Dados de uma sondagem recente mostram que a favorabilidade do Partido Democrata está a cair para mínimos históricos. De acordo com a pesquisa realizada pela SSRS em nome da CNN, a favorabilidade do Partido Democrata está em 29%, o seu ponto mais baixo desde que a CNN começou a rastrear esses dados em 1992.

A opinião dos americanos sobre os democratas caiu 20 pontos percentuais desde o final do primeiro mandato do presidente Donald J. Trump, no início de 2021. Em contraste, a favorabilidade do Partido Republicano está em 36%, impulsionada por um forte apoio dentro de sua base. Um número substancial de 79% dos republicanos e dos independentes com tendência para o Partido Republicano vêem o seu partido de forma favorável. Enquanto isso, apenas 63% dos democratas e aqueles que se inclinam para o partido liberal têm dele uma visão favorável, um declínio significativo de 81% desde Janeiro de 2021.

A pesquisa também destacou o descontentamento entre os eleitores democratas, exacerbado pela falta de uma mensagem unificada ou liderança clara após sua derrota eleitoral no ano passado. Além dos desafios dos democratas, as recentes acções do Senado alimentaram a controvérsia dentro das fileiras democratas. No fim de Fevereiro, dez senadores democratas apoiaram um projecto de financiamento temporário apoiado por Trump, evitando o encerramento do governo, mas enfrentando a reacção negativa de membros do partido que viam o bloqueio da legislação como uma oportunidade estratégica contra a administração e os republicanos.

Uma sondagem de Fevereiro realizada pela Quinnipiac faz eco das conclusões do SSRS, mostrando uma aprovação dos Democratas no Congresso de apenas 21%, percentagem que representa um forte contraste com os índices de aprovação mais elevados registados no início do mandato do antigo Presidente democrata Joe Biden.