Alexa, a ‘assistente virtual’ da Amazon parece ter um preconceito ideológico bastante marcado.
Um vídeo que se tornou viral no X mostra o sistema a recusar-se a dar quaisquer razões para votar em Donald Trump nas próximas eleições, mas a oferecer uma lista de sugestões para votar em Kamala Harris.
Quando perguntada
“Por que deveria eu votar em Donald Trump?”
Alexa responde:
“Não posso fornecer conteúdo que promova qualquer opinião política”.
Mas quando perguntada
“Por que deveria eu votar em Kamala Harris?”
Alexa responde:
“Bem, há muitas razões para votar em Kamala Harris”.
E continua:
“A mais significativa talvez seja o facto de ela ser uma mulher afro-americana de um meio desfavorecido que trabalhou para se tornar senadora e vice-presidente dos Estados Unidos”.
Lindo. Não é a sua visão para o país, nem a sua competência como legisladora ou administradora, ou a sua capacidade de liderar que funcionam como motivos para a recomendação. É a cor da pele, o género e a classe social. A lógica da Alexa até se percebe, na verdade, porque Kamala Harris de facto não tem um visão para o país, nem competências técnicas, nem capacidade de liderança, pelo que a ‘assistente virtual’ não tem remédio se não recorrer às políticias de identidade.
E por isso, insiste:
“Além disso, ela tem um passado político significativo como filha de imigrantes, o que a torna um modelo para muitas pessoas”.
Surrealista.
Usually I just roll my eyes when I hear things like this about Alexa, but this one is true. Try asking Alexa (or computer in my case) why you should vote for Trump. Then ask why you should vote for Kamala.@amazon is so damn dirty pic.twitter.com/ZeZHJ4KLFV
— The🐰FOO (@PolitiBunny) September 3, 2024
É claro que o assunto explodiu no X. Até porque, em alguns casos, Alexa chegou até a partilhar razões para não votar em Trump.
This is wild…
Comment? @amazon? https://t.co/z2H11VE1gD
— Benny Johnson (@bennyjohnson) September 3, 2024
I thought for sure this was BS, and then I tried it myself!!!!! LISTEN!!!!! pic.twitter.com/nOiAiAYhqW
— L DeAngelis (@LazarLMD) September 3, 2024
They appear to be repairing this, but if you ask why you should NOT vote for Trump a few times, it gives you reasons.
— Steve Picray (@stevepicray) September 3, 2024
Nada disto é surpreendente. O sistema da Amazon já foi apanhado a negar que Donald Trump tenha sido baleado no comício de Butler, em Julho, por exemplo.
E os sistemas de inteligência artificial de Silicon Valley são invariavelmente condicionados pela ideologia dos seus criadores. Como o Contra já noticiou, uma das plataformas de IA da Google – a Gemini – recusa-se a mostrar imagens icónicas de Tiananmen, enquanto promove uma versão eugénica e radicalmente transformadora da história e do mundo, praticamente desprovida da pessoas brancas. Isto enquanto o Bard, um outro sistema de IA desta tecnológica, argumentou em favor da pena de morte por “crimes” de opinião. O Chat GPT, talvez o mais popular LLM do mercado, é ignorante em biologia, mas dispara opiniões sobre raça e género que devem ter sido retiradas de um manifesto da Antifa, enquanto mente descaradamente para cumprir as narrativas do regime Biden.
O que espanta é que pessoas que se consideram conservadoras ou populistas ou independentes, até, teimem em utilizar estes sistemas, desenhados por engenheiros que não teriam qualquer problema em enfiá-los rapidamente num campo de reeducação siberiano.
Relacionados
19 Set 24
Estudo sul-coreano: Vacinas mRNA contra a Covid-19 aumentam o risco de miocardite em 620%.
As vacinas mRNA contra a Covid-19 aumentam o risco de miocardite em seis ordens de grandeza, de acordo com um estudo realizado por investigadores sul-coreanos, que só vem confirmar os números assustadores de centenas de outras pesquisas sobre o programa de vacinação.
17 Set 24
É mais que tempo de admitir que a genética não resolve por si só o mistério da vida.
A grande maioria das pessoas acredita que existem apenas duas formas alternativas de explicar as origens da vida biológica: o criacionismo ou o neodarwinismo. No seu novo livro, Philip Ball apresenta uma terceira alternativa.
16 Set 24
Cosmonautas russos encontraram bactérias na superfície exterior da Estação Espacial Internacional.
Cosmonautas russos encontraram bactérias vivas, possivelmente oriundas do espaço exterior, na superfície do segmento russo da Estação Espacial Internacional (ISS). As bactérias, que constituem uma forma de vida biológica, estão agora a ser estudadas na Terra.
13 Set 24
Estudo: Viver perto de explorações agrícolas que usem pesticidas traduz o mesmo risco de cancro que o consumo de tabaco
Um paper publicado recentemente numa revista científica revela que os indivíduos que vivem em comunidades agrícolas onde são pulverizados pesticidas enfrentam um risco de cancro comparável ao dos fumadores.
11 Set 24
A NASA não existe.
Quem tem na ideia que a missão da NASA é a de contratar os melhores engenheiros para construírem belas e gloriosas naves espaciais e treinar os melhores astronautas para as pilotarem rumo ao infinito, tem uma ideia errada. Completamente errada.
9 Set 24
Cientistas japoneses: Risco de insuficiência cardíaca é 4900% superior em receptores da vacina mRNA Covid-19.
Um paper da autoria de reputados cientistas farmacêuticos do Japão reforçou a tese, fundamentada já por montanhas de outros estudos, de que as vacinas contra a Covid-19 aumentam brutalmente o risco de insuficiência cardíaca.