Manifestantes vestidos de verde e amarelo vieram para a rua para expressar o seu descontentamento com a actual liderança do país.
No sábado, 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil, centenas de milhar de manifestantes saíram às ruas para exigir o afastamento do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. As manifestações surgiram em resposta à repressão de Moraes sobre a liberdade de expressão, incluindo a recente proibição da plataforma X no país e multas para aqueles que contornem a proibição através do recurso a aplicações VPN.
Multidões de manifestantes vestidos de verde e amarelo e agitando bandeiras do Brasil encheram as artérias de várias cidades para expressar o seu descontentamento com a actual liderança do país. Muitos seguraram cartazes protestando contra a proibição do X, com uma faixa com uma imagem de Elon Musk que dizia: “Obrigado por defender nossa liberdade”.
Tens of thousands of citizens in Sao Paulo, Brazil protest against the Lula regime, demanding the impeachment of censorship judge @AlexandreFiles who banned Elon Musk’s X
— The Post Millennial (@TPostMillennial) September 7, 2024
Estes protestos ocorrem antes das eleições municipais do Brasil em Outubro e têm atraído um apoio significativo dos apoiantes do ex-presidente Jair Bolsonaro, que está impedido de se candidatar até 2030. O próprio Bolsonaro manifestou-se sobre a censura e apoiou as manifestações, postando no Instagram no início desta semana:
“Um país sem liberdade não pode comemorar nada neste dia”.
A proibição do X tem sido um assunto fracturante no Brasil, com o Ministro Moraes a impor multas pesadas aos utilizadores que continuam a publicar na plataforma. Esta medida tem sido vista por muitos como um exemplo da colaboração entre o poder judicial e o governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva para silenciar a oposição.
Elon Musk, o proprietário do X, incentivou os brasileiros a protestar contra esses ataques à liberdade de expressão, lançando uma conta no X chamada “Alexandre Files”, dedicada a expor as “directrizes ilegais emitidas para o X por Alexandre de Moraes”. A conta publicou recentemente um tópico sobre as acusações feitas por Alexandre de Moraes contra o senador brasileiro Marcos do Val, depois de este ter criticado o juiz e o chefe da polícia brasileira. Em resposta, Alexandre de Moraes ordenou o bloqueio das contas de Marcos do Val nas redes sociais.
Today, we begin shining a light on the abuses of Brazilian law committed by Alexandre de Moraes.
We have been forced to share these orders because there is no transparency from the court, and the people who are being censored have no recourse to appeal. Our own appeals have been…
— Alexandre Files (@AlexandreFiles) August 31, 2024
Relacionados
25 Abr 25
Polónia: Tribunal de Varsóvia revoga as licenças dos canais de televisão conservadores, a um mês das presidenciais.
Os conservadores acusam o Governo de Donald Tusk e o sistema judicial polaco de silenciar a dissidência antes das eleições presidenciais do próximo mês. E a recente decisão judicial de interditar canais de televisão conservadores só lhes dá razão.
25 Abr 25
EUA: Supremo Tribunal bloqueia as deportações que Trump está a fazer ao abrigo da ‘Lei dos Estrangeiros Inimigos’.
O Supremo Tribunal dos EUA emitiu uma decisão de emergência no início do sábado, interrompendo temporariamente o esforço da administração Trump para deportar mais de 50 imigrantes ilegais venezuelanos.
23 Abr 25
Enquanto o debate sobre a sua interdição se intensifica, o AfD é agora o partido mais popular da Alemanha.
O Alternativa para a Alemanha atingiu uma marca histórica e é agora o partido mais popular do país, pela primeira vez, atingindo 26% das preferências do eleitorado. Mais uma razão para que os poderes instituídos o interditem ou já é demasiado grande para ser cancelado?
23 Abr 25
Será possível? Novo líder do WEF é ainda mais sinistro que o anterior.
Dificilmente Peter Brabeck-Letmathe encontraria uma organização tão adequada ao seu perfil de vilão globalista e a verdade é que corremos o risco de vir a ter saudades de Klaus Schwab.
22 Abr 25
Péssimas notícias: Organização Mundial de Saúde ratifica tratado global legalmente vinculativo sobre pandemias.
A OMS definiu o texto de um tratado juridicamente vinculativo, supostamente destinado a melhorar a preparação global para futuras pandemias. um "marco significativo na jornada comum" das elites globalistas para um mundo mais fascizado
22 Abr 25
EUA: juiz ameaça administração Trump com desrespeito ao tribunal por não trazer de volta criminosos deportados.
O juiz James Boasberg encontrou “causa provável” para acusar a administração Trump de desrespeito ao tribunal, por ter violado a sua ordem judicial, que exigia o regresso aos Estados Unidos de dois voos de deportação repletos de criminosos.