O presidente Donald J. Trump denunciou a União Europeia (UE) como “uma das autoridades tributárias e tarifárias mais hostis e abusivas do mundo”, ameaçando o bloco com tarifas esmagadoras se não levantar “uma desagradável tarifa de 50% sobre o uísque”.
O inquilino da Casa Branca alertou Bruxelas nestes termos:
“Se essa tarifa não for removida imediatamente, os EUA colocarão em breve uma tarifa de 200% sobre todos os vinhos, champanhes e produtos alcoólicos provenientes da França e de outros países representados pela UE.”
A UE implementou recentemente tarifas sobre bens dos EUA no valor de 28 biliões de dólares, em reacção ao aumento das tarifas do Presidente Trump sobre as importações estrangeiras de aço e alumínio. As tarifas da UE visam produtos como o bourbon, as calças de ganga e as motocicletas – e parecem destinadas a prejudicar marcas americanas globalmente populares.
As tarifas sobre as importações de metal para os EUA não foram direccionadas para a UE em particular, mas entraram em vigor globalmente, impondo uma taxa de 25% sobre vários peodutos metalúrgicos. Anteriormente, as tarifas em várias áreas eram frequentemente desequilibradas a favor da UE – com o bloco a impor taxas de 10% sobre os automóveis americanos, enquanto os EUA impunham apenas tarifas de 2,5% sobre os automóveis europeus, por exemplo.
A estratégia comercial de Trump recebeu o apoio da indústria siderúrgica dos EUA, com expectativas de criação de emprego e investimentos.
Relacionados
21 Abr 25
“A guerra da Ucrânia não é a nossa guerra”: administração Trump prepara retirada estratégica das negociações de paz.
A administração Trump está a preparar-se para reconhecer o fracasso do seu envolvimento no conflito Ucrânia-Rússia, declarando que se retirará totalmente das negociações de paz se não houver progressos claros dentro de dias.
18 Abr 25
Uma conspiração de estúpidos: DOGE reduz o seu objectivo de poupança em 92%.
Elon Musk moderou substancialmente os seus ambiciosos objectivos de redução de despesas no governo federal, apresentando estimativas 180% e 95% inferiores ao que tinha prometido em 2024 e em Fevereiro de 2025, respectivamente.
17 Abr 25
Alemanha: Sacerdote chama “nazi” a acólito e despede-o por ter tirado uma fotografia com um político da AfD.
Um acólito que serviu numa igreja da Baviera durante nove anos foi apelidado de “nazi” pelo pároco e demitido do seu cargo depois de ter tirado uma fotografia com o político da Alternativa para a Alemanha (AfD) Maximilian Krah.
16 Abr 25
Globalista até à raiz da alma: Primeiro-ministro canadiano defende mudança de sexo em crianças.
Expondo a sua agenda radical de globalista empedernido, o primeiro-ministro canadiano Mark Carney, líder do Partido Liberal, declarou que apoia os tratamentos de mudança de sexo para crianças antes das eleições federais deste mês.
16 Abr 25
Casa Branca responde após Zelensky atacar o vice-presidente Vance.
A Casa Branca rejeitou as acusações do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky na segunda-feira, depois do líder ucraniano ter criticado o vice-presidente J.D. Vance por alegadamente defender as acções do presidente russo Vladimir Putin.
15 Abr 25
Purga global: Jair Bolsonaro enfrenta a possibilidade de ser condenado a 39 anos de prisão.
Como acontece por outros sítios do mundo Ocidental com uma intensidade assustadora, o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro corre o risco de passar o resto da vida na prisão, pelo crime de desafiar o corrupto e totalitário regime que impera no Brasil.