Como acontece por outros sítios do mundo Ocidental com uma intensidade assustadora, o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro está a ser perseguido judicialmente pelos poderes estabelecidos no país, enfrentando uma sentença de prisão de 39 anos do mesmo Supremo Tribunal corrupto que libertou da prisão (sem o ilibar) o actual Presidente Lula da Silva.
Em 2018, um Tribunal de Apelação brasileiro condenou o então ex-presidente Lula a 12 anos de prisão por acusações de corrupção e lavagem de dinheiro relacionadas com o seu papel na “Operação Lava Jato”. Descobriu-se que Lula aceitou mais de 1 milhão de dólares em subornos de uma empresa de construção que, por sua vez, recebeu contratos de uma grande empresa petrolífera estatal.
Apesar de Lula ter sido condenado a uma pena de prisão até 2030, é o seu opositor político, Jair Bolsonaro, que está hoje proibido de se candidatar a cargos públicos, também até 2030. Lula cumpriu pouco mais de um ano da sua sentença de prisão antes que o Supremo Tribunal Federal brasileiro decidisse descaradamente que criminosos condenados não precisam de cumprir pena de prisão, libertando Lula em 2019, de forma a que pudesse candidatar-se às presidenciais de 2022.
Lula derrotou Bolsonaro nessas eleições por uma margem estreita, levando a protestos de centenas de milhares de apoiantes de Bolsonaro, indignados pela sentença de prisão de Lula ter sido injustamente anulada e alegando fraude eleitoral.
Por causa de se ter envolvido nesses protestos, Bolsonaro foi destituído de sua capacidade de concorrer à presidência em 2026 – enquanto o índice de aprovação de Lula caiu para um mínimo de carreira de 24%.
Como se isto não bastasse, o Supremo Tribunal Federal brasileiro decidiu agora que Bolsonaro deve ser julgado, sendo que o acusado pode ser condenado a 39 anos de prisão pela sua suposta tentativa de golpe contra o criminoso condenado, Lula.
A este propósito, Bolsonaro disse aos jornalistas:
“Toda a gente sabe que se me deixassem concorrer, eu ganharia. O golpe [do governo Lula] não tem lei, não tem regras – o golpe tem uma conspiração com a imprensa, o parlamento, o judiciário e a economia.”
Bolsonaro disse ainda que uma eventual condenação seria injusta e funcionaria sempre como prisão perpétua:
“É o fim da minha vida. Já estou com 70 anos. Uma possível prisão seria completamente injusta. Onde está o meu crime? Onde é que eu infringi a lei? Onde está a prova de um possível golpe? A não ser discutir dispositivos constitucionais que não saíram do campo das palavras.”
No podcast War Room, Steve Bannon aconselhou recentemente Bolsonaro a procurar asilo nos Estados Unidos, a todo o custo, mesmo quando o passaporte de Bolsonaro continua retido pelo governo brasileiro. O líder populista poderia tentar escapar do seu país e juntar-se ao seu filho, Eduardo Bolsonaro, que vive em segurança nos Estados Unidos.
Mas quando perguntado em Março se consideraria pedir asilo político nos Estados Unidos, Jair Bolsonaro afirmou:
“Zero, zero, zero. Eu estou bem aqui. Sinto-me bem. Eu quero o bem do meu país”.
Entre a fuga e o martírio, Bolsonaro devia pensar duas vezes. Porque Artur Moraes não vai por certo perder a oportunidade de o encarcerar.
Relacionados
21 Abr 25
“A guerra da Ucrânia não é a nossa guerra”: administração Trump prepara retirada estratégica das negociações de paz.
A administração Trump está a preparar-se para reconhecer o fracasso do seu envolvimento no conflito Ucrânia-Rússia, declarando que se retirará totalmente das negociações de paz se não houver progressos claros dentro de dias.
18 Abr 25
Uma conspiração de estúpidos: DOGE reduz o seu objectivo de poupança em 92%.
Elon Musk moderou substancialmente os seus ambiciosos objectivos de redução de despesas no governo federal, apresentando estimativas 180% e 95% inferiores ao que tinha prometido em 2024 e em Fevereiro de 2025, respectivamente.
17 Abr 25
Alemanha: Sacerdote chama “nazi” a acólito e despede-o por ter tirado uma fotografia com um político da AfD.
Um acólito que serviu numa igreja da Baviera durante nove anos foi apelidado de “nazi” pelo pároco e demitido do seu cargo depois de ter tirado uma fotografia com o político da Alternativa para a Alemanha (AfD) Maximilian Krah.
16 Abr 25
Globalista até à raiz da alma: Primeiro-ministro canadiano defende mudança de sexo em crianças.
Expondo a sua agenda radical de globalista empedernido, o primeiro-ministro canadiano Mark Carney, líder do Partido Liberal, declarou que apoia os tratamentos de mudança de sexo para crianças antes das eleições federais deste mês.
16 Abr 25
Casa Branca responde após Zelensky atacar o vice-presidente Vance.
A Casa Branca rejeitou as acusações do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky na segunda-feira, depois do líder ucraniano ter criticado o vice-presidente J.D. Vance por alegadamente defender as acções do presidente russo Vladimir Putin.
15 Abr 25
Alemanha: crimes sexuais graves aumentam 9,3%. Número de suspeitos “não alemães” aumenta 7,5%.
De acordo com as estatísticas da polícia alemã, os crimes violentos e os casos de agressão sexual continuaram a aumentar em 2024, bem como o número de suspeitos de origem imigrante. E em números assustadores.