Depois da Venezuela, o César de Washington parece querer aproveitar o balanço para mais uma operação militar num país estrangeiro.

Durante uma entrevista com o apresentador da Fox News, Sean Hannity, na noite de quinta-feira, o presidente norte-americano Donald J. Trump afirmou que as Forças Armadas poderiam iniciar ataques terrestres contra os cartéis de droga no México:

“Eliminámos 97% das drogas que entram por via marítima. E agora vamos começar a atacar os cartéis por terra.”

Manifestando preocupação com a influência dos cartéis nas instituições governamentais mexicanas, o que representa, segundo ele, uma potencial ameaça para os Estados Unidos, Trump acrescentou:

“Os cartéis estão a controlar o México, é muito triste ver o que aconteceu àquele país.”

Um intervenção militar americana vai com certeza transformar o México num país muito mais alegre.

 


A administração Trump emitiu alertas sobre possíveis acções militares noutros países envolvidos no tráfico de droga, incluindo Cuba e Colômbia, no correr da última semana. Neste fim de semana, Trump afirmou que os EUA vão anexar a Gronelândia “a bem ou a mal”.

O Irão está também na mira do gatilho da Casa Branca.

Por esta altura, não há conflito militar que desagrade a Donald Trump.  Mas terá o Pentágono barriga para o apetite insaciável do presidente norte-americano?