O Presidente dos EUA Donald J. Trump anunciou na segunda-feira que as taxas alfandegárias sobre o Canadá e o México deverão ser aplicadas a partir de hoje, terça-feira, não havendo “qualquer margem” para um acordo de última hora. As tarifas de 25%, anteriormente adiadas para o início de Fevereiro, foram reagendadas após as tentativas do primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, e da presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, de responder às preocupações dos EUA, aumentando os esforços de segurança nas fronteiras.
Durante uma conferência de imprensa na Casa Branca, os jornalistas inquiriram sobre a probabilidade de negociar um acordo para evitar as tarifas. Trump declarou:
“Não há margem para o México ou para o Canadá. Não. As tarifas, sabe, estão todas definidas. Entram em vigor amanhã. E para que compreendam, grandes quantidades de fentanil entraram no nosso país a partir do México.”
Trump sugeriu ainda que a China e o Canadá também desempenharam um papel na crise.
REPORTER: “On the tariffs, is there any room left for Canada & Mexico to make a deal before midnight?”
TRUMP: “No room left for Mexico or for Canada, no. The tariffs you know, they’re all set. They go into effect tomorrow.” pic.twitter.com/KvFyNudgOS
— Breaking911 (@Breaking911) March 3, 2025
Os direitos aduaneiros serão aplicados a vários produtos, incluindo abacates, cerveja e veículos provenientes do México, bem como petróleo bruto, madeira e peças para automóveis provenientes do Canadá. Estas acções fazem parte da estratégia de Trump para redireccionar a produção industrial e as oportunidades de emprego para os Estados Unidos, sugerindo que as empresas devem localizar a produção para evitar as tarifas. Uma dessas mudanças inclui a decisão da Honda de fabricar a sua próxima geração do Civic híbrido em Indiana, em vez de no México.
No que diz respeito à China, a administração americana planeia aumentar os direitos aduaneiros sobre a potência oriental em mais 10%, depois de uma tarifa separada de 10% imposta às importações chinesas em Fevereiro.
Após discussões com o ‘czar da fronteira’ de Trump, Tom Homan, as autoridades canadianas expressaram frustração com as expectativas dos EUA. O Secretário do Comércio norte americano, Howard Lutnick, reconheceu o progresso na segurança das fronteiras desde a anterior prorrogação do prazo tarifário, concedida em resposta aos compromissos assumidos pelos governos mexicano e canadiano para aumentar o policiamento das fronteiras. No entanto, referiu que não foram tomadas medidas suficientes em relação ao fentanil.
Ambos os países retaliaram com direitos aduaneiros sobre os produtos americanos.
Relacionados
17 Mar 25
Guerra do Bourbon: Trump classifica a União Europeia como “hostil e abusiva”. Ameaça com tarifas de 200% .
Ameaçando a UE com tarifas esmagadoras se não levantar “uma desagradável tarifa de 50%" sobre o bourbon americano, Donald Trump aproveitou para sugerir que não está disposto a ser abusado pelos tecnocratas de Bruxelas.
14 Mar 25
Polícia belga faz rusgas no Parlamento Europeu no âmbito de uma importante investigação sobre corrupção.
Mais de 100 policias belgas invadiram instalações do Parlamento Europeu na manhã de quinta-feira, a propósito de uma investigação sobre actividades ilícitas de suborno e corrupção da gigante chinesa de tecnologia Huawei.
14 Mar 25
Rochdale, onde gangues de violaradores paquistaneses operaram sem freio durante anos, recebe prémio “Cidade da Cultura”.
Numa decisão chocante, a cidade de Rochdale, um local de eleição para os gangues de violadores predominantemente muçulmanos e de origem paquistanesa, foi nomeada “Cidade da Cultura” pelo aparelho trabalhista britânico.
13 Mar 25
Fronteira sul dos EUA regista uma queda de 94% nas travessias ilegais.
O chefe da Patrulha de Fronteira, Mike Banks, relatou uma redução significativa nas travessias ilegais na fronteira entre os EUA e o México. Banks atribuiu estes resultados ao discurso e às políticas implementadas pela administração Trump.
13 Mar 25
Depois de convencer Trump a subscrever o seu projecto trans-humanista de IA/mRNA, Sam Altman regressou ao seu natural esquerdismo.
Sam Altman, o CEO da OpenAI de que Trump tanto gosta, está entre a lista de bilionários que vão financiar a campanha do senador democrata Mark Warner, que votou contra a maioria dos nomeados do gabinete do Presidente.
12 Mar 25
Conselheiro governamental avisa que o Reino Unido está a caminhar para a guerra civil.
O Professor David Betz afirmou num podcast que a situação social no Reino Unido é explosiva e que uma erupção nacional que ultrapassará os tumultos do Verão passado vai provavelmente acontecer dentro de meia década.