Herbert Kickl, o líder do Partido da Liberdade austríaco

 

O Partido da Liberdade (FPOe), de perfil populista, venceu as legislativas na Áustria, obtendo o maior sucesso eleitoral da sua história no domingo, 29 de Setembro, com quase um terço dos eleitores a legitimar as suas políticas anti-migração e de “remigração”. O FPOe obteve 29,2% dos votos nacionais, batendo o seu anterior recorde de 26,9% em 1999, quando o partido entrou num governo de coligação como parceiro minoritário do Partido Popular Austríaco (OeVP), de centro-direita.

Herbert Kickl, líder do FPOe e um aliado do húngaro Viktor Orbán na União Europeia (UE), concorreu com uma plataforma anti-migração e apoiou o conceito de “remigração”, que poderá resultar em deportações em grande escala de estrangeiros ilegais e, possivelmente, incentivos para que os imigrantes regressem aos seus países de origem.

“Estes invasores querem fazer-nos mal, pôr em perigo a nossa segurança e a nossa prosperidade”, disse Kickl durante a campanha eleitoral, apelando à ‘Fortaleza Áustria’.

A FPOe tornou-se muito popular entre os jovens, alcançando o primeiro lugar entre os eleitores com menos de 34 anos e ganhando 37% dos votos entre os que têm menos de 59 anos.

Apesar de ter ganho as eleições, Kickl e o seu partido terão de formar um governo de coligação com outro partido para obter a maioria no parlamento austríaco. Mas ao contrário do que se passa na Alemanha, em França e em Portugal, onde as forças política globalistas e de extrema-esquerda se unem para impedir o acesso ao poder dos populistas, não existe um ‘cordão sanitário’ contra o FPOe e há uma perspectiva realista de que o partido possa formar um governo com o OeVP, de centro-direita, o segundo mais votado.

O OeVP já formou várias coligações com o FPOe. No entanto, era o parceiro maioritário nessas coligações e não é claro se aceitará agora um papel secundário numa nova e eventual aliança com os populistas.

Os sociais-democratas, os Verdes e o grupo liberal NEOS excluíram a possibilidade de trabalhar com o FPOe, claro.