A Catedral de Notre-Dame em Rouen, França, esteve a arder ontem, com o incêndio a atingir o pináculo renascentista, que em tempos fez do edifício o mais alto do mundo.
O Presidente da Câmara de Rouen, Nicolas Mayer-Rossignol, do Partido Socialista, afirma que a causa do incêndio é actualmente desconhecida. Os bombeiros terão contido o incêndio, que deflagrou numa área do pináculo que estava em obras de restauro e não terá causado danos estruturais.
Incendie en cours à Rouen : la flèche de la cathédrale en feu.
Le sinistre s’est déclaré à une centaine de mètres de hauteur. L’édifice était en travaux. pic.twitter.com/wlETItGEMi— Laurent Obertone (@LaurentObertone) July 11, 2024
A catedral normanda foi consagrada em 1063 d.C. na presença de Guilherme, o Conquistador, que tomou o trono inglês pela força três anos mais tarde. Grande parte da construção actual data do século XII.
É a sede do Primaz da Normandia, o Arcebispo Dominique Lebrun.
A Catedral de Notre-Dame de Paris também foi consumida pelas chamas em 2019. O incêndio destruiu a torre e o tecto góticos da catedral e devastou grande parte do seu interior. Também neste caso, o incêndio terá deflagrado numa zona onde estavam a ser realizados trabalhos de restauro. O projecto de reconstrução que se seguiu transformou a catedral numa espécie de parque temático pagão.
Em França, a monumentalidade católica está sob a ameaça do vandalismo islâmico e do paganismo globalista das instituições governamentais e a cada duas semanas, uma igreja é destruída, enquanto uma nova mesquita é erigida.
Números recentes da unidade central de informação criminal francesa indicam que o número de ataques a “locais de culto” católicos, só em 2018, foi de 877.
Estes números multiplicaram-se exponencialmente em apenas 10 anos: enquanto 129 igrejas foram vandalizadas em 2008, em 2018, 5.000 edifícios católicos foram destruídos ou identificados como estando em risco de desaparecer.
Relacionados
3 Nov 25
Black lives matter? Cristãos negros estão a ser massacrados por jihadistas na Nigéria. Ninguém se importa com isso.
Perante a passividade de Bruxelas - e do Vaticano - a cada duas hora um cristão é morto, por ser cristão, na Nigéria. Há vidas negras que importam menos que outras, pelos vistos.
26 Out 25
A História das Três Moradas
Havia um tempo antes do tempo, quando tudo ainda era pura possibilidade. Então o movimento nasceu. Não um, mas três, unidos numa dança eterna e desta dança surgiu tudo o que é: o visível e o invisível, a ordem e o caos, o peso e a leveza. Uma fábula de António Justo.
10 Out 25
Nocturnos #04:
sobre ‘o Problema do Mal’.
Dizem os ateus que um criador benevolente não permitiria ao seu criado os horrores que este tem cumprido ao longo da história universal. O raciocínio parece sólido, mas é na verdade de tal forma frágil que pode ser facilmente contrariado, enquanto se passeia a cadela.
10 Out 25
Chefe da diplomacia do Vaticano condena Israel por “massacre” em Gaza.
Não faltam no Ocidente católicos a insistir que a acção criminosa da máquina de guerra israelita não ofende o cristianismo. Mas o principal diplomata do Vaticano criticou duramente o "massacre em curso" na faixa de Gaza.
30 Set 25
Trump trava anexação da Cisjordânia e tensões crescem em torno do Monte do Templo
Donald Trump afirmou que não permitirá a anexação da Cisjordânia por Israel, numa posição que representa uma viragem face ao incondicional alinhamento com o governo de Benjamin Netanyahu. Mas em Telavive há quem insista na ofensiva.
27 Set 25
Conversas no D. Carlos: Um Cristão no Próximo-Oriente.
Marcel Chamoun, um cristão maronita libanês, veio ao D. Carlos oferecer uma perspectiva dos desafios que se colocam a um cidadão de um país que, no hiato de um século, sofreu uma alteração demográfica radical, que trouxe tremendas implicações culturais, religiosas e sociais.






