A juíza do Tribunal Distrital dos Estados Unidos, Aileen Cannon, rejeitou a acusação de Jack Smith contra Donald J. Trump por alegado manuseamento incorreto de documentos confidenciais. Cannon decidiu que a nomeação de Smith como procurador especial pelo procurador-geral do Departamento de Justiça de Joe Biden, Merrick Garland, era inconstitucional.
Na decisão de Cannon, a juíza determina que a nomeação de Smith viola as cláusulas de Dotações e Nomeações.
E de facto, o juiz do Supremo Tribunal, Clarence Thomas, argumentou na sua opinião concorrente no processo Trump vs. Estados Unidos que a nomeação violava provavelmente a Constituição.
“Neste caso, o Procurador-Geral da República pretendeu nomear um cidadão privado como Procurador Especial para processar um antigo Presidente em nome dos Estados Unidos”, escreveu o Juiz Thomas na sua opinião concorrente. E continuou: “Mas não tenho a certeza de que qualquer gabinete de Procurador Especial tenha sido ‘estabelecido por lei’, como a Constituição exige.”
“Ao exigir que o Congresso crie gabinetes federais ‘por Lei’, a Constituição impõe um controlo importante contra o Presidente – não se podem criar gabinetes a bel-prazer”, escreveu o juiz, acrescentando: “Se não existe uma lei que estabeleça o cargo que o Procurador Especial ocupa, então ele não pode prosseguir com esta acção penal. Um cidadão privado não pode processar criminalmente ninguém, muito menos um antigo Presidente”.
BIG NEWS – Judge Cannon dismisses classified docs case —> says Jack Smith appointment is unconstitutional pic.twitter.com/kA4fCaHTPp
— Katherine Faulders (@KFaulders) July 15, 2024
Jack Smith foi também nomeado como procurador especial de um outro processo contra Trump, relacionado com a sua alegada participação nos acontecimentos de 6 de Janeiro de 2021. Cabe agora ao juiz desse processo considerar ou não inconstitucional essa nomeação.
Relacionados
23 Abr 25
Enquanto o debate sobre a sua interdição se intensifica, o AfD é agora o partido mais popular da Alemanha.
O Alternativa para a Alemanha atingiu uma marca histórica e é agora o partido mais popular do país, pela primeira vez, atingindo 26% das preferências do eleitorado. Mais uma razão para que os poderes instituídos o interditem ou já é demasiado grande para ser cancelado?
23 Abr 25
Será possível? Novo líder do WEF é ainda mais sinistro que o anterior.
Dificilmente Peter Brabeck-Letmathe encontraria uma organização tão adequada ao seu perfil de vilão globalista e a verdade é que corremos o risco de vir a ter saudades de Klaus Schwab.
22 Abr 25
Péssimas notícias: Organização Mundial de Saúde ratifica tratado global legalmente vinculativo sobre pandemias.
A OMS definiu o texto de um tratado juridicamente vinculativo, supostamente destinado a melhorar a preparação global para futuras pandemias. um "marco significativo na jornada comum" das elites globalistas para um mundo mais fascizado
22 Abr 25
EUA: juiz ameaça administração Trump com desrespeito ao tribunal por não trazer de volta criminosos deportados.
O juiz James Boasberg encontrou “causa provável” para acusar a administração Trump de desrespeito ao tribunal, por ter violado a sua ordem judicial, que exigia o regresso aos Estados Unidos de dois voos de deportação repletos de criminosos.
21 Abr 25
“A guerra da Ucrânia não é a nossa guerra”: administração Trump prepara retirada estratégica das negociações de paz.
A administração Trump está a preparar-se para reconhecer o fracasso do seu envolvimento no conflito Ucrânia-Rússia, declarando que se retirará totalmente das negociações de paz se não houver progressos claros dentro de dias.
18 Abr 25
Uma conspiração de estúpidos: DOGE reduz o seu objectivo de poupança em 92%.
Elon Musk moderou substancialmente os seus ambiciosos objectivos de redução de despesas no governo federal, apresentando estimativas 180% e 95% inferiores ao que tinha prometido em 2024 e em Fevereiro de 2025, respectivamente.