O Homem alpendre
ficou por minutos sozinho
em frente à laranjeira onde havia
duas ou três laranjas em sobressalto.
Soltou do bolso
a pedra redonda da praia.
Elevou-a no ar frio,
exterior ao muito íntimo mundo da algibeira,
e soltou-a, com um pequeno impulso,
ao nível dos olhos.
A pedra, redonda e muito mineral
dentro do sossego de pedra,
misturou-se por instantes infinitesimais
com as laranjas suas primas
e o Homem alpendre quase jurou
que as ouviu falarem-se.
Matarem no Aleph que sobrou
a saudade impossível.
De quem se não via há muito.
Alburneo
___________
Mais poemas de Alburneo no ContraCultura.
Relacionados
13 Ago 26
Eclipse
A escuridão que os meus olhos temem, as trevas do vero eclipse; são da civilização que declina em inescapável apocalipse.
9 Ago 26
As Corujas Viram
Dostoiévski e Kafka numa ilha de angústia cercada de mato por todos os lados. Os versos de Walter Biancardine.
2 Ago 26
Leia o rótulo antes de usar
Para quê armas e processos, para quê estudar e falar, para quê tanto trabalho quando basta... Rotular? Um poema de Walter Biancardine.
26 Jul 26
A rima como ela é.
O poeta é um alcoólatra e mal banhado. A poetisa é gorda e feia. As maravilhas que escrevem não combinam com o fedor que exalam. Um poema de Walter Biancardine.
15 Jul 26
Haikus do alto da falésia (décima temporada)
A arte do haiku: é a Parker que verseja, é o Beethoven que grita, é a baía que cria. Tudo o que o poeta tem que fazer limita-se ao jornalismo. Salvo seja.
1 Jul 26
Novos haikus de Fornalhas Velhas
A arte do haiku: a Ofélia encontra ovelhas para pastorear, os insectos suicidam-se na piscina, os maus versos também têm préstimo e o apagão mostra-te o rosto de Deus.






