O aviso de JD Vance sobre o recuo da liberdade de expressão na Europa, durante a Conferência de Segurança de Munique, provocou um ataque colectivo de nervos entre o estabelecimento político do velho continente.
No entanto, os seus comentários revelaram-se correctos e verificáveis apenas dois dias depois, quando o programa 60 Minutes emitiu uma ‘reportagem’ bizarra, em que se faz a apologia das autoridades alemãs por molestarem com rusgas domiciliárias pessoas que publicaram material “ofensivo” ou “insultuoso” na Internet.
A peça também sublinhava, com mal disfarçada euforia, que na Alemanha é literalmente ilegal chamar “idiota” a um político ou, noutro caso, referir que a dirigente do Partido Verde, Ricarda Lang, é gorda (sendo que ela é factualmente gorda).
Neste contexto mediático, Musk chamou a atenção para uma notícia de Novembro do ano passado sobre um cidadão da Saxónia-Anhalt, que publicou no X os seus sentimentos em relação a Robert Habeck, Ministro Federal dos Assuntos Económicos e da Açcão Climática e Vice-Chanceler da Alemanha, afirmando:
“Sr. Habeck, você é um mentiroso pedaço de 💩.”
— Elon Musk (@elonmusk) February 18, 2025
O post estava relacionado com o papel de Habeck na eliminação progressiva dos sistemas de aquecimento a óleo e a gás nos edifícios em toda a Alemanha, em favor de uma mudança para as energias ditas ‘verdes’. Depois de ter sido implementada no início do ano passado, a política resultou num aumento acentuado dos preços de aquecimento para os consumidores.
O cidadão alemão estava apenas a exprimir o seu desprezo por Habeck por ter aumentado drasticamente o seu custo de vida.
Depois do ministro ter apresentado uma queixa-crime por causa do post, o homem foi mais tarde condenado e multado em 600 euros por “injúria a pessoas que exercem funções públicas, calúnia e difamação”, ao abrigo do artigo 188 do Código Penal.
Logo, não foi por a frase ser falsa, que a multa foi aplicada.
Até ao fim do ano de 2024, o pidesco Habeck apresentou pelo menos 805 queixas-crime de natureza semelhante, incluindo uma que levou a que um reformado visse a sua casa invadida por ter simplesmente partilhado um meme que foi considerado insultuoso pelo ministro do governo de Olaf Scholz, agora demissionário, mas ainda muito activo na repressão do livre discurso.
JD Vance estava carregado de razão.
Relacionados
14 Nov 25
Suécia: juízes afirmam que violação de rapariga de 16 anos por imigrante africano “não durou o suficiente” para justificar a sua deportação.
Meya Åberg, de 16 anos, foi agredida e violada pelo imigrante Yazied Mohamed quando regressava a casa do trabalho. Mohamed escapará à deportação, porque os juízes acham que a violação não durou o suficiente nem foi suficientemente grave.
12 Nov 25
Confrontados com a decadência moral e a violência política que se vive na federação, americanos convertem-se ao cristianismo.
Após o assassinato do activista conservador Charlie Kirk, e no contexto da completa decadência civilizacional e da corrupção moral das suas elites políticas (à esquerda e à direita), os americanos estão a viver um ressurgimento significativo da fé cristã.
11 Nov 25
Veterano do ‘Dia D’ diz que a Grã-Bretanha de hoje é menos livre do que na sua juventude e que não justifica o sacrifício da II Guerra Mundial.
Um veterano britânico da Segunda Guerra Mundial, de 100 anos, lamentou num programa de televisão da ITV que o estado actual do Reino Unido não seja aquele pelo qual ele e os seus camaradas lutaram e pereceram na Segunda Guerra Mundial.
10 Nov 25
Distopia do Reino Unido: vítimas abandonam Inquérito sobre gangues de violadores muçulmanos por “pressão política”.
O inquérito do governo britânico sobre os gangues de violadores paquistaneses mergulhou na desordem, com quatro sobreviventes de abusos sexuais a demitirem-se do seu painel de ligação entre vítimas e procuradores, alegando "pressão política" e um "ambiente tóxico".
7 Nov 25
Alemanha: Sírios envolvidos num crime a cada 39 minutos.
Estatísticas governamentais recém-divulgadas acenderam um aceso debate sobre as políticas de imigração na Alemanha, revelando que suspeitos de origem síria estiveram ligados a 135.668 crimes entre 2015 e 2024.
5 Nov 25
Elon Musk prevê uma “inevitável” guerra civil na Grã-Bretanha.
Reforçando a sua preocupação com o processo distópico em curso no Reino Unido, Elon Musk afirmou que “uma guerra civil na Grã-Bretanha é inevitável”, após o assassinato de um homem que passeava os seus cães em Londres, por um imigrante ilegal.






