A Agência de Protecção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), sob a liderança de Lee Zeldin, nomeado por Donald Trump, iniciou uma investigação sobre a actividade da Make Sunsets, uma startup acusada de poluir a atmosfera por meio de geoengenharia. A 14 de Abril de 2025, o Gabinete de Ar e Radiação da EPA emitiu uma carta aos fundadores da Make Sunsets, Luke Iseman e Andrew Song, exigindo informações no prazo de 30 dias para determinar se as actividades da empresa violam a Lei do Ar Limpo.
A Make Sunsets tem lançado dióxido de enxofre na estratosfera através de balões meteorológicos, com o alegado objectivo de reflectir a luz solar e arrefecer o planeta – vendendo estes voos de balão online sob a forma de “créditos de arrefecimento”. A administração Trump está a agir contra a startup devido ao seu potencial para degradar a qualidade do ar, juntamente com a falta de supervisão regulamentar.
A 15 de Abril, Zeldin explicou a situação, no X:
“Make Sunsets é uma startup que está a fazer geoengenharia injectando dióxido de enxofre no céu e depois vendendo ‘créditos de arrefecimento’. Esta empresa está a poluir o ar que respiramos. Dei instruções à minha equipa para chegarmos rapidamente ao fundo da questão”.
A carta da EPA, assinada por Abigale Tardif, Vice-Administrador Principal Adjunto do Gabinete do Ar e da Radiação, cita a Secção 114(a) do Clean Air Act, que dá poderes à agência para exigir informações a entidades suspeitas de terem impacto na qualidade do ar. A missiva alerta para potenciais acções de execução ao abrigo da Secção 113 da Lei, que inclui multas e sanções penais por incumprimento ou fornecimento de informações falsas.
Em nome da Make Sunsets, Luke Iseman argumentou anteriormente:
“É moralmente errado não estarmos a fazer isto”.
Mas será moralmente certo injectar a atmosfera com toneladas cúbicas de dióxido de enxofre? Em nome de que premissas científicas? E com que resultados a médio e longo prazo? A aprendizagem de feitiçaria é agora um imperativo ético?
A empresa já foi proibida no México, após libertações não autorizadas de dióxido de enxofre na Baja California em 2022. A ocorrência levou o governo mexicano a proibir totalmente quaisquer experiências de geoengenharia solar em 2023.
A Make Sunsets conduziu depois lançamentos no Nevada, que também atraíram escrutínio por não ter reportado a sua nefasta actividade à Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), apesar dos requisitos da lei dos EUA. Os críticos, incluindo ambientalistas e cientistas, há muito que alertam para o facto de estes esforços de geoengenharia carecerem de apoio científico suficiente e de governação internacional, apresentando riscos imprevisíveis para o ambiente e para a saúde pública.
A investigação sobre a Make Sunsets poderá criar um precedente significativo para a regulamentação da geoengenharia nos EUA, um domínio que continua em grande parte sem regulamentação, tanto na América como no resto do mundo.
Make Sunsets is a startup that is geoengineering by injecting sulfur dioxide into the sky and then selling “cooling credits.” This company is polluting the air we breathe. I’ve instructed my team that we need to quickly get to the bottom of this and take immediate action. pic.twitter.com/9b6xPzMf4v
— Lee Zeldin (@epaleezeldin) April 15, 2025
Relacionados
13 Nov 25
Chemtrails, geoengenharia, modificação climática com fins militares: das teorias da conspiração aos factos incontornáveis.
Tucker Carlson entrevistou Dane Wiginton, o CEO do geoengineeringwatch.org, para ficarmos de uma vez por todas conscientes que os chemtrails não são nenhuma teoria da conspiração. Até porque a realidade, como sempre, supera a imaginação de quem especula sobre o assunto.
11 Nov 25
Efeitos adversos e devastadores da vacina COVID-19 confirmados por novo estudo.
Um estudo de grande escala realizado na Coreia do Sul descobriu um aumento geral de 27% nos casos de cancro associados às terapias genéticas contra a COVID-19, que foram vendidas como "seguras e eficazes".
10 Nov 25
Depois da substituição demográfica, a destituição funcional: Amazon vai substituir mais de meio milhão de trabalhadores por robôs e IA.
Seguindo o programa transhumanista, a Amazon está a procurar automatizar uma parte significativa das suas operações, o que vai permitir à empresa evitar a contratação de mais de 600.000 trabalhadores, só nos EUA, até 2033.
7 Nov 25
Novo estudo revela que a NASA não poupou dinheiro nem tempo ao contratar empresas privadas para construir naves espaciais.
A ideia de que a NASA ganhou eficiência ao entregar a construção das suas naves à indústria privada foi posta em causa num paper recente do Journal of Spacecraft and Rockets. Mas a verdade é que a agência espacial americana é hoje uma organização política, mais do que científica.
4 Nov 25
Bilionários das tecnologias de inteligência artificial estão a preparar-se para o fim da civilização.
Os magnatas da tecnologia não se cansam de defender as virtudes da inteligência artificial. Mas considerando os biliões que gastam em bunkers, não devem acreditar muito nas promessas utópicas que propagam.
3 Nov 25
Rastreador de OVNIs mostra milhares de objectos subaquáticos ao longo da costa dos EUA.
Uma popular aplicação de relatos de OVNIs registou milhares de avistamentos de Objetos Submersíveis Não Identificados perto de vias navegáveis dos EUA — fenómeno que os oficiais de alta patente da marinha americana consideram representar uma ameaça à segurança nacional.






