A recente enchurrada de notícias sobre o óbvio declínio mental e cognitivo do Presidente dos Estados Unidos da América deve-se, não à sua idade, não aos rigores da biologia, não ao desastroso debate presidencial de Junho, não ao simples facto do homem não conseguir proferir uma frase coerente. Não. A responsabilidade pela cobertura mediática dos apparatchiks que descobriram agora aquilo que toda a gente já sabia desde 2020 – Que Biden não tem capacidade intelectual para ser presidente da junta de freguesia de Alguidares de Cima – cabe, inteirinha, aos russos.
Sim, sim, aos russos.
De facto, a Secretária de Imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre (KJP), sugeriu que bots russos online estão por detrás das notícias negativas nos meios de comunicação social sobre o declínio mental do Presidente democrata Joe Biden.
Jean-Pierre sugeriu que os bots russos estão a espalhar vídeos prejudiciais para a percepção do estado mental de Biden nas redes sociais, de forma a intervir nas eleições americanas, ajudando assim a campanha do Presidente Donald Trump.
Karine avançou com esta narrativa durante uma conferência de imprensa na terça-feira.
“Have you seen any evidence that the Russians have tried to seize on the debate performance and repeat some of the president’s most embarrassing moments?”
KJP: “That’s a very good question.” pic.twitter.com/RnSGAfqUrY
— TheBlaze (@theblaze) July 9, 2024
Em resposta à pergunta de um comissário da imprensa corporativa sobre um alegado “esforço russo para interferir nas eleições”, Jean-Pierre encorajou a especulação. O ensaiado diálogo correu assim:
Apparatchik: Tem alguma preocupação neste momento de que isto seja a ponta de lança de um esforço russo para interferir nas nas eleições? O presidente foi informado sobre isso? Viu alguma prova de que os russos ou outras potências estrangeiras tentaram aproveitar o desempenho do debate e repetir alguns dos momentos mais embaraçosos do presidente?
KJP: Essa é uma excelente pergunta. Teria de falar com a nossa equipa sobre essas questões específicas que acabou de colocar. Deixo ao Departamento de Justiça a decisão sobre o que anunciar. A IA sempre foi uma preocupação, é por isso que o presidente fez alguns anúncios recentemente para tomar medidas executivas sobre como podemos lidar com a IA. Queremos ver uma acção legislativa mais completa por parte do Congresso.
Acto continuo, o Departamento de Justiça (DOJ) de Biden anunciou que havia interrompido uma fábrica de bots online patrocinada pelo governo russo.
O DOJ afirmou que a esses bots estavam a espalhar desinformação no X. A declaração dizia que a inteligência russa tinha acesso a uma “fábrica de bots de mídia social”. O director do FBI, Christopher Wray, afirmou a este propósito:
“As acções de hoje representam uma novidade na interrupção de uma fábrica de bots de media social aprimorada por IA generativa patrocinada pela Rússia. A Rússia pretendia usar essa fábrica de bots para disseminar desinformação estrangeira gerada por IA, dimensionando o seu trabalho com a ajuda da IA para minar os nossos parceiros na Ucrânia e influenciar narrativas geopolíticas favoráveis ao governo russo.”
A fábrica de bots estava alegadamente a gerir mais de 1.000 contas que fingiam ser cidadãos dos EUA. No entanto, os mais cépticos criticaram a tentativa da Casa Branca de conectar vídeos do embaraçoso debate presidencial a uma campanha de desinformação russa.
No X, os comentário reflectiram essa crítica
“Esta pergunta pode parecer ridícula agora, mas vai empalidecer em comparação com o inevitável impulso dos grandes media para realmente culpar Putin pelo rápido declínio cognitivo de Biden.”.
“Vão culpar a Rússia pelo desempenho de Biden no debate”.
“Não é possível inventar isto. Então, os excertos do debate vão ser considerados propaganda russa?”
This question may sound ridiculous now, but it will pale in comparison to the inevitable push by the mainstream media to actually blame Putin for Biden’s rapid cognitive decline. https://t.co/Llq9qepXnH
— 𝕃𝕠𝕘𝕚𝕔-𝕏 (@logicbot3000) July 9, 2024
They’re going to blame Biden’s debate performance on Russia.
You can’t make this stuff up.
— Pro America Politics (@Pro__Trading) July 9, 2024
É claro que a Casa Branca gostaria que os eleitores acreditassem que as respostas negativas no X também eram “desinformação russa”. Mas não. São pessoas reais. E zangadas.
Esta não é a primeira vez que democratas desesperados tentam associar as debilidades do seu desgraçado líder à alegada interferência russa. Como o Contra documentou, alguns apologistas de Joe Biden estão a publicitar a teoria estapafúrdia que o cérebro do octagenário pode ter sido baralhado por uma arma energética operada pelos serviços secretos do Kremlin durante o desastroso debate presidencial.
Espantoso.
Glenn Greenwald revisita os esforços complementares da imprensa corporativa para nos convencer do spin que os democratas estão a dar à demência de Biden.
Relacionados
3 Dez 24
Sem noção da ironia: Joe Biden perdoa Hunter Biden. Justifica-se com o argumento da perseguição política.
Joe Biden concedeu ao seu filho Hunter um “perdão total e incondicional” no domingo, justificando a sua decisão, sem aparente consciência da ironia, com o argumento de que os processos contra o acusado constituíam uma forma de perseguição política.
2 Dez 24
Bem jogado: Trump nomeia Kash Patel como Director do FBI.
Donald Trump nomeou Kash Patel como Director do FBI. No contexto algo sombrio das últimas nomeações do Presidente Eleito, a escolha de um conservador da ala populista é uma excelente notícia.
2 Dez 24
Áustria: Polícia de Viena proibe manifestação massiva de apoio ao “Chanceler do Povo” Herbert Kickl.
A polícia proibiu uma grande manifestação planeada para sábado passado, em Viena, para apoiar o líder do FPÖ, Herbert Kickl, que foi excluído das negociações governamentais em curso apesar de ter obtido a maioria dos votos nas últimas eleições.
29 Nov 24
Alemanha: Proibição do AfD pode ocorrer antes das eleições. Ou demorar anos.
Um dos principais defensores da interdição do AfD, o político da CDU Marco Wanderwitz, está a insistir num processo rápido que exclua o partido populista das eleições legislativas. Mas a o procedimento, que também depende do tribunal constitucional, pode demorar anos.
29 Nov 24
Distopia do Reino Unido: Polícia prende judeu por chamar ‘colaborador’ a outro judeu nas redes sociais.
A gestapo de Keir Starmer deteve um judeu por chamar “kapo” (colaborador) a um rabi nas redes sociais, num último exemplo da guerra aberta à liberdade de expressão no Reino Unido.
28 Nov 24
Regime Biden está a ajudar a China a comprar terrenos perto de bases militares americanas.
Por que raio de esquizofrénica razão é que senadores democratas e burocratas do governo federal procuram facilitar a compra de terras em território americano, nas imediações de bases militares, pelo seu principal adversário geo-estratégico?