Um arquivo desclassificado da CIA da época da Guerra Fria tornou-se viral devido à referência a um suposto confronto entre soldados soviéticos e um OVNI, cujos passageiros supostamente transformaram as tropas em pedra.
Após o colapso da União Soviética, em 1991, a CIA adquiriu um relatório de 250 páginas do KGB que relatava os acontecimentos ocorridos depois de um pelotão russo ter disparado contra um disco voador sobre a Ucrânia.
O relatório incluía relatos de testemunhas oculares e fotografias do rescaldo, que um agente americano descreveu como
“um quadro horrível de vingança por parte de criaturas extraterrestres, um quadro que faz gelar o sangue”.
O relatório afirma que os soviéticos, que estavam a realizar um exercício de treino na Ucrânia, avistaram uma “nave espacial a voar baixo, com a forma de um disco”, a sobrevoar as suas cabeças.
Durante o encontro, um dos soldados disparou um míssil terra-ar, que atingiu o OVNI e o fez cair no chão. O relatório afirma a este propósito:
“Caiu na Terra não muito longe, e cinco humanóides baixos com ‘grandes cabeças e grandes olhos negros’ emergiram dele”.
Depois de escaparem aos destroços da nave em ruínas, os seres juntaram-se e “fundiram-se num único objecto que adquiriu uma forma esférica”, segundo recordam os soldados sobreviventes que testemunharam depois o inacreditável desenlace:
“Em poucos segundos, as esferas tornaram-se muito maiores e explodiram, emitindo uma luz extremamente brilhante. Nesse preciso instante, 23 soldados que tinham assistido ao fenómeno transformaram-se em postes de pedra. Apenas dois soldados que estavam à sombra e menos expostos à explosão luminosa sobreviveram”.
O KGB terá ficado com a custódia dos “soldados petrificados” e da nave espacial sinistrada, que foram transportados para uma base secreta perto de Moscovo. Os cientistas soviéticos descobriram que, fosse qual fosse a luz, ela transformou de algum modo as células vivas dos soldados numa substância idêntica ao calcário.
Perante estas informações a CIA concluiu:
“Se o ficheiro do KGB corresponde à realidade, este é um caso extremamente ameaçador. Os extraterrestres possuem armas e tecnologia que ultrapassam todas as nossas suposições. Eles podem defender-se a si próprios se forem atacados.”
O documento da CIA foi desclassificado em 2000 e originalmente divulgado pelo Canadian Weekly World News e pelo jornal ucraniano Holos Ukrayiny, mas continuou a ser de interesse para os investigadores do fenómeno OVNI e foi mesmo discutido no podcast “The Joe Rogan Experience”, no ano passado.
Relacionados
3 Nov 25
Rastreador de OVNIs mostra milhares de objectos subaquáticos ao longo da costa dos EUA.
Uma popular aplicação de relatos de OVNIs registou milhares de avistamentos de Objetos Submersíveis Não Identificados perto de vias navegáveis dos EUA — fenómeno que os oficiais de alta patente da marinha americana consideram representar uma ameaça à segurança nacional.
8 Out 25
Mais avistamentos de “drones” em locais estratégicos na Alemanha e na Bélgica.
Enquanto misteriosos objectos voadores continuam a perturbar o espaço aéreo europeu, a narrativa de que se tratam de "drones russos" despenha-se no cimento da realidade e até o ministro da defesa dinamarquês já afirmou que quem acredita nessa história é "retardado".
7 Out 25
Uma fera analógica, pela montanha acima.
O ContraCultura teve o prazer de colaborar com o Canal do Pedro Bastos no guião de um filme que faz o elogio do Audi RS4 B7 Avant 2006, um automóvel concebido numa era em que a indústria automóvel ainda nutria alguma paixão pelos produtos que colocava no mercado.
3 Set 25
Pentágono perplexo com centenas de OVNIs a pairar sobre bases militares dos EUA.
Um relatório recente revelou mais de 8.000 avistamentos de OVNIs nos EUA, entre 2022 e 2025. O problema tornou-se de tal forma crítico que o chefe do Pentágono vai criar uma unidade militar dedicada ao assunto. Mas não estará o próprio Pentágono na origem do fenómeno?
19 Ago 25
Sobre a guerra dos mundos, versão 2.0
O físico Eric Davis, que trabalha para o Pentágono, foi ao Capitólio jurar a pés juntos que existem 4 espécies alienígenas a operar na Terra. Mas por esta altura, a administração Trump até podia anunciar uma invasão extraterrestre que ninguém ia perder o sono por causa disso.
8 Ago 25
Momentos Épicos do Desporto Automóvel: Tributo a Alain Prost.
Considerando os rivais com quem teve que se bater, a natureza selvática dos automóveis do seu tempo, os sucessos que conquistou e a forma elegante e limpa como corria, o ContraCultura considera que "O Professor" foi o melhor piloto de Fórmula 1 de todos os tempos. E daí, este tributo.







