A Microsoft desenvolveu um programa avançado de conversão de texto em voz, baseado em inteligência artificial (IA), cujo índice de credibilidade é semelhante ao humano. O VALL-E 2 é o primeiro programa do género a atingir “paridade humana”, o que significa que o seu discurso não pode ser distinguido do registo humano. No entanto, a tecnologia continua a ser estritamente um projecto de investigação e não está disponível para o público.
Os investigadores justificam assim a não disponibilização do sistema aos utilizadores dos seus serviços:
“[O sistema] pode acarretar riscos potenciais por utilização incorrecta, como a falsificação da identificação da voz ou a imitação de um orador específico. Por conseguinte, não temos planos para incorporar o VALL-E 2 num produto ou alargar o acesso ao público”.
O programa consegue reproduzir vozes com uma fidelidade notável após processar apenas três segundos de áudio, ultrapassando os sistemas anteriores em termos de robustez, naturalidade e semelhança com o orador original.
A falsificação de vozes suscita preocupações, uma vez que a tecnologia pode ser utilizada para personificar declarações falsas, atribuindo-as a pessoas que não as fizeram, ou desencadear processos fraudulentos pelo telefone.
A utilização incorrecta da IA continua a ser uma preocupação relativa às próximas eleições presidenciais nos EUA, tendo sido utilizada para chamadas automáticas falsas com a voz de Joe Biden, no início deste ano, em New Hampshire.
Alguns apoiantes de Biden têm sugerido, para espanto de toda a gente que tenha um mínimo sentido ético, que a IA deve ser utilizada pela campanha de Biden para esconder do público o seu declínio cognitivo e disfarçar as suas incongruências de discurso.
Relacionados
18 Abr 25
Investigadores afirmam que existem provas de uma civilização em Marte que foi extinta por um desastre nuclear.
Enquanto indícios recolhidos pela NASA indicam que Marte pode ter sido mais hospitaleiro, a elevada concentração de Xenon-129 na sua atmosfera e de urânio na sua superfície sugerem que uma explosão nuclear terá ocorrido no planeta vermelho.
17 Abr 25
Importa-se de repetir? Director científico da administração Trump diz que a tecnologia americana pode “manipular o tempo e o espaço.”
Michael Kratsios sugeriu que os Estados Unidos possuem tecnologia capaz de “manipular o tempo e o espaço”. Mas os contribuintes americanos não parecem estar a beneficiar grande coisa dessas capacidades alucinantes.
15 Abr 25
Tucker Carlson de queixo caído: 9 milhões de crianças americanas injectadas com última versão de vacinas mRNA contra a COVID.
Quando a Dra. Mary Talley Bowden informou Tucker Carlson de que “9 milhões de crianças americanas receberam a última versão das vacinas COVID”, o jornalista não escondeu o choque. Crimes contra a humanidade, em tempo real, na América de Donald Trump.
14 Abr 25
Amostras do asteroide Bennu sugerem que a consciência se formou no universo antes da vida biológica.
Evidências presentes nas amostras do asteroide Bennu, com 4 biliões de anos, revelam formações moleculares que, segundo alguns cientistas, sustentam o funcionamento da consciência e estão presentes no cosmos antes até do surgimento da vida biológica.
10 Abr 25
Aprendizes de feiticeiro anunciam “renascimento” de uma espécie de lobo gigante extinta há 12.500 anos.
Já sabíamos que muitos dos líderes mundiais estavam a ler as obras de George Orwell como manuais de normas. Agora ficámos a saber que há também quem não entenda o Jurassic Park como uma advertência.
4 Abr 25
Crise, qual crise? Esta crise:
As notícias sobre a falência técnica da cosmologia contemporânea não param de rebentar por todo o lado. O Contra destaca alguns dos últimos rebentamentos.