O Governo trabalhista do Reino Unido acaba de anunciar poderes intrusivos de espionagem bancária num projecto-lei que dá às autoridades públicas uma plataforma orwelliana de controlo da actividade financeira dos cidadãos. O projecto-lei obriga os bancos a informar o governo sobre contas e movimentos bancários de empresas e particulares segundo critérios secretos.
O grupo de defesa da privacidade e das liberdades cívicas Big Brother Watch alertou para o facto de estes poderes visarem um ataque à privacidade financeira das pessoas.
Vários grupos de campanha, liderados pelo Big Brother Watch, escreveram a Liz Kendall em Setembro passado para que abandonasse estes planos que “representariam uma intrusão grave e desproporcionada na privacidade da nação”.
Em resposta à ‘Lei das Autoridades Públicas (Fraude, Erro e Recuperação)’ que o governo de Keir Starmer está a vender como “a maior repressão da fraude numa geração”, o director do grupo de campanha sobre privacidade e liberdades civis do Big Brother Watch, Silkie Carlo, afirmou:
“Todos queremos que os verdadeiros burlões enfrentem a lei, especialmente os multimilionários que fogem aos impostos e os burlões da Covid. Mas estes poderes extremos não têm apenas a ver com a fraude, mas também com a correcção dos frequentes erros de pagamento do Governo.
Temos de ser extremamente cautelosos quanto à possibilidade de o Governo criar um sistema de justiça de segundo nível, reservado às pessoas que dependem da segurança social, que contorna as audiências justas nos tribunais para lhes retirar os fundos e as liberdades.
O público e o parlamento serão, com razão, muito cépticos em relação à atribuição de poderes ao governo para entrar directamente nas contas bancárias de qualquer pessoa e retirar-lhe dinheiro e até mesmo as nossas cartas de condução, e muito menos para atingir os idosos, os deficientes e as pessoas no limiar da pobreza, cujas vidas podem ser destruídas por punições erradas.”
De facto, o projecto-lei não é exactamente a “maior repressão da fraude numa geração”, mas de um dos maiores ataques ao sistema de segurança social numa geração. Faz parte de um plano mais vasto que está a transformar a segurança social britânica num sistema de vigilância digital, com o Governo a introduzir também a espionagem bancária em massa, com a desculpa de investigar os requerentes a subsídios.
Trata-se de uma tentativa de intrusão na privacidade e da imposição de punições totalmente sem precedentes, característica do carácter totalitário do governo de Keir Starmer.
🚨BREAKING: The Government has just announced sweeping bank spying powers in a new bill.
“We all want genuine fraudsters to face the law, especially the multi-millionaire tax avoiders and Covid scammers.
But these extreme powers are not only about fraud but about correcting the… pic.twitter.com/Djq5vB3q8p
— Big Brother Watch (@BigBrotherWatch) January 22, 2025
Relacionados
17 Mar 25
Guerra do Bourbon: Trump classifica a União Europeia como “hostil e abusiva”. Ameaça com tarifas de 200% .
Ameaçando a UE com tarifas esmagadoras se não levantar “uma desagradável tarifa de 50%" sobre o bourbon americano, Donald Trump aproveitou para sugerir que não está disposto a ser abusado pelos tecnocratas de Bruxelas.
14 Mar 25
Polícia belga faz rusgas no Parlamento Europeu no âmbito de uma importante investigação sobre corrupção.
Mais de 100 policias belgas invadiram instalações do Parlamento Europeu na manhã de quinta-feira, a propósito de uma investigação sobre actividades ilícitas de suborno e corrupção da gigante chinesa de tecnologia Huawei.
14 Mar 25
Rochdale, onde gangues de violaradores paquistaneses operaram sem freio durante anos, recebe prémio “Cidade da Cultura”.
Numa decisão chocante, a cidade de Rochdale, um local de eleição para os gangues de violadores predominantemente muçulmanos e de origem paquistanesa, foi nomeada “Cidade da Cultura” pelo aparelho trabalhista britânico.
13 Mar 25
Fronteira sul dos EUA regista uma queda de 94% nas travessias ilegais.
O chefe da Patrulha de Fronteira, Mike Banks, relatou uma redução significativa nas travessias ilegais na fronteira entre os EUA e o México. Banks atribuiu estes resultados ao discurso e às políticas implementadas pela administração Trump.
13 Mar 25
Depois de convencer Trump a subscrever o seu projecto trans-humanista de IA/mRNA, Sam Altman regressou ao seu natural esquerdismo.
Sam Altman, o CEO da OpenAI de que Trump tanto gosta, está entre a lista de bilionários que vão financiar a campanha do senador democrata Mark Warner, que votou contra a maioria dos nomeados do gabinete do Presidente.
12 Mar 25
Conselheiro governamental avisa que o Reino Unido está a caminhar para a guerra civil.
O Professor David Betz afirmou num podcast que a situação social no Reino Unido é explosiva e que uma erupção nacional que ultrapassará os tumultos do Verão passado vai provavelmente acontecer dentro de meia década.