A conversa entre Donald Trump e Elon Musk, emitida na segunda-feira à noite no X, vai ficar para a história, destronando até o rei das audiências, Tucker Carlson, ao gerar mais de um bilião de visualizações.
Elon registou o recorde aboluto após a conversa de 2 horas entre os dois.
Combined views of the conversation with @realDonaldTrump and subsequent discussion by other accounts now ~1 billion https://t.co/s8x8QmdmnY
— Elon Musk (@elonmusk) August 13, 2024
Eis o podcast completo:
Listen live! https://t.co/BmsfJto4sW
— X (@X) August 13, 2024
Trump também voltou a publicar no X, com este anúncio a atingir 45,5 milhões de visualizações no momento da redacção deste artigo:
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) August 12, 2024
A conversa foi transmitida em directo no Spaces do X, mas teve de ultrapassar enormes problemas técnicos devido a um massivo ataque cibernético à plataforma, pouco antes do início da transmissão.
We tested the system with 8 million concurrent listeners earlier today https://t.co/ymqGBFEJX0
— Elon Musk (@elonmusk) August 13, 2024
O ataque seguiu-se a um choradinho da imprensa corporativa, porque Trump seria autorizado a dizer “o que quisesse” por Musk.
Axios’ @sarafischer: “@elonmusk will let Donald Trump speak all of the falsehoods & misinformation that he wants. I mean, he’s not a journalist … Does he want to be fact checking all the information? So I think it‘s just a platform for Trump to come out say whatever he wants.” pic.twitter.com/13w1MVzzGD
— Tom Elliott (@tomselliott) August 12, 2024
Oh, meu Deus, o horror de deixar um candidato presidencial dizer o que pensa e as pessoas poderem ouvi-lo para tirarem as suas próprias conclusões!
The meltdowns have already begun and he’s not even really posting anything yet. pic.twitter.com/iX43U5tWJE
— The🐰FOO (@PolitiBunny) August 12, 2024
Um “jornalista” do Washington Post chegou ao ponto de pedir que a Casa Branca interviesse e impedisse a conversa de acontecer.
The Washington Post’s Cleve Wootson: “One more, @ElonMusk is slated to interview [@realDonaldTrump] tomorrow — tonight on — on @X. I don’t know if the president is going to — feel free to say if he is or not — but I — I think that misinformation on Twitter is not just a campaign… pic.twitter.com/zKxJNF1zbf
— Curtis Houck (@CurtisHouck) August 12, 2024
Estes comissários soviéticos operam numa totalitária bolha de pretensão e não conseguem suportar a ideia de que, graças a Deus e a Tim Berners-Lee, não são os donos da informação que circula em todo o planeta.
A campanha de Harris, por seu lado, publicou um post passivo-agressivo que, em vez de abordar o conteúdo da conversa entre Musk e Trump, se concentrou nas questões técnicas como se a responsabilidade pelo malicioso ataque cibernético fosse de Musk. Ou da campanha de Trump.
20 something Kamala PR person can’t handle that it wasn’t some sort of staged fawning phone call from a reality show, that there was actual long form substance and real conversation involved, and tech issues because it wasn’t completely fake and staged and re-done until ‘right’ https://t.co/nk6CkZQMme
— m o d e r n i t y (@ModernityNews) August 13, 2024
É claro que esta gente não está habituada a ter conversas livres, orgânicas e substanciais, perante um público global massivo, com o qual nem sonham. Por isso, Kamala Harris nunca vai aceitar o convite de Musk, até porque não consegue passar mais de dois minutos fora do guião sem mostrar a sua completa ausência de espírito.
LOL – she’s too dumb and fake to do a real interview.
— Catturd ™ (@catturd2) August 13, 2024
No rescaldo da conversa, a imprensa corporativa, aterrorizada por ser cada vez mais irrelevante no contexto do fórum público e sem mais por onde pegar (a conversa foi tudo menos controversa), limitou-se ao tópico “nem sequer conseguiram fazer uma transmissão em directo” e às acusações espúrias do costume sobre o perfil do candidato republicano.
The knives are out for Elon and Trump.
The media is terrified of the fact that they both left a positive impression on listeners.
That they’re both decent, likable people who only want what’s best.
And the media is terrified that it is no longer relevant. X cuts out the… pic.twitter.com/4kIOeb08OC
— Ian Miles Cheong (@stillgray) August 13, 2024
Era bom de ver a CNN ou a MSNBC, que nem um canal de streaming bem sucedido conseguiram levantar, a tentarem fazer uma transmissão em directo para centenas de milhões de utilizadores enquanto se defendem de um ataque informático.
Antes do encontro com Trump, Elon recebeu mais ameaças da União Europeia, sob a forma de uma carta de Thierry Breton, o actual Comissário para o Mercado Interno da UE. Referindo-se directamente à conversa com Trump, Breton afirmou em termos inequívocos que o X tem de reprimir “conteúdos que promovam o ódio, a desordem, o incitamento à violência ou certos casos de desinformação”.
Musk respondeu com um meme que recomendava a Breton que “fxxxsse a sua própria cara”.
To be honest, I really wanted to respond with this Tropic Thunder meme, but I would NEVER do something so rude & irresponsible! https://t.co/jL0GDW5QUx pic.twitter.com/XhUxCSGFNP
— Elon Musk (@elonmusk) August 12, 2024
O magnata está claramente a operar em modo bestial.
Relacionados
17 Jan 25
União Europeia multa Meta em quase um bilião de euros por práticas abusivas no Facebook Marketplace.
A Comissão Europeia impôs uma pesada sanção financeira à Meta, a empresa-mãe do Facebook, alegando práticas anti-concorrenciais associadas ao seu serviço Marketplace.
14 Jan 25
Jornalista da BBC condenado por abuso sexual de menores.
Duncan Bartlett, antigo jornalista da BBC, foi condenado a 8 anos de prisão depois de ter admitido 35 crimes de abuso sexual de menores. É o último de uma série de funcionários da estação de propaganda britânica condenados por crimes de abuso de crianças e animais.
10 Jan 25
Preconceito e activismo: ‘Jornalistas’ alemães apoiam maioritariamente partidos de esquerda.
Um estudo recente efectuado por uma universidade de Dortmund revelou que, dos 'jornalistas' alemães dispostos a revelar a sua filiação partidária, 82% apoiam os partidos de esquerda.
9 Jan 25
A fantástica carapuça de Zuckerberg.
Não foram por certo valores morais que levaram o patrão da Meta a dar a cambalhota necessária para ficar em posição de defender a liberdade de expressão, provocando a ira dos poderes instituídos no Brasil e na Europa. Uma crónica de Walter Biancardine.
8 Jan 25
Surrealista: Marck Zuckerberg é agora um adepto do livre discurso e um adversário dos ‘verificadores de factos’.
Num vídeo publicado no Instagram, Zuckerberg delineou a nova direcção da empresa, que vai alegadamente dar prioridade à liberdade de expressão e acabar com a moderação de conteúdos ideologicamente conduzida. Há que ver para crer.
27 Dez 24
Comédia inadvertida: Dez histórias da imprensa corporativa que nos fizeram rir em 2024.
Nem sempre sabemos se havemos de rir ou chorar com o comportamento editorial da imprensa corporativa. O Contra recolheu dez episódios documentados no correr de 2024, que são definitivamente hilariantes, mesmo quando tentam apenas cumprir agendas sinistras.