A Alemanha entrará na lista dos países que irão a votos no próximo ano. O presidente Frank-Walter Steinmeier disse num discurso na sexta-feira que tinha dissolvido o parlamento do país e que uma eleição antecipada terá lugar em Fevereiro.
“Decidi dissolver o 20.º Bundestag alemão para fixar a data das eleições antecipadas para 23 de Fevereiro. A estabilidade política na Alemanha é um bem precioso. É precisamente em tempos difíceis como estes que a estabilidade exige um governo capaz de agir e uma maioria credível no parlamento. Por isso, estou convencido de que, para o bem do nosso país, novas eleições são o caminho certo.”
Steinmeier aproveitou para criticar a influência de Elon Musk, declarando:
A campanha deve ser“conduzida com meios justos e transparentes, livre da influência estrangeira… que é particularmente intensa em X. O ódio e a violência não devem ter lugar nesta campanha eleitoral, nem a difamação ou a intimidação… Rudo isto é um veneno para a democracia.”
Os comentários foram feitos depois de Musk ter declarado repetidamente o seu apoio ao partido Alternativa para a Alemanha (AfD), que é o única força política na Alemanha com ideias conservadoras e antiglobalistas.
🇩🇪 Following the collapse of the government and the call for early elections in Germany, President Steinmeier stated:
“Platform X is a danger to democracy.” pic.twitter.com/zO5GQ0SLCa
— Update NEWS (@UpdateNews724) December 27, 2024
Não se percebe porém onde é que Steinmeier encontrou, nas declarações de Musk, o ódio, a violência, a difamação e a intimidação de que fala. O patrão do X limitou-se a afirmar que o AfD é o único partido capaz de salvar a Alemanha. E não deixa de ser revoltante que um líder de um país Europeu acuse uma plataforma que permite a liberdade de expressão de ser “um veneno para a democracia”.
Only AfD can save Germany https://t.co/8TNZVEZGh5
— Elon Musk (@elonmusk) December 22, 2024
Reagindo às declarações do presidente alemão, Musk foi mais agressivo, afirmando:
“Steinmeier é um tirano anti-democrático! Devia ter vergonha.”
O anúncio de eleições antecipadas surge poucos dias depois do chanceler alemão, Olaf Scholz, ter perdido um voto de confiança no Bundestag, após o colapso da sua coligação de três partidos, profundamente impopular e incompetente, que empurrou a Alemanha para uma profunda crise económica e energética, envolvendo intensamente o país num conflito por procuração com a Rússia.
A votação ocorreu também um mês depois de Scholz ter demitido o seu ministro das Finanças durante uma disputa polémica sobre estratégias para reanimar a agonizante economia alemã.
As eleições representam uma oportunidade para a AFD obter mais ganhos em todo o país, à medida que os eleitores expressam a sua indignação face à imigração em massa que minou o seu tecido social. Mas de acordo com a última sondagem, a União Democrata Cristã (CDU), centrista e globalista, deverá liderar a votação com 31% dos votos, enquanto o AFD está em segundo lugar com 19,5% das intenções de voto.
Entretanto, o Partido Social Democrata (SPD), no poder, está a definhar com apenas 16%, seguido pelos Verdes com 12,5%.
Germany, INSA poll:
CDU/CSU-EPP: 31% (-1)
AfD-ESN: 19.5% (-0.5)
SPD-S&D: 16%
GRÜNE-G/EFA: 12.5% (+0.5)
BSW-NI: 8%
FDP-RE: 5%
LINKE-LEFT: 3%+/- vs. 16-19 December 2024
Fieldwork: 20-23 December 2024
Sample size: 2,010➤ https://t.co/obOCVirJfd#btw25 #Bundestag #wahlen pic.twitter.com/urlK4cd4S6
— Europe Elects (@EuropeElects) December 25, 2024
Relacionados
17 Mar 25
Guerra do Bourbon: Trump classifica a União Europeia como “hostil e abusiva”. Ameaça com tarifas de 200% .
Ameaçando a UE com tarifas esmagadoras se não levantar “uma desagradável tarifa de 50%" sobre o bourbon americano, Donald Trump aproveitou para sugerir que não está disposto a ser abusado pelos tecnocratas de Bruxelas.
14 Mar 25
Polícia belga faz rusgas no Parlamento Europeu no âmbito de uma importante investigação sobre corrupção.
Mais de 100 policias belgas invadiram instalações do Parlamento Europeu na manhã de quinta-feira, a propósito de uma investigação sobre actividades ilícitas de suborno e corrupção da gigante chinesa de tecnologia Huawei.
14 Mar 25
Rochdale, onde gangues de violaradores paquistaneses operaram sem freio durante anos, recebe prémio “Cidade da Cultura”.
Numa decisão chocante, a cidade de Rochdale, um local de eleição para os gangues de violadores predominantemente muçulmanos e de origem paquistanesa, foi nomeada “Cidade da Cultura” pelo aparelho trabalhista britânico.
13 Mar 25
Fronteira sul dos EUA regista uma queda de 94% nas travessias ilegais.
O chefe da Patrulha de Fronteira, Mike Banks, relatou uma redução significativa nas travessias ilegais na fronteira entre os EUA e o México. Banks atribuiu estes resultados ao discurso e às políticas implementadas pela administração Trump.
13 Mar 25
Depois de convencer Trump a subscrever o seu projecto trans-humanista de IA/mRNA, Sam Altman regressou ao seu natural esquerdismo.
Sam Altman, o CEO da OpenAI de que Trump tanto gosta, está entre a lista de bilionários que vão financiar a campanha do senador democrata Mark Warner, que votou contra a maioria dos nomeados do gabinete do Presidente.
12 Mar 25
Conselheiro governamental avisa que o Reino Unido está a caminhar para a guerra civil.
O Professor David Betz afirmou num podcast que a situação social no Reino Unido é explosiva e que uma erupção nacional que ultrapassará os tumultos do Verão passado vai provavelmente acontecer dentro de meia década.