A Ucrânia é habitada por 38 milhões de almas. Na guerra com a Rússia conta neste momento 1.8 milhões de baixas, incluindo 780.000 mortos.
Para dar perspectiva a estes números, a Alemanha Nazi contava 80 milhões de habitantes em 1939. Perdeu 3.1 milhões de soldados.
A relação entre a base demográfica e os soldados mortos no caso alemão, que é apocalíptico, é de 4 em 100, sensivelmente. No caso ucraniano é de 2 em 100.
O corpo demográfico russo soma 144 milhões de pessoas. Estima-se que perdeu até agora cerca de 500.000 soldados. A relação é de 1 em 300.
Entre Junho e Setembro deste ano, as forças armadas ucranianas perderam cerca de 60.000 soldados por mês. 240.000 almas em 4 meses. Como é que este país, ou qualquer outro, na verdade, pode sustentar um nível assim estarrecedor de baixas?
O que o Ocidente está a fazer, ao apoiar e prolongar esta guerra insustentável, é criminoso. Porque se mesmo os russos, que têm justificações históricas e geo-estratégicas plausíveis para fazer este guerra, já devem estar a fazer contas à tenebrosa chacina dos seus homens, que razões tem o bloco ocidental para continuar a validar a mortandade, trágica e comprometedora até do futuro da nação ucraniana, que está a promover?
No total, já morreram nesta guerra 2 milhões de seres humanos. Mais umas largas centenas de milhar vão morrer até que a Rússia atinja os seus objectivos, porque já ninguém acredita noutro desfecho. Ou seja: se logo de princípio se tivesse chegado a um entendimento diplomático, cedendo à Russia pelo menos uma boa parte do que pretendia, teríamos o mesmo resultado (ou até um produto negociado mais favorável à Ucrânia), sem a tenebrosa mortandade.
Boris Johnson, que em 2022 foi a correr para Kiev de forma a impedir o sucesso das negociações que estavam em curso entre russos e ucranianos e que pareciam promissoras, vai ficar para a história como um proeminente criminoso de guerra.
E das duas uma: ou é um louco furioso que devia estar encerrado na cela mais inóspita de um manicómio de alta segurança, ou não tem uma noite bem dormida há já algum tempo.
O que é, convenhamos, ligeiríssimo castigo.
Relacionados
23 Abr 25
Trump rejeitou plano israelita de ataque ao Irão.
Donald Trump anulou um plano israelita para atacar as instalações nucleares do Irão, dizendo ao primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu que o Estado judeu teria de o realizar sozinho. Por uma vez, os sionistas cederam.
21 Abr 25
“A guerra da Ucrânia não é a nossa guerra”: administração Trump prepara retirada estratégica das negociações de paz.
A administração Trump está a preparar-se para reconhecer o fracasso do seu envolvimento no conflito Ucrânia-Rússia, declarando que se retirará totalmente das negociações de paz se não houver progressos claros dentro de dias.
10 Abr 25
‘Presidente da paz’ ou senhor da guerra? Trump quer 1 trilião de dólares para a Defesa.
O "Presidente da paz" está a transformar-se num senhor da guerra a um ritmo ensandecedor. Joe Biden tinha a desculpa da senilidade e do salário do diabo. Que justificação terá Donald Trump, que foi precisamente eleito para acabar com as 'guerras eternas'?
7 Abr 25
Alemanha vai posicionar tropas perto da fronteira com a Rússia numa acção militar histórica.
Mais doses de histerismo russofóbico: Enquanto ponderam um regresso ao serviço militar obrigatório, os alemães estão a preparar o envio de tropas para a Lituânia, numa primeira missão militar permanente desde a II Guerra Mundial.
2 Abr 25
‘Presidente da paz’ ameaça o Irão com “bombardeamentos como eles nunca viram antes.”
Donald Trump, cujo mandato eleitoral é o de acabar com o envolvimento dos EUA nas guerras eternas, e que se define como o 'Presidente da paz' ameaçou o Irão com “bombardeamentos como eles nunca viram antes"
1 Abr 25
Zelensky rejeita qualquer acordo de paz que implique a cedência de territórios.
O Presidente ucraniano declarou que a Ucrânia não cederá a Moscovo quaisquer territórios que estejam sob o seu controlo. Ficamos assim a saber que só haverá paz quando Zelensky for corrido do poder político ou as tropas russas chegarem a Kiev.