A Bélgica está a tornar-se o primeiro narcoestado da Europa?

Do porto de Antuérpia aos corredores do governo belga, os tentáculos dos cartéis de droga estão a espalhar-se rapidamente, levantando questões sobre corrupção e segurança.

Revelações de magistrados belgas, que alertam para o facto de o próprio Estado estar a ser minado pelo tráfico de droga, sugerem que juízes e funcionários alfandegários terão sido subornados ou chantageados, enquanto os ministros temem ser raptados.

Antuérpia, o segundo maior porto da Europa, tornou-se uma importante porta de entrada para as drogas ilícitas, especialmente a cocaína contrabandeada da América do Sul.

Milhares de milhões de euros circulam por esta economia paralela, alimentando a violência, a corrupção e as lutas pelo poder que o governo belga parece incapaz de conter.

Com o aumento das guerras entre gangues, de tiroteios nas ruas e da crescente influência de organizações criminosas estrangeiras, será que o sistema de fronteiras abertas da União Europeia está a agravar a situação?

Será que a Bélgica e as instituições da UE são demasiado fracas para fazer face à propagação de drogas ilícitas e ao crime organizado?

Neste podcast do Brussels Signal, discute-se a forma como a Bélgica enfrenta uma crise de criminalidade sem precedentes.

A discussão vai além da Bélgica, comparando a crise actual com as guerras entre máfias em Itália e questionando se a leniência do Ocidente em relação ao consumo de drogas permitiu esta explosão de poder no submundo, já que abordagem branda da Europa é contrastada com as tácticas mais duras observadas na Ásia e no Médio Oriente.