5.000 edifícios católicos foram destruídos ou identificados como estando em risco de desaparecer.
Relacionados
27 Mar 25
A perseguição dos cristãos na Síria é o fruto podre da política externa dos EUA.
O genocídio que está a ser cometido pelo novo regime islâmico da Síria sobre a população cristã autóctone é o resultado directo da política externa de longa data dos Estados Unidos no Médio Oriente e do financiamento de milícias radicais islâmicas pela CIA e o Pentágono.
17 Mar 25
Judas B. Peterson publica um paper de 4º classe que associa a expressão “Cristo é Rei” ao extremismo religioso.
O psicólogo canadiano caído em desgraça desde que vendeu a alma a Ben Shapiro, publicou um paper que afirma que a frase “Cristo é Rei” é sintomática de extremistas cristãos. O documento, essencialmente especulativo e difamatório, está repleto de erros básicos.
14 Fev 25
Trump traça novo objectivo: “Temos de trazer a religião de volta.”
Na semana passada, Donald Trump decidiu apelar a um regresso à "religião". Mas a ideia de religião do Presidente americano, ecuménica e espúria, está de tal forma carregada de equívocos que seria melhor ter estado caladinho.
8 Fev 25
Os primeiros 100 anos do Cristianismo, do ponto de vista gnóstico.
Uma breve viagem aos primeiros anos do cristianismo, e às influências que sofreu de anteriores culturas mediterrânicas e orientais, a propósito de um vídeo-ensaio do canal Gnostic Informant que vale a pena ter como referência.
16 Jan 25
Papa Francisco nomeia Cardeal woke, globalista e anti-Trump como novo Arcebispo de Washington D.C.
Só mesmo o anti-papa Francisco poderia achar que é uma boa ideia enviar para Washington um cardeal woke, globalista, profeta do apocalipse climático e histriónico crítico de Donald Trump. A relação entre os EUA e o Vaticano vai por certo melhorar imenso.
13 Jan 25
Religião não é autoajuda e pastores não são “coaches”.
As igrejas evangelistas transformaram a palavra de Cristo em evangelhos motivacionais e palestras de autoajuda, e a introspecção salvadora de almas do catolicismo em verdadeiras seitas de obtenção de progresso material e aceitação social. Uma crónica de Walter Biancardine.