Um juiz federal emitiu uma restrição temporária que bloqueia a ordem executiva do Presidente Donald J. Trump, emitida para interditar o financiamento federal de cirurgias de mudança de sexo e outros procedimentos de transição de género em menores de 19 anos. O juiz do Tribunal Distrital dos EUA, Brendan A. Hurson, emitiu a ordem no final da tarde de quinta-feira a pedido de seis jovens transexuais com idades entre 12 e 18 anos, seus pais e grupos de defesa que estão a tentar revogar a directiva da Casa Branca.
A decisão é uma medida temporária e não representa um julgamento conclusivo sobre os argumentos legais, mas é um obstáculo para a administração Trump. Este empecilho legal vem juntar-se a outro que ocorreu no início deste mês, quando um juiz federal se opôs à directiva de Trump para restringir os tratamentos de transição de género para prisioneiros federais e para alojar mulheres transexuais presas com homens nas penitenciárias dos EUA. O juiz Hurson foi nomeado para o Tribunal Distrital pelo ex-presidente Joe Biden.
Residentes em Maryland, Nova Iorque e Massachusetts, os queixosos afirmam que as duas ordens executivas específicas de Trump põem em perigo o seu acesso a tratamentos de transição de género supostamente necessários, anunciados após a tomada de posse da nova administração no mês passado. Uma das ordens mandata as agências federais a recusarem o financiamento de investigação ou educação que apoie o que a Casa Branca classifica como “ideologia de género”, desafiando a noção de que os indivíduos se podem identificar com um género diferente do sexo que lhes foi atribuído à nascença. A segunda ordem exige que as agências impeçam o financiamento federal de médicos que ofereçam bloqueadores da puberdade, terapias hormonais e cirurgias a menores de 19 anos para fins de transição de género.
Na sequência da ordem executiva de Trump, várias clínicas terão cancelado as consultas. Os queixosos fazem referência a um comunicado de imprensa da Casa Branca que indica o sucesso da ordem, com anúncios de vários hospitais citados como prova das suas alegações.
A decisão do juiz enquadra-se no contexto da reacção liberal às ordens executivas do executivo federal, que está a ser virulenta. Tanto através do recurso aos tribunais de estados liberais como em acções de desobediência civil e insubordinação, ou simplesmente recorrendo ao boicote e a bloqueios da máquina federal, o estado profundo e a extrema-esquerda estão a trabalhar activamente para impedir as reformas da administração Trump em áreas tão diversas como a imigração, a saúde, a educação e as forças armadas.
O representante democrata Robert Garcia, da Califórnia, chegou ao ponto de afirmar na CNN, na quarta-feira passada, que os americanos querem que o seu partido use “armas reais” para lutar contra Elon Musk e o DOGE.
Relacionados
17 Mar 25
Guerra do Bourbon: Trump classifica a União Europeia como “hostil e abusiva”. Ameaça com tarifas de 200% .
Ameaçando a UE com tarifas esmagadoras se não levantar “uma desagradável tarifa de 50%" sobre o bourbon americano, Donald Trump aproveitou para sugerir que não está disposto a ser abusado pelos tecnocratas de Bruxelas.
14 Mar 25
Polícia belga faz rusgas no Parlamento Europeu no âmbito de uma importante investigação sobre corrupção.
Mais de 100 policias belgas invadiram instalações do Parlamento Europeu na manhã de quinta-feira, a propósito de uma investigação sobre actividades ilícitas de suborno e corrupção da gigante chinesa de tecnologia Huawei.
14 Mar 25
Rochdale, onde gangues de violaradores paquistaneses operaram sem freio durante anos, recebe prémio “Cidade da Cultura”.
Numa decisão chocante, a cidade de Rochdale, um local de eleição para os gangues de violadores predominantemente muçulmanos e de origem paquistanesa, foi nomeada “Cidade da Cultura” pelo aparelho trabalhista britânico.
13 Mar 25
Fronteira sul dos EUA regista uma queda de 94% nas travessias ilegais.
O chefe da Patrulha de Fronteira, Mike Banks, relatou uma redução significativa nas travessias ilegais na fronteira entre os EUA e o México. Banks atribuiu estes resultados ao discurso e às políticas implementadas pela administração Trump.
13 Mar 25
Depois de convencer Trump a subscrever o seu projecto trans-humanista de IA/mRNA, Sam Altman regressou ao seu natural esquerdismo.
Sam Altman, o CEO da OpenAI de que Trump tanto gosta, está entre a lista de bilionários que vão financiar a campanha do senador democrata Mark Warner, que votou contra a maioria dos nomeados do gabinete do Presidente.
12 Mar 25
Conselheiro governamental avisa que o Reino Unido está a caminhar para a guerra civil.
O Professor David Betz afirmou num podcast que a situação social no Reino Unido é explosiva e que uma erupção nacional que ultrapassará os tumultos do Verão passado vai provavelmente acontecer dentro de meia década.