A administração Trump deportou mais de 50.000 imigrantes ilegais até agora, de acordo com funcionários do Departamento de Segurança Interna (DHS). Alguns dos deportados são fugitivos de longa data que evitaram processos de remoção durante décadas.
Ivan Oramas, 61 anos, e Santos Maradiaga-Villalta, 40 anos, ambos com ordens de deportação em vigor há mais de 20 anos, estão entre os que foram detidos e removidos pelo U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE). Oramas, de nacionalidade cubana, recebeu ordem de deportação em Outubro de 2003. Tem condenações por agressão sexual e agressão agravada, sendo que a acusação de agressão sexual envolveu ferimentos graves. Os agentes do ICE em Houston prenderam-no esta semana.
Enquanto isso, Maradiaga-Villalta, das Honduras, foi preso em Phoenix. A sua ordem de deportação foi emitida em janeiro de 2006, e ele tem condenações anteriores por contrabando de estrangeiros para os Estados Unidos.
Nomeadamente, dos 50.000 imigrantes ilegais detidos desde a tomada de posse do Presidente Donald J. Trump, a 20 de Janeiro de 2025, cerca de 20.000 são considerados fugitivos com ordens de deportação permanentes. No último ano do regime Biden, as detenções de imigrantes ilegais em liberdade totalizaram apenas 33.000 durante todo o ano. Portanto, num mês e pouco, a nova administração já deportou mais 17.000 ilegais do que a anterior num ano inteiro.
O DHS também observa que os encontros na fronteira caíram de cerca de 15.000 por dia sob Biden para apenas 200 sob o presidente Trump. A taxa actual de encontros diários é a mais baixa dos últimos 15 anos.
Na sua primeira semana no cargo, o Presidente Trump aumentou os recursos – incluindo pessoal militar – para a fronteira sul dos EUA, a fim de impedir a continuação das travessias ilegais. As medidas ajudaram a reduzir drasticamente o número de imigrantes que tentam entrar ilegalmente no país.
Relacionados
17 Mar 25
Guerra do Bourbon: Trump classifica a União Europeia como “hostil e abusiva”. Ameaça com tarifas de 200% .
Ameaçando a UE com tarifas esmagadoras se não levantar “uma desagradável tarifa de 50%" sobre o bourbon americano, Donald Trump aproveitou para sugerir que não está disposto a ser abusado pelos tecnocratas de Bruxelas.
14 Mar 25
Polícia belga faz rusgas no Parlamento Europeu no âmbito de uma importante investigação sobre corrupção.
Mais de 100 policias belgas invadiram instalações do Parlamento Europeu na manhã de quinta-feira, a propósito de uma investigação sobre actividades ilícitas de suborno e corrupção da gigante chinesa de tecnologia Huawei.
14 Mar 25
Rochdale, onde gangues de violaradores paquistaneses operaram sem freio durante anos, recebe prémio “Cidade da Cultura”.
Numa decisão chocante, a cidade de Rochdale, um local de eleição para os gangues de violadores predominantemente muçulmanos e de origem paquistanesa, foi nomeada “Cidade da Cultura” pelo aparelho trabalhista britânico.
13 Mar 25
Fronteira sul dos EUA regista uma queda de 94% nas travessias ilegais.
O chefe da Patrulha de Fronteira, Mike Banks, relatou uma redução significativa nas travessias ilegais na fronteira entre os EUA e o México. Banks atribuiu estes resultados ao discurso e às políticas implementadas pela administração Trump.
13 Mar 25
Depois de convencer Trump a subscrever o seu projecto trans-humanista de IA/mRNA, Sam Altman regressou ao seu natural esquerdismo.
Sam Altman, o CEO da OpenAI de que Trump tanto gosta, está entre a lista de bilionários que vão financiar a campanha do senador democrata Mark Warner, que votou contra a maioria dos nomeados do gabinete do Presidente.
12 Mar 25
Conselheiro governamental avisa que o Reino Unido está a caminhar para a guerra civil.
O Professor David Betz afirmou num podcast que a situação social no Reino Unido é explosiva e que uma erupção nacional que ultrapassará os tumultos do Verão passado vai provavelmente acontecer dentro de meia década.