Num processo inédito em 248 anos da história dos EUA, o Presidente eleito Donald Trump será sentenciado a 10 de Janeiro no caso de um pagamento ilegal de 130 mil dólares que o seu então advogado, Michael Cohen, fez à estrela de cinema para adultos Stormy Daniels nos dias anteriores às eleições de 2016.
“Este tribunal considera que nem a ausência do júri nem a rejeição da acusação são exigidas pela doutrina da imunidade presidencial, pela Lei de Transição Presidencial ou pela Cláusula de Supremacia”, escreveu o juiz Juan Merchan na sexta-feira.
Merchan disse que Trump não cumprirá pena de prisão e permitiu que comparecesse virtualmente à sessão da sentença.
A decisão do juiz Juan Merchan põe fim a dois meses de especulação – e de disputas entre os advogados de Trump e o procurador de Manhattan, Alvin Bragg – após a vitória eleitoral de Trump, a 5 de Novembro.
Em Abril, Trump foi condenado por todas as 34 acusações criminais depois de ter sido acusado de transferir para a conta bancária da estrela porno Stormy Daniels, também conhecida por Stephanie Clifford, ‘pagamentos secretos’ através do seu então advogado Michael Cohen num esquema para a silenciar e impedir que a história sobre o seu alegado caso fosse publicada no National Enquirer.
O procurador distrital de Manhattan, Alvin Bragg, alegou que Trump cometeu fraude porque o pagamento foi rotulado como “honorários de advogado”.
O juiz Merchan adiou anteriormente a sentença, que estava marcada para 26 de Novembro e os advogados do Presidente eleito apresentaram no mês passado vários pedidos para encerrar o caso.
Merchan rejeitou anteriormente o esforço de Trump para anular a condenação por crime com base no argumento da imunidade presidencial, depois de o Supremo Tribunal ter decidido que os presidentes dos EUA têm imunidade de acusação por actos oficiais.
Trump criticou entretanto o juiz nova-iorquino por emitir uma “ordem psicótica” e desrespeitar a decisão do Supremo Tribunal dos EUA sobre a imunidade presidencial, afirmando a este propósito no Truth Social:
“Numa ordem psicótica completamente ilegal, o juiz em exercício Juan Merchan, profundamente conflituoso, corrupto, tendencioso e incompetente, desrespeitou completamente o Supremo Tribunal dos Estados Unidos e a sua decisão histórica sobre a imunidade. Mas mesmo sem imunidade, este caso ilegítimo não é mais do que uma farsa fraudulenta. Merchan, que é um activista radical, escreveu uma opinião que é reconhecidamente ilegal, vai contra a nossa Constituição e, se for mantida, significaria o fim da Presidência tal como a conhecemos. Merchan tem tão pouco respeito pela Constituição que está a manter uma ilegal ordem de silêncio contra mim, o seu Presidente e Presidente Eleito, apenas para que eu não possa expor os conflitos familiares ilegais que o desqualificam.”
Relacionados
17 Mar 25
Guerra do Bourbon: Trump classifica a União Europeia como “hostil e abusiva”. Ameaça com tarifas de 200% .
Ameaçando a UE com tarifas esmagadoras se não levantar “uma desagradável tarifa de 50%" sobre o bourbon americano, Donald Trump aproveitou para sugerir que não está disposto a ser abusado pelos tecnocratas de Bruxelas.
14 Mar 25
Polícia belga faz rusgas no Parlamento Europeu no âmbito de uma importante investigação sobre corrupção.
Mais de 100 policias belgas invadiram instalações do Parlamento Europeu na manhã de quinta-feira, a propósito de uma investigação sobre actividades ilícitas de suborno e corrupção da gigante chinesa de tecnologia Huawei.
14 Mar 25
Rochdale, onde gangues de violaradores paquistaneses operaram sem freio durante anos, recebe prémio “Cidade da Cultura”.
Numa decisão chocante, a cidade de Rochdale, um local de eleição para os gangues de violadores predominantemente muçulmanos e de origem paquistanesa, foi nomeada “Cidade da Cultura” pelo aparelho trabalhista britânico.
13 Mar 25
Fronteira sul dos EUA regista uma queda de 94% nas travessias ilegais.
O chefe da Patrulha de Fronteira, Mike Banks, relatou uma redução significativa nas travessias ilegais na fronteira entre os EUA e o México. Banks atribuiu estes resultados ao discurso e às políticas implementadas pela administração Trump.
13 Mar 25
Depois de convencer Trump a subscrever o seu projecto trans-humanista de IA/mRNA, Sam Altman regressou ao seu natural esquerdismo.
Sam Altman, o CEO da OpenAI de que Trump tanto gosta, está entre a lista de bilionários que vão financiar a campanha do senador democrata Mark Warner, que votou contra a maioria dos nomeados do gabinete do Presidente.
12 Mar 25
Conselheiro governamental avisa que o Reino Unido está a caminhar para a guerra civil.
O Professor David Betz afirmou num podcast que a situação social no Reino Unido é explosiva e que uma erupção nacional que ultrapassará os tumultos do Verão passado vai provavelmente acontecer dentro de meia década.