Donald Trump e o Secretário da Defesa, Pete Hegseth, despediram três líderes militares de quatro estrelas na semana passada, cumprindo a promessa de substituir todos os generais que não estejam alinhados com os esforços da Casa Branca para dar prioridade à letalidade e ao combate nas forças armadas, em detrimento de políticas DEI e tendências woke.
Hegseth demitiu a Chefe de Operações Navais, Almirante Lisa Franchetti, e o Vice-Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General James Slife.
Afirmando que “tiveram carreiras distintas” Hegseth disse:
“Agradecemos-lhes pelo seu serviço e dedicação ao nosso país (…) Sob o comando do Presidente Trump, estamos a criar uma nova liderança que irá concentrar as nossas forças armadas na sua missão principal de dissuadir, combater e vencer guerras.”
O chefe do Pentágono acrescentou ainda que estava também a solicitar nomeações para os juízes e procuradores do Exército, da Marinha e da Força Aérea.
Pouco antes do anúncio de Hegseth, Trump demitiu o presidente do Estado-Maior Conjunto, o general da Força Aérea Charles “CQ” Brown, que foi colocado no cargo pelo ex-presidente Joe Biden.
Trump anunciou a sua decisão no Truth Social, dizendo:
“Quero agradecer ao General Charles ‘CQ’ Brown pelos seus mais de 40 anos de serviço ao nosso país, incluindo como nosso actual Presidente do Estado-Maior Conjunto. Ele é um excelente cavalheiro e um líder extraordinário, e eu desejo-lhe um grande futuro, a ele e à sua família.”
Trump também anunciou o substituto de Brown, o tenente-general (aposentado) da Força Aérea Dan “Razin” Caine, que ele conheceu durante seu primeiro mandato.
O presidente do Estado-Maior Conjunto é o principal conselheiro militar do Presidente. Embora tenha normalmente mandatos de quatro anos, o prazo pode ser interrompido em qualquer altura pelo Presidente.
Brown ficou famoso por ter publicado um vídeo durante os motins de George Floyd, no qual chamou à morte de Floyd “trágica” e disse que estava “muito emocionado”.
Como chefe do Estado-Maior da Força Aérea, também fez pressão para recrutar mais afro-americanos e outras minorias como oficiais.
Também durante o mandato de Brown como chefe de gabinete da Força Aérea, o nomeado de Trump para subsecretário da Força Aérea, o ex-tenente-coronel Matthew Lohmeier, foi demitido de seu comando da Força Espacial depois de publicar um livro sobre a disseminação do marxismo nas forças armadas dos Estados Unidos e discutir o seu livro num podcast.
Hegseth comentou a decisão do Presidente:
“Esta noite o Presidente anunciou que tenciona nomear o Tenente-General Dan “Razin” Caine, USAF, para o cargo de Presidente do Estado-Maior Conjunto, o mais alto oficial militar da nação e o principal conselheiro militar do Presidente, do Secretário da Defesa e do Conselho de Segurança Nacional. O General Caine encarna o espírito do combatente e é exactamente o líder de que precisamos para fazer face a este momento. Estou ansioso por trabalhar com ele.”
Relacionados
17 Mar 25
Guerra do Bourbon: Trump classifica a União Europeia como “hostil e abusiva”. Ameaça com tarifas de 200% .
Ameaçando a UE com tarifas esmagadoras se não levantar “uma desagradável tarifa de 50%" sobre o bourbon americano, Donald Trump aproveitou para sugerir que não está disposto a ser abusado pelos tecnocratas de Bruxelas.
14 Mar 25
Polícia belga faz rusgas no Parlamento Europeu no âmbito de uma importante investigação sobre corrupção.
Mais de 100 policias belgas invadiram instalações do Parlamento Europeu na manhã de quinta-feira, a propósito de uma investigação sobre actividades ilícitas de suborno e corrupção da gigante chinesa de tecnologia Huawei.
14 Mar 25
Rochdale, onde gangues de violaradores paquistaneses operaram sem freio durante anos, recebe prémio “Cidade da Cultura”.
Numa decisão chocante, a cidade de Rochdale, um local de eleição para os gangues de violadores predominantemente muçulmanos e de origem paquistanesa, foi nomeada “Cidade da Cultura” pelo aparelho trabalhista britânico.
13 Mar 25
Fronteira sul dos EUA regista uma queda de 94% nas travessias ilegais.
O chefe da Patrulha de Fronteira, Mike Banks, relatou uma redução significativa nas travessias ilegais na fronteira entre os EUA e o México. Banks atribuiu estes resultados ao discurso e às políticas implementadas pela administração Trump.
13 Mar 25
Depois de convencer Trump a subscrever o seu projecto trans-humanista de IA/mRNA, Sam Altman regressou ao seu natural esquerdismo.
Sam Altman, o CEO da OpenAI de que Trump tanto gosta, está entre a lista de bilionários que vão financiar a campanha do senador democrata Mark Warner, que votou contra a maioria dos nomeados do gabinete do Presidente.
12 Mar 25
Conselheiro governamental avisa que o Reino Unido está a caminhar para a guerra civil.
O Professor David Betz afirmou num podcast que a situação social no Reino Unido é explosiva e que uma erupção nacional que ultrapassará os tumultos do Verão passado vai provavelmente acontecer dentro de meia década.