O ‘czar de fronteira’ do presidente Donald J. Trump respondeu às recentes críticas do Papa Francisco, pedindo ao pontífice que conserte a Igreja Católica antes de comentar as políticas de imigração dos EUA. Observando que ele próprio é católico, Tom Homan afirmou:
“Ele deveria consertar a Igreja Católica, concentrar-se no seu trabalho e deixar a aplicação das políticas de fronteira para nós. Ele quer atacar a segurança da nossa fronteira, mas tem um muro à volta do Vaticano, não tem? Tem um muro para se proteger e proteger o seu povo, mas não podemos ter um muro à volta dos Estados Unidos.”
Convenhamos, o director do ICE está carregado de razão.
O Papa Francisco comentou recentemente as políticas de deportação da administração Trump, defendendo um melhor tratamento dos refugiados legítimos e condenando as deportações, mas reconhecendo que os países têm o direito de se defender contra invasões de ilegais.
O Papa Francisco também abordou os comentários feitos recentemente pelo vice-presidente J.D. Vance nas redes sociais, nos quais Vance se referiu ao ordo amoris, um ensinamento cristão tradicional que defende a ordem do amor que se tem pela família, vizinhos, compatriotas e assim por diante.
Francisco respondeu a essa indirecta assim:
“A verdadeira ordo amoris que deve ser promovida é aquela que descobrimos meditando no amor que constrói uma fraternidade aberta a todos, sem excepção.”
A importância dada à família pelo actual papa parece apenas subir de tom quando se trata de abençoar casais do mesmo sexo.
E quanto a fronteiras, só consegue manifestar simpatia por aquelas que delimitavam o Império Mongol. E as do Vaticano que, como muito bem sublinha Homan, é um dos perímetros mais bem guardados e patrulhados da geografia universal.
Relacionados
17 Mar 25
Guerra do Bourbon: Trump classifica a União Europeia como “hostil e abusiva”. Ameaça com tarifas de 200% .
Ameaçando a UE com tarifas esmagadoras se não levantar “uma desagradável tarifa de 50%" sobre o bourbon americano, Donald Trump aproveitou para sugerir que não está disposto a ser abusado pelos tecnocratas de Bruxelas.
14 Mar 25
Polícia belga faz rusgas no Parlamento Europeu no âmbito de uma importante investigação sobre corrupção.
Mais de 100 policias belgas invadiram instalações do Parlamento Europeu na manhã de quinta-feira, a propósito de uma investigação sobre actividades ilícitas de suborno e corrupção da gigante chinesa de tecnologia Huawei.
14 Mar 25
Rochdale, onde gangues de violaradores paquistaneses operaram sem freio durante anos, recebe prémio “Cidade da Cultura”.
Numa decisão chocante, a cidade de Rochdale, um local de eleição para os gangues de violadores predominantemente muçulmanos e de origem paquistanesa, foi nomeada “Cidade da Cultura” pelo aparelho trabalhista britânico.
13 Mar 25
Fronteira sul dos EUA regista uma queda de 94% nas travessias ilegais.
O chefe da Patrulha de Fronteira, Mike Banks, relatou uma redução significativa nas travessias ilegais na fronteira entre os EUA e o México. Banks atribuiu estes resultados ao discurso e às políticas implementadas pela administração Trump.
13 Mar 25
Depois de convencer Trump a subscrever o seu projecto trans-humanista de IA/mRNA, Sam Altman regressou ao seu natural esquerdismo.
Sam Altman, o CEO da OpenAI de que Trump tanto gosta, está entre a lista de bilionários que vão financiar a campanha do senador democrata Mark Warner, que votou contra a maioria dos nomeados do gabinete do Presidente.
12 Mar 25
Conselheiro governamental avisa que o Reino Unido está a caminhar para a guerra civil.
O Professor David Betz afirmou num podcast que a situação social no Reino Unido é explosiva e que uma erupção nacional que ultrapassará os tumultos do Verão passado vai provavelmente acontecer dentro de meia década.