O presidente Trump suspendeu toda a ajuda militar à Ucrânia depois de Zelensky ter sugerido que a guerra com a Rússia iria durar ainda muito tempo. A decisão inclui até a ajuda militar que está actualmente em trânsito para a Ucrânia.
Na segunda-feira, Trump disse que está absolutamente farto de Zelensky, que recusa sentar-se à mesa para um acordo de paz com a Rússia.
Respondendo à afirmação de Zelensky de que o fim da guerra com a Rússia está “muito, muito longe”, Trump publicou no Truth Social esta mensagem:
“Esta é a pior declaração que poderia ter sido feita por Zelensky, e a América não vai aguentar isso por muito mais tempo! É o que eu estava a dizer, este tipo não quer que haja paz enquanto tiver o apoio da América e, a Europa, na reunião que teve com Zelenskyy, afirmou categoricamente que não pode fazer o trabalho sem os EUA – provavelmente não é uma grande declaração para ter sido feita em termos de uma demonstração de força contra a Rússia. O que é que eles estão a pensar?”
De facto, Zelensky não foi à Casa Branca na sexta-feira passada para fazer a paz, mas para continuar a guerra, à custa dos contribuintes americanos. Pouco depois da mensagem de Trump ser publicada, veio a público a decisão de suspensão de toda a ajuda militar à ucrânia.
.@VP: “Do you think that it’s respectful to come to the Oval Office of the United States of America and attack the administration that is trying to prevent the destruction of your country?”@POTUS: “You don’t have the cards right now. With us, you start having cards … You’re… pic.twitter.com/iTYyAmfuCJ
— Rapid Response 47 (@RapidResponse47) February 28, 2025
Após o desastre diplomático da semana passada, o Presidente ucraniano continuou a mostrar-se difícil numa série de posts no X. Numa dessas mensagens, afirmou:
“Estamos a lutar há 3 anos e o povo ucraniano precisa de saber que a América está do nosso lado. Quero que os EUA estejam mais firmemente do nosso lado”.
Zelensky tentou posteriormente suavizar as suas exigências agradecendo aos EUA o apoio dado à Ucrânia nos últimos três anos, numa entrevista à Fox News ainda na sexta-feira, embora se tenha recusado a pedir desculpa pela insolência na Sala Oval. Mas depois, recusando a paz para o curto prazo, voltou a estragar tudo.
We are very grateful to the United States for all the support. I’m thankful to President Trump, Congress for their bipartisan support, and American people. Ukrainians have always appreciated this support, especially during these three years of full-scale invasion. pic.twitter.com/Z9FlWjF101
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) March 1, 2025
Neste momento especula-se que Elon Musk poderá de seguida fechar o acesso das tropas ucranianas à rede Starlink, complicando ainda mais a operacionalidade militar do país.
Relacionados
17 Mar 25
Invertebrado: Depois de ter dito que o processo era irreversível, Mark Rutte diz que adesão da Ucrânia à NATO está fora da mesa de negociações.
Em Outubro do ano passado, Mark Rrutte dizia que o rumo da Ucrânia para se tornar membro da NATO era irreversível. Agora já diz que é impossível. É um homem sem coluna dorsal, porque no pântano onde prospera só triunfam os invertebrados.
17 Mar 25
Guerra do Bourbon: Trump classifica a União Europeia como “hostil e abusiva”. Ameaça com tarifas de 200% .
Ameaçando a UE com tarifas esmagadoras se não levantar “uma desagradável tarifa de 50%" sobre o bourbon americano, Donald Trump aproveitou para sugerir que não está disposto a ser abusado pelos tecnocratas de Bruxelas.
14 Mar 25
Polícia belga faz rusgas no Parlamento Europeu no âmbito de uma importante investigação sobre corrupção.
Mais de 100 policias belgas invadiram instalações do Parlamento Europeu na manhã de quinta-feira, a propósito de uma investigação sobre actividades ilícitas de suborno e corrupção da gigante chinesa de tecnologia Huawei.
14 Mar 25
Rochdale, onde gangues de violaradores paquistaneses operaram sem freio durante anos, recebe prémio “Cidade da Cultura”.
Numa decisão chocante, a cidade de Rochdale, um local de eleição para os gangues de violadores predominantemente muçulmanos e de origem paquistanesa, foi nomeada “Cidade da Cultura” pelo aparelho trabalhista britânico.
13 Mar 25
Fronteira sul dos EUA regista uma queda de 94% nas travessias ilegais.
O chefe da Patrulha de Fronteira, Mike Banks, relatou uma redução significativa nas travessias ilegais na fronteira entre os EUA e o México. Banks atribuiu estes resultados ao discurso e às políticas implementadas pela administração Trump.
13 Mar 25
Depois de convencer Trump a subscrever o seu projecto trans-humanista de IA/mRNA, Sam Altman regressou ao seu natural esquerdismo.
Sam Altman, o CEO da OpenAI de que Trump tanto gosta, está entre a lista de bilionários que vão financiar a campanha do senador democrata Mark Warner, que votou contra a maioria dos nomeados do gabinete do Presidente.