O líder russo Vladimir Putin comentou as primeiras semanas de mandato do Presidente Trump e o efeito que terá na Europa, declarando que as elites políticas vão alinhar-se “aos pés de Trump”.
Numa entrevista à RT, Putin afirmou:
“Eles [as elites políticas no Ocidente] estavam felizes por cumprir qualquer ordem de Washington sob Biden. Eles simplesmente não gostam de Trump e interferiram realmente na vida política, no processo eleitoral dos Estados Unidos. E depois ficaram confusos quando Trump de repente ganhou”.
E depois complementou o seu raciocínio assim:
“As elites políticas gostavam mais de Biden. Mas Trump tem melhores ideias sobre o que é bom, o que é mau, incluindo na ideologia de género, em algumas outras questões, e eles não gostam disso.”
E continuando num estilo desempoeirado, concluiu:
“Mas garanto-vos que Trump, com o seu carácter e persistência, vai restaurar a ordem muito rapidamente. E todos eles, vão ver, vai acontecer rapidamente, em breve, todos eles vão ficar aos pés do mestre, a abanar gentilmente as caudas’.
JUST IN: 🇷🇺🇪🇺 Russian President Putin says Europe’s elites will soon stand at Donald Trump’s feet and ‘gently wag their tails.’ pic.twitter.com/waqGc8I49R
— BRICS News (@BRICSinfo) February 2, 2025
Numa outra entrevista recente, Vladimir Putin afirmou que o Presidente Trump foi “roubado” nas eleições de 2020 e que “talvez a crise na Ucrânia que surgiu em 2022 não tivesse acontecido” se ele tivesse sido reeleito.
É mais que nítido que o Presidente russo está empenhado em namorar o inquilino da Casa Branca. Mas por seu lado, Donald Trump insiste em fazer diplomacia de cenoura e pau com o Kremlin, embora também já tenha deixado claro que não é com Zelensky que pode contar para fazer a paz.
Chega até a ser cómica a actual relação entre a Casa Branca e o Kremlin. Sem qualquer margem de manobra para negociar seja o que for, Donald Trump finge-se forte. Com a guerra a correr claramente a seu favor e imune a qualquer medida punitiva que o Ocidente possa inventar ainda, Vladimir Putin finge-se fraco.
A atitude do russo percebe-se melhor do que a do americano: se namorar Donald Trump, que é por natureza muito susceptível a elogios e cortesias, for o preço a pagar para poupar os soldados russos a mais uns meses de guerra, que assim seja.
Quanto ao Presidente americano, está a fazer o que lhe é possível para não perder a face e sair do processo com a imagem de que foi instrumental para a paz sem ceder muito a Moscovo. Não é fácil, dada a situação no terreno. Mas Putin é muito capaz de o ajudar nessa pretensão.
Relacionados
17 Mar 25
Guerra do Bourbon: Trump classifica a União Europeia como “hostil e abusiva”. Ameaça com tarifas de 200% .
Ameaçando a UE com tarifas esmagadoras se não levantar “uma desagradável tarifa de 50%" sobre o bourbon americano, Donald Trump aproveitou para sugerir que não está disposto a ser abusado pelos tecnocratas de Bruxelas.
14 Mar 25
Polícia belga faz rusgas no Parlamento Europeu no âmbito de uma importante investigação sobre corrupção.
Mais de 100 policias belgas invadiram instalações do Parlamento Europeu na manhã de quinta-feira, a propósito de uma investigação sobre actividades ilícitas de suborno e corrupção da gigante chinesa de tecnologia Huawei.
14 Mar 25
Rochdale, onde gangues de violaradores paquistaneses operaram sem freio durante anos, recebe prémio “Cidade da Cultura”.
Numa decisão chocante, a cidade de Rochdale, um local de eleição para os gangues de violadores predominantemente muçulmanos e de origem paquistanesa, foi nomeada “Cidade da Cultura” pelo aparelho trabalhista britânico.
13 Mar 25
Fronteira sul dos EUA regista uma queda de 94% nas travessias ilegais.
O chefe da Patrulha de Fronteira, Mike Banks, relatou uma redução significativa nas travessias ilegais na fronteira entre os EUA e o México. Banks atribuiu estes resultados ao discurso e às políticas implementadas pela administração Trump.
13 Mar 25
Depois de convencer Trump a subscrever o seu projecto trans-humanista de IA/mRNA, Sam Altman regressou ao seu natural esquerdismo.
Sam Altman, o CEO da OpenAI de que Trump tanto gosta, está entre a lista de bilionários que vão financiar a campanha do senador democrata Mark Warner, que votou contra a maioria dos nomeados do gabinete do Presidente.
12 Mar 25
Conselheiro governamental avisa que o Reino Unido está a caminhar para a guerra civil.
O Professor David Betz afirmou num podcast que a situação social no Reino Unido é explosiva e que uma erupção nacional que ultrapassará os tumultos do Verão passado vai provavelmente acontecer dentro de meia década.