A administração Biden está a resistir às exigências dos republicanos para emitir uma declaração avisando o Irão de que qualquer tentativa de assassinar Donald Trump constituiria um acto de guerra.
Como o Contra já documentou, os serviços secretos americanos e outras fontes de inteligência informaram a equipa de Trump de que o regime iraniano tem planos para o assassinar e até equipas no território dos EUA com esse fim em mente.
A Casa Branca recusou-se a comentar as exigências específicas dos republicanos, evocando um comunicado bastante vago sobre as recentes ameaças iranianas à vida de Trump.
O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Sean Savitt, disse a este propósito:
“Consideramos este assunto de segurança nacional e interna da mais alta prioridade e condenamos veementemente o Irão por estas ameaças”.
Porque é que o presidente em exercício não avisa um regime hostil sobre as consequências necessariamente graves de matarem um antigo presidente dos EUA e actual candidato presidencial?
The White House is hoping they get to Trump before Iran does.
— Cryptid Politics (pro-DeSantis) 🇺🇸🐊 (@CryptidPolitics) September 27, 2024
Se fosse Barak Obama o alvo dos aiatolas, reagiria o regime Biden desta forma tão pouco decisiva?
Vague responses can be detrimental. The White House must provide clear, decisive messaging to safeguard national interests and global stability.
This isn’t about politics; it’s about national security and human life.
— Collins Opara 𝕏 (@iamcollinsopara) September 27, 2024
Não deveria haver qualquer hesitação ou ambiguidade a este respeito.
The fact that Biden is hesitant to issue a firm warning to Iran about threatening Trump is concerning. It shows weakness when strong leadership is needed. Any threat against a former president should be met with absolute clarity—no room for ambiguity.
— Robert Bird (@BobMacBobFace) September 27, 2024
Afinal, não se trata de uma questão complexa.
Iran killing any American on American soil or representing America abroad should be an Act of War, Period!
This shouldn’t be hard https://t.co/MdBCJcpxzf
— Rob O’Donnell (@odonnell_r) September 27, 2024
Qual será a verdadeira razão por trás desta indefinição?
I mean to be fair, they’re trying to kill Trump too. https://t.co/VjEdoWwwmR
— Steve Deace (@SteveDeaceShow) September 27, 2024
Entretanto, surgiram novas alegações de que foi descoberto um plano para matar Trump no seu avião, utilizando mísseis terra-ar, possivelmente de origem iraniana.
Seja como for e como já advertimos por várias vezes, toda esta história do Irão tresanda a fabricação de um bode expiatório. Nada mais conveniente para os poderes instituídos em Washington do que fazer explodir o avião de Trump, utilizando um míssil terra-ar, e culpar depois o Irão. A operação resultaria até em mais um argumento para a guerra total no Médio Oriente.
As Torres Gémeas com um tiro só. Seria o crime perfeito, mesmo.
Relacionados
1 Nov 24
Empresa de sondagens mais assertiva em 2020 mostra que presidenciais de 2024 estão completamente em aberto.
A AtlasIntel, considerada a empresa de sondagens mais precisa nas eleições de 2020, divulgou projecções para os sete estados-chave das presidenciais de 2024. Trump lidera em seis, mas em quatro deles por números que estão dentro da margem de erro.
1 Nov 24
EUA: Máquinas de voto de Dallas chumbam nos testes de integridade mas vão ser usadas na mesma.
As máquinas de voto em Dallas, Texas, não passaram nos testes de integridade, de acordo com os republicanos do condado local. Ainda assim, serão utilizadas nas eleições presidenciais da próxima semana.
31 Out 24
Elon Musk declara “guerra” aos comissários do Partido Trabalhista britânico.
Elon Musk declarou “guerra” a um grupo ligado ao Partido Trabalhista britânico que está activamente a tentar destruir o X. O magnata não é propriamente um guerreiro. Mas os apparatchiks de Keir Starmer também não são feitos de material samurai.
31 Out 24
Biden diz que os eleitores de Trump são “lixo”. Trump responde com mais um momento icónico.
Joe Biden foi mais longe do que Hillary Clinton e o seu infame comentário de 2016 sobre os "deploráveis", e chamou "lixo" aos apoiantes de Trump. A resposta da campanha republicana não se fez esperar e vai ficar para os anais.
30 Out 24
Reino Unido: Total de imigrantes ilegais a atravessar o Canal da Mancha em 2024 já superou o número de 2023.
De acordo com dados oficiais, quase 30.000 migrantes chegaram ao Reino Unido este ano atravessando o Canal da Mancha em pequenas embarcações, mais 10% do que os registados até Outubro do ano passado.
30 Out 24
Joe Biden critica a campanha de Kamala Harris: “morta e enterrada”; “estúpida e preguiçosa”.
Joe Biden afirmou que a candidatura presidencial de Kamala Harris está defunta e, nos corredores da Casa Branca, corre a anedota de que Biden é mais assertivo e coerente sobre a campanha de Harris do que sobre qualquer outro assunto.