O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy afirmou que o seu país recebeu menos de metade dos 177 biliões de dólares de ajuda acordados pelos EUA durante o regime de Biden e que não sabe para onde foi o resto do dinheiro.
Numa entrevista à AP, Zelenskyy afirmou que Kiev ‘só’ recebeu 75 biliões de dólares da ajuda militar aprovada.
“Quando ouço – tanto no passado como agora – os EUA dizerem que a América forneceu à Ucrânia centenas biliões de dólares, como presidente de uma nação em guerra, posso dizer-vos que recebemos pouco mais de 75 biliões de dólares. Por isso, quando as pessoas falam de 177 biliões de dólares ou mesmo de 200 biliões de dólares, nós nunca recebemos isso”.
E acrescentou:
“Estamos a falar de coisas tangíveis porque esta ajuda não veio em dinheiro, mas sim em armas, que ascenderam a cerca de 70 biliões de dólares. Quando se diz que a Ucrânia recebeu 200 biliões de dólares para apoiar o exército durante a guerra, isso não é verdade. Não sei para onde foi todo esse dinheiro. Talvez a administração do presidente dos EUA faça uma auditoria a estes programas e encontre biliões adicionais, mas não sei para onde foram esses fundos”.
JUST IN: Ukrainian President Zelensky says Ukraine only received around $75 billion of the $177 billion in aid sent by the United States.
“I don’t know where all this money is.” pic.twitter.com/O5EVwkFAt0
— BRICS News (@BRICSinfo) February 2, 2025
As observações de Zelensky surgem depois de o Presidente Trump ter congelado toda a ajuda a países estrangeiros, com excepção de Israel e do Egipto.
Zelenskyy fez a mesma afirmação no mês passado no podcast de Lex Fridman, alegando que a Ucrânia não recebeu nem metade dos fundos atribuídos pelos EUA, e insinuou que isso pode ser devido à corrupção ou lobby de entidades americanas.
Elon Musk, que está a dirigir o Departamento de Eficiência Governamental de Trump, tomou nota das observações de Zelenskyy.
— Elon Musk (@elonmusk) February 2, 2025
Para onde raio foi o dinheiro?
Se é verosímil que a organização mafiosa de Washington possa ter consumido uma parte da massa, também não é nada improvável que Zelensky esteja apenas a criar um álibi para o dinheiro que entretanto roubou aos contribuintes americanos. Principalmente considerando que a Ucrânia é uma dos países mais corruptos do mundo.
Elon Musk encerra a USAID. Mas…
O magnata da tecnologia Elon Musk, recentemente nomeado para dirigir o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) do presidente Donald J. Trump, anunciou planos para encerrar a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). Num podcast do X Spaces, Musk declarou: “Estamos a fechá-la”, indicando que o presidente Trump concordou com ele após uma discussão detalhada sobre a agência, que é uma fachada da CIA e que financia organizações não-governamentais (ONGs) e outras entidades em todo o mundo.
“Passámos o fim de semana a colocar a USAID no triturador.”, publicou Musk no X., acrescentando noutro post: ” A USAID é uma organização criminosa.”
USAID is a criminal organization https://t.co/Xzl70dmow1
— Elon Musk (@elonmusk) February 3, 2025
A medida surge num contexto de acções por parte da administração que sinalizam cepticismo em relação à agência. O financiamento da USAID foi recentemente congelado e muitos dos seus funcionários foram colocados em licença.
Oficialmente, a USAID deve ajudar instituições de caridade e países pobres – incluindo o Afeganistão governado pelos talibãs – mas há alegações generalizadas de que a agência está a canalizar o dinheiro dos contribuintes dos EUA para projectos políticos de um neo-liberalismo radical e a perder biliões para a corrupção.
Em 2023, sob o antigo regime Biden-Harris, a USAID promoveu o activismo em prol da ideologia de género e do aborto. A agência também deu dinheiro a ONGs como o Projecto de Denúncia de Crime Organizado e Corrupção (OCCRP), que esteve envolvido no primeiro impeachment do presidente Trump, apoiado pelos democratas.
Embora o OCCRP afirme ser politicamente neutro, o seu cofundador, Drew Sullivan, tem sido tudo menos imparcial nas redes sociais, promovendo a narrativa de que as tatuagens de inspiração católica do Secretário da Defesa Pete Hegseth são de “extrema-direita”, por exemplo.
Entretanto, Donald Trump Donald disse aos jornalistas no domingo à noite que os funcionários da agência eram “um bando de lunáticos radicais”, acrescentando que a sua administração estava a “tirá-los de lá” antes de tomar uma decisão final sobre o seu futuro.
Foi posteriormente anunciado pela Casa Branca que a USAID teria de facto sido terminada, mas que as suas competências passaram a ser assumidas pela Secretaria de Estado, ou seja, por Marco Rubio.
Porque, como sabemos proverbialmente, para que tudo permaneça igual, é necessário que tudo mude.
Relacionados
17 Mar 25
Guerra do Bourbon: Trump classifica a União Europeia como “hostil e abusiva”. Ameaça com tarifas de 200% .
Ameaçando a UE com tarifas esmagadoras se não levantar “uma desagradável tarifa de 50%" sobre o bourbon americano, Donald Trump aproveitou para sugerir que não está disposto a ser abusado pelos tecnocratas de Bruxelas.
14 Mar 25
Polícia belga faz rusgas no Parlamento Europeu no âmbito de uma importante investigação sobre corrupção.
Mais de 100 policias belgas invadiram instalações do Parlamento Europeu na manhã de quinta-feira, a propósito de uma investigação sobre actividades ilícitas de suborno e corrupção da gigante chinesa de tecnologia Huawei.
14 Mar 25
Rochdale, onde gangues de violaradores paquistaneses operaram sem freio durante anos, recebe prémio “Cidade da Cultura”.
Numa decisão chocante, a cidade de Rochdale, um local de eleição para os gangues de violadores predominantemente muçulmanos e de origem paquistanesa, foi nomeada “Cidade da Cultura” pelo aparelho trabalhista britânico.
13 Mar 25
Fronteira sul dos EUA regista uma queda de 94% nas travessias ilegais.
O chefe da Patrulha de Fronteira, Mike Banks, relatou uma redução significativa nas travessias ilegais na fronteira entre os EUA e o México. Banks atribuiu estes resultados ao discurso e às políticas implementadas pela administração Trump.
13 Mar 25
Depois de convencer Trump a subscrever o seu projecto trans-humanista de IA/mRNA, Sam Altman regressou ao seu natural esquerdismo.
Sam Altman, o CEO da OpenAI de que Trump tanto gosta, está entre a lista de bilionários que vão financiar a campanha do senador democrata Mark Warner, que votou contra a maioria dos nomeados do gabinete do Presidente.
12 Mar 25
Conselheiro governamental avisa que o Reino Unido está a caminhar para a guerra civil.
O Professor David Betz afirmou num podcast que a situação social no Reino Unido é explosiva e que uma erupção nacional que ultrapassará os tumultos do Verão passado vai provavelmente acontecer dentro de meia década.