Manifestantes vestidos de verde e amarelo vieram para a rua para expressar o seu descontentamento com a actual liderança do país.
No sábado, 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil, centenas de milhar de manifestantes saíram às ruas para exigir o afastamento do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. As manifestações surgiram em resposta à repressão de Moraes sobre a liberdade de expressão, incluindo a recente proibição da plataforma X no país e multas para aqueles que contornem a proibição através do recurso a aplicações VPN.
Multidões de manifestantes vestidos de verde e amarelo e agitando bandeiras do Brasil encheram as artérias de várias cidades para expressar o seu descontentamento com a actual liderança do país. Muitos seguraram cartazes protestando contra a proibição do X, com uma faixa com uma imagem de Elon Musk que dizia: “Obrigado por defender nossa liberdade”.
Tens of thousands of citizens in Sao Paulo, Brazil protest against the Lula regime, demanding the impeachment of censorship judge @AlexandreFiles who banned Elon Musk’s X
— The Post Millennial (@TPostMillennial) September 7, 2024
Estes protestos ocorrem antes das eleições municipais do Brasil em Outubro e têm atraído um apoio significativo dos apoiantes do ex-presidente Jair Bolsonaro, que está impedido de se candidatar até 2030. O próprio Bolsonaro manifestou-se sobre a censura e apoiou as manifestações, postando no Instagram no início desta semana:
“Um país sem liberdade não pode comemorar nada neste dia”.
A proibição do X tem sido um assunto fracturante no Brasil, com o Ministro Moraes a impor multas pesadas aos utilizadores que continuam a publicar na plataforma. Esta medida tem sido vista por muitos como um exemplo da colaboração entre o poder judicial e o governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva para silenciar a oposição.
Elon Musk, o proprietário do X, incentivou os brasileiros a protestar contra esses ataques à liberdade de expressão, lançando uma conta no X chamada “Alexandre Files”, dedicada a expor as “directrizes ilegais emitidas para o X por Alexandre de Moraes”. A conta publicou recentemente um tópico sobre as acusações feitas por Alexandre de Moraes contra o senador brasileiro Marcos do Val, depois de este ter criticado o juiz e o chefe da polícia brasileira. Em resposta, Alexandre de Moraes ordenou o bloqueio das contas de Marcos do Val nas redes sociais.
Today, we begin shining a light on the abuses of Brazilian law committed by Alexandre de Moraes.
We have been forced to share these orders because there is no transparency from the court, and the people who are being censored have no recourse to appeal. Our own appeals have been…
— Alexandre Files (@AlexandreFiles) August 31, 2024
Relacionados
3 Out 24
Hillary Clinton quer que os americanos que difundem “propaganda” pró-Trump sejam “acusados criminalmente”.
Hillary Clinton, Kamala Harris e Tim Walz não têm qualquer problema em assumir a sua alergia em relação à Primeira Emenda, típica dos liberal-leninistas: Quem não concorda com eles, é criminoso. E isso é que é democracia.
1 Out 24
17% dos democratas pensam que os EUA estariam melhor se Trump tivesse sido morto. 14% hesitam.
Uma nova sondagem revelou que não faltam democratas a torcer pelo assassinato de Trump e que apenas 48% concordam que seria negativo para o seu país se um candidato presidencial, que recolhe metade das intenções de voto dos americanos, fosse assassinado.
1 Out 24
Áustria: Populistas obtêm vitória histórica, e têm condições para formar um governo de coligação.
Recolhendo um forte apoio dos eleitores mais jovens, os populistas austríacos venceram as legislativas do fim de semana passado e têm condições para formar um governo de coligação com o partido de centro direita.
30 Set 24
Conversas no D. Carlos:
As Elites Políticas e a Representatividade do Povo.
No segundo momento das 'Conversas no D. Carlos', o Professor José Bento da Silva dissertou sobre o desfasamento contemporâneo entre a agenda das elites e os reais interesses das massas, numa luminosa lição de história, economia e ciência política.
30 Set 24
Fuga de informação: Serviços Secretos não conseguem impedir mais tentativas de assassinato contra Trump.
Numa clara tentativa de normalizar os atentados à vida de Donald Trump, uma 'fuga de informação' oriunda de serviços de inteligência norte-americanos e britânicos afirma que os serviços secretos são agora incapazes de proteger o ex-presidente.
23 Set 24
Congressista Matt Gaetz afirma que há 5 grupos terroristas nos EUA com a missão de assassinar Donald Trump.
Pelos vistos, há muita gente nos EUA com a intenção de assassinar Trump. Mas ninguém parece muito preocupado com isso. E se não é surpreendente que o regime Biden facilite a vida aos terroristas, é no mínimo estranho que até os republicanos convivam passivamente com a ameaça.