A Comissão Europeia impôs uma pesada sanção financeira à Meta, a empresa-mãe do Facebook, alegando práticas anti-concorrenciais associadas ao seu serviço Marketplace. A Meta enfrenta uma coima de cerca de 797,72 milhões de euros, na sequência de um inquérito do executivo da União Europeia, que funciona como a principal autoridade antitrust no bloco de 27 membros.
A investigação concluiu que a Meta abusou da sua posição dominante no mercado ao integrar a sua funcionalidade Marketplace na plataforma da rede social Facebook. Segundo a Comissão, esta prática obrigou os utilizadores do Facebook a encontrar involuntariamente os serviços do Marketplace, sufocando efectivamente a concorrência ao limitar a exposição a serviços rivais. Além disso, a Comissão manifestou preocupações quanto aos termos de serviço da Meta, que alegadamente permitem que a empresa aproveite dados publicitários – provenientes de concorrentes que utilizam o Facebook ou o Instagram – para rentabilizar a sua própria plataforma.
A Meta afirmou que vai contestar as conclusões da Comissão. A empresa afirma que a decisão carece de provas de qualquer efeito prejudicial para os concorrentes ou consumidores e ignora a dinâmica competitiva presente no sector europeu de anúncios classificados online.
A acção europeia contra a Meta reflecte uma decisão semelhante nos Estados Unidos contra o gigante da tecnologia e de pesquisa online Google. Em Agosto, um juiz federal decidiu que a Google violou a lei antitrust dos EUA, aumentando a possibilidade de a empresa enfrentar um processo de desagregação dos seus vários negócios.
Esta decisão da Comissão Europeia pode também abrir precedentes para uma futura acção contra a plataforma X de Elon Musk.
Relacionados
15 Abr 25
Tucker Carlson de queixo caído: 9 milhões de crianças americanas injectadas com última versão de vacinas mRNA contra a COVID.
Quando a Dra. Mary Talley Bowden informou Tucker Carlson de que “9 milhões de crianças americanas receberam a última versão das vacinas COVID”, o jornalista não escondeu o choque. Crimes contra a humanidade, em tempo real, na América de Donald Trump.
9 Abr 25
Até os globalistas do ‘Economist’ dizem que Le Pen não deve ser interdita da actividade política.
A revista globalista The Economist saiu, algo surpreendentemente, em defesa de Marine Le Pen, que foi proibida de concorrer a cargos públicos em França durante cinco anos e colocada em prisão domiciliária durante dois anos.
8 Abr 25
Comissão Europeia prepara-se para multar o X em 1 bilião de dólares por ‘desinformação’.
A Comissão Europeia vai concluir no Verão o processo que levantou contra a liberdade de expressão na plataforma de Elon Musk, com uma multa astronómica e exigências de censura no futuro. A decisão abre ainda mais a frente de guerra entre os EUA e a Europa.
25 Mar 25
USAID financiou órgãos de propaganda ucranianos que colocaram JD Vance e Elon Musk na lista negra de “agentes russos”.
Uma organização mediática ucraniana que colocou vários políticos americanos numa lista negra de “propagandistas estrangeiros da Federação Russa”, incluindo o Vice-Presidente J.D. Vance e o senador Rand Paul, recebeu financiamento da USAID.
18 Mar 25
A propósito do ataque ao Iémen, Scott Ritter chama “estúpido” a Donald Trump. Infelizmente, está carregado de razão.
Scott Ritter foi aos arames e acusou a administração Trump de tudo e mais alguma coisa, a propósito do ataque ao Iémen, encomendado por Tel Aviv. Está carregado de razão, mas com o ataque de nervos deixou de ser ouvido na Casa Branca, o que é uma pena.
12 Mar 25
Tucker, Mohammed e o Deus do Bom Senso.
À conversa com Tucker Carlson, Abdulrahman Al Thani faz aquilo que todo o líder político de uma nação com um mínimo de respeito por si própria deve fazer: defender os seus valores, as suas tradições, a sua religião, a sua cultura, ou seja - os interesses dos seus cidadãos.