A Microsoft desenvolveu um programa avançado de conversão de texto em voz, baseado em inteligência artificial (IA), cujo índice de credibilidade é semelhante ao humano. O VALL-E 2 é o primeiro programa do género a atingir “paridade humana”, o que significa que o seu discurso não pode ser distinguido do registo humano. No entanto, a tecnologia continua a ser estritamente um projecto de investigação e não está disponível para o público.
Os investigadores justificam assim a não disponibilização do sistema aos utilizadores dos seus serviços:
“[O sistema] pode acarretar riscos potenciais por utilização incorrecta, como a falsificação da identificação da voz ou a imitação de um orador específico. Por conseguinte, não temos planos para incorporar o VALL-E 2 num produto ou alargar o acesso ao público”.
O programa consegue reproduzir vozes com uma fidelidade notável após processar apenas três segundos de áudio, ultrapassando os sistemas anteriores em termos de robustez, naturalidade e semelhança com o orador original.
A falsificação de vozes suscita preocupações, uma vez que a tecnologia pode ser utilizada para personificar declarações falsas, atribuindo-as a pessoas que não as fizeram, ou desencadear processos fraudulentos pelo telefone.
A utilização incorrecta da IA continua a ser uma preocupação relativa às próximas eleições presidenciais nos EUA, tendo sido utilizada para chamadas automáticas falsas com a voz de Joe Biden, no início deste ano, em New Hampshire.
Alguns apoiantes de Biden têm sugerido, para espanto de toda a gente que tenha um mínimo sentido ético, que a IA deve ser utilizada pela campanha de Biden para esconder do público o seu declínio cognitivo e disfarçar as suas incongruências de discurso.
Relacionados
10 Dez 24
Níveis alarmantes de contaminação de ADN encontrados nas vacinas contra a Covid.
Um estudo publicado na Science, Public Health Policy and the Law comprovou que as vacinas Covid estão contaminadas com altos índices de ADN residual, incluído a sequência SV40, um vírus genético com grande potencial cancerígeno.
9 Dez 24
Médico globalista afirma que múltiplos vírus vão ser libertados após a tomada de posse de Donald Trump.
Em declarações à MSNBC, o pediatra globalista e campeão das vacinas Covid, Peter Hotez, insinuou que potenciais ameaças virais surgirão após a tomada de posse de Donald Trump.
28 Nov 24
Conversas no D. Carlos:
Agenda 2030 – Energia e Clima Breve reflexão sobre o clima e as energias verdes.
No quarto acto do ciclo Conversas no D. Carlos, o engenheiro João de Jesus Ferreira, professor e consultor na área energética, dissertou sobre a histeria climática, as contradições, os dogmas e os excessos da agenda 2030. O Contra deixa dessa palestra o devido registo.
27 Nov 24
A física contemporânea em choque frontal com a realidade observável.
Galáxias e estrelas que não deviam existir, teorias unificadoras que fazem 'magia' (negra), buracos (negros) que albergam todo o universo e matéria (negra) que não compagina com as observações. Um breve retrato do cenário (negro) da física contemporânea.
25 Nov 24
Vida em Marte? Cientistas chineses podem ter encontrado vestígios de um antigo oceano perdido.
Investigadores chineses afirmam ter descoberto vestígios de um antigo oceano em Marte que poderá ter coberto até um terço da sua superfície. A descoberta compagina com outros estudos que sugerem a existência de água no planeta vermelho.
8 Nov 24
Mais um buraco negro fabricado.
A imagem recentemente divulgada do alegado buraco negro que alegadamente se situa no centro da Via Láctea é uma fraude total. Mais uma, porque as imagens que circulam nos media como representações de buracos negros são todas artefactos digitais.